HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESCOLA BÍBLICA   |   Preparando o rebanho para o crescimento espiritual  
   
 

 IBBR - MEC - EBD FORUM EDUCAÇÃO Aula 1 APOLOGÉTICA MORAL COSMOVISÃO CRISTÃ MUDANÇAS ÉTICAS SOCIEDADE
 


 

falamos de apologética, que pode-se considerar como um aspecto ignorado frequentemente quando o assunto é tratado:
1 Pedro 3:16: "fazendo-o, todavia, com mansidão e temor..."

Defender a fé Cristã não implica em ser grosseiro, rude, violento ou desrespeitoso. Quando o cristão defende a sua fé ele propaga o bom perfume de Cristo em meio as densas trevas espirituais. Devemos então ser fortes e firmes em nossa defesa, mas não esquecendo que ao mesmo tempo devemos imitar a simplicidade, a humildade e a serenidade de Cristo, mas sem esvaziar a autoridade espiritual. Se ganharmos uma celeuma e conseguirmos conduzir a pessoa para mais longe de Cristo, por causa da atitude rude e violenta, perdemos a causa da apologia. Agora se depois de ter conseguido fazer toda a defesa, nos termos definidos aqui, e o indivíduo ainda assim preferir a vida de pecados deliberadamente, o nosso objetivo é continuar orando para que mais do que vencer a disputa, é fazer com que o indivíduo seja levado a Cristo. Jesus Cristo, citando os sinais da sua vinda já nos havia antecipado :
"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Mateus 24:9

A apologética Cristã é um aspecto necessário na vida de todos os crentes. Somos todos ordenados por Jesus Cristo a anunciar o evangelho, mas também somos ordenados a defender a nossa fé (Mateus 28:18-20; 1 Pedro 3:15). A apologética cristã se assenta nesses dois aspectos importantes.

2. MORAL

Por definição a moral “é a diferenciação de intenções”, “decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias”.

2.1. COMO A MORAL É DESENVOLVIDA NA SOCIEDADE ?
A moral refere-se ao conjunto de regras, padrões e normas adquiridos em uma sociedade por meio da cultura, educação, cotidiano e costumes adquiridos no âmbito social e familiar.

2.2. ÉTICA E MORAL

Não se pode falar de moral sem falar de ÉTICA. A tradução latina do termo original ÊTHICA para MORAL fez deixar de lado o sentido de êthos, reduzindo-o conceitualmente, e por causa desta tradução latina incompleta, temos uma pequena confusão que muitos, hoje fazem entre os termos ética e moral. Mas a ética encontra-se com a moral pois ela a suporta, na medida em que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual. Da ética individual se passa a um valor social, e deste, quando devidamente enraizado numa sociedade, se passa à lei. Assim, pode-se afirmar, seguindo este raciocínio, que não existe lei sem uma ética que lhe sirva de alicerce.

2.3. ÉTICA BÍBLICA

De acordo com (KAISER JR. 2016, p.9): “a ética não é um padrão de conduta caracteristicamente cristão”. Paulo afirma que mesmo os pagãos que não possuem conhecimento da lei demonstram que o conhecimento da “lei” está dentro deles”.

14 ( De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; 15 pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. ) 16 Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho. Romanos 2:14-16

Todas as pessoas foram criadas a IMAGEM e SEMELHANÇA de Deus, por causa disso todos são moralmente capazes e eticamente responsáveis. Deus criou um ser “moral”. E é isso é
bem importante neste estudo, conforme destaca (KAISER JR. 2016 , p.9 ) : “pois a visão de mundo do indivíduo serve como ponto de partida para as suas decisões e para tudo que está relacionado à ética. Nossas ações éticas podem ter origem num pensamento humanista, islâmico, ....”

2.4. QUAL É A BASE FORMATIVA DA ÉTICA BÍBLICA?

A ética Bíblica se inicia então com a ILUMINAÇÃO DAS ESCRITURAS a este ser moralmente capaz. Sl 119:105 “ Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” . Por isso para os cristãos, a ética bíblica é a reflexão a respeito da conduta e das ações humanas, com base na perspectiva do criador apresentada na Bíblia.

2.5. A DESCONSTRUÇÃO DA MORAL CRISTÃ NA SEXUALIDADE.

Convive-se livremente em nossa sociedade com os fundamentos da Teoria Queer que tem como base o seguinte : “a heterossexualidade não existe, que ela não é normal e que é uma ‘norma imposta’, ‘compulsória’ ”. Há uma série de estudos, livros, artigos que discutem o tema, e a ideia é amplamente difundida em seriados, filmes, livros que refletem massivamente esta desconstrução. Esta é uma teoria sobre a qual todos os crentes deveríamos saber refutar, pois ela desconstrói a fé cristã, desconstrói Deus, desconstrói a sexualidade segundo Deus, e a sociedade como um todo”. Tem como voz a “teoria do poder” de Michel Foucault que problematizou o binômio sexo/natureza, abordando o sexo de forma histórica. No Brasil recentemente , os adeptos dessa ideologia buscam uma interferência na família com anuência do Estado, através da implantação de métodos de ensino nas escolas públicas. O resultado seria uma retirada da autoridade dos pais de forma sutil e paulatina: “A ideologia de gênero” dentro desta questão está desautorizando e criando o maior conflito de gerações, como nunca visto antes na história.

Quanto a este conflito e algumas de suas variações, MOLHER Jr, citando Tom W. Smith, diretor de pesquisas de opinião da National Opinion Research Centre da Universidade de Chicago, considerada a mais proeminente e respeitada de ciências sociais dos EUA: “O que temos visto nessa mudança massiva em uma geração apenas, representa uma mudança tão grande que a maioria dos pais de crianças hoje em dia, viveram em diferentes tipos de famílias do que eles vivem hoje. Vemos a revolução moral reduzida a uma simples frase: “Em nenhum outro tempo na história humana, isso foi concebido ou imaginado, que pais e filhos viveriam em famílias tão radicalmente diferentes das famílias que tiveram. Essa velocidade radical moral e mudança social deixam alguns observadores e estudiosos sem saber sobre o que será da humanidade em seu convívio familiar.

2.6. DIVERGÊNCIAS REFLETIDA NOS EVANGÉLICOS BRASILEIROS

Em pesquisa recente do Instituto Datafolha, que ouviu 2.828 brasileiros, maiores de 16 anos, em 174 municípios. Considerada com o nível de confiança de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Sobre aborto, casamento gay, adoção, e sobre os valores percentuais de oferta; acredita-se que a pesquisa revela perfil completo dos evangélicos brasileiros, apresentando o perfil da chamada nova geração de evangélicos, que hoje chega a ocupar metade dos bancos das igrejas. Vistos como versáteis e adaptados ao mundo moderno, os evangélicos da nova geração parecem ser o resultado de pessoas que procuram fazer uma leitura mais contextualizada do mundo. Citando a “Bíblia da Garota de Fé”, de capa cor de rosa e termos como “Mandando bem” e “Ah, tô ligada”, a pesquisa publicada no Folha de São Paulo revela que mais da metade dos que ocupam hoje os bancos das igrejas evangélicas são os jovens. Eles consideram-se “Livre da rigidez, da centralização decisória e da gestão esclerosada da Igreja Católica. Eles se movimentam rapidamente para atender as necessidades do seu público”, afirmou o Professor da PUC-SP e colunista da Folha, Luiz Felipe Pondé a matéria do Jornal, que faz referência a quantidade de igrejas evangélicas nascidas de pequenos locais como garagens e terraços de casas. Sobre essa realidade, disse o Professor: “BASTA UMA
SALA E UM PUNHADO DE CADEIRAS DE PLÁSTICO”.

Aborto e Casamento Gay

A pesquisa também revela que mais de 70% dos evangélicos até 35 anos são contrários ao aborto. Já entre os que possuem mais de 60 anos, esse número cai para 54%. Os dados, ao que parece, são confirmados também por outro levantamento, feito por Paraná Pesquisas, mostrando que 73,7% são contra o aborto, sendo 78,2% das mulheres contra 68,7% dos homens, segundo matéria publicada no site da VEJA.

Em relação ao casamento gay, o Instituto Datafolha afirma que 56% dos jovens evangélicos são contrários, contra 28% a favor. O número dos favoráveis cai ainda mais conforme aumenta a idade. Entre os que possuem de 30 a 35 anos, são 14% os que aprovam, restando apenas 5% de favoráveis para os que tem acima de 60 anos.
Bebidas e Vestimenta

Sobre alguns aspectos do estilo da vida comum, como o hábito de ingerir bebidas alcoólicas e de se vestir, a pesquisa Datafolha revelou que de cada 10 menores de 24 anos, 4 não conseguem seguir completamente a recomendação de suas igrejas para “não beber”. Esse número cai pela metade nos que possuem mais de 60 anos.

43% dos jovens evangélicos levam em consideração conteúdos da TV e da internet considerados impróprios e apenas um terço se preocupa com as recomendações doutrinárias sobre o estilo das roupas que usam no dia-a-dia.

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Mediante isso, a igreja de Cristo precisa conhecer os problemas que afligem a sociedade , a própria igreja , a Bíblia e a ética que a bíblia ensina, e posicionar-se firmemente arcando com todos os custos de suas convicções diante dos desdobramentos terríveis da revolução moral , sexual e social para a família, e sociedade. Lembrando sempre de I Pedro 3:15 e 16: "antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós. Fazendo-o, todavia, com mansidão e temor..."

Mas como foi que isso chegou até aqui ?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :

Apologética Cristã. Disponível em < https://www.gotquestions.org/Portugues/apologetica-Crista.html >. Acesso em 13jan17
Definição de Moral. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Moral. Acesso em 13 jan17
Teoria de Queer. Artigo Publicado na PUC. Disponível em < http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11727/11727_3.PDF >. Acesso em 13 jan 17
LOBO, Marisa. Entrevista. Disponível em < https://noticias.gospelmais.com.br/marisa-lobo-ideologia-de-genero-desconstruir-humano-79765.html >. Acesso em 13 jan 17.
KAISER JR. W. O Cristão e as questões Éticas da Atualidade. Editora Vida Nova.2016.
MOHLER Jr. A. We Can Not Be Silent: Speaking Truth to a Culture Redefining Sex, Mariage... Kindke Edition. 2015.
DATAFOLHA Pesquisa 44% dos Evangélicos são ex-católicos. Disponível em < http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2016/12/1845231-44-dos-evangelicos-sao-ex-catolicos.shtml >. Acesso em 13 jan 2017.

25/01/2017