HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 BUSCAI AS COISAS LÁ DO ALTO
 


 

Texto básico para reflexão : Cl 2: 20 a 23 ; 3: 1 a 11 INTRODUÇÃO

O principal tema do livro de Colossenses é a importância de Jesus Cristo para a vida. Paulo chama a atenção para que os crentes não se deixaram levar pelos rudimentos que vêm do mundo, e não por CRISTO. Paulo encontra em Cristo a referência para o desenvolvimento de uma moral elevada, para uma vida inteira, e para a resolução dos problemas existenciais que a filosofia tanto buscava como: De onde viemos? Quem criou o universo? Para onde vamos depois da morte? Um perigo rondava muitos cristãos daquela época, era retornar a ESTES rudimentos fracos e pobres.

Os princípios meramente religiosos que existiam antes de terem sido perdoados e aceitos por Jesus pela fé – os quais, agora, não tinham mais valor – precisavam ser extirpados, dando lugar a nova natureza espiritual nova e restaurada em Cristo.

DESENVOLVIMENTO

No capítulo 1, Paulo escreveu sobre ele: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Ele é antes de todas as cousas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as cousas ter a primazia" (Colossenses 1:15-18). Cristo é tudo na carta de Paulo aos Colossenses. Ele é o Senhor. A meta central da carta é a mesma refletida nos evangelhos: é que Cristo viva em nós (1:27). No capítulo 2, Paulo mostra que a grandeza de Cristo é exclusiva. Todos os tesouros de sabedoria e de conhecimento estão em Cristo (2:3). Não há nenhuma verdade segura para a vida e para a salvação fora dele. A plenitude da divindade está em Cristo (2:9). Não há nenhuma parte da natureza e do ser de Deus que não esteja expressada em Jesus. Achamos a nossa perfeição em Cristo (2:10). Nele está a circuncisão espiritual, o perdão e a nova vida (2:11-13). Quando morreu, Jesus tirou o poder das forças satânicas, ganhando sobre eles uma decisiva vitória (2:15). Jesus é a realidade à qual todas a leis, festas e símbolos do Velho Testamento apontavam (2:16-17). Todo o crescimento do corpo depende de Cristo, que é a cabeça (2:19). Qualquer busca da verdade, do entendimento, ou do crescimento espiritual fora de Cristo com certeza vai falhar. O capítulo 3 continua a ressaltar a centralidade de Cristo: "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida,

ESTUDOS PARA PGS - IBBR

SÉRIE – PANORAMA DA BÍBLIA

se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória" (Colossenses 3:1-4). Tendo sido ressuscitados com Cristo, ele tem que se tornar nossa verdadeira vida. "Cristo é tudo em todos" (3:11).

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES TEMAS BEM ATUAIS:

1 – Há uma dispersão de interesses das pessoas no século XXI. São muitas distrações.

2 – Há uma grande difusão de informações aleatórias e desnecessárias bombardeando as pessoas pela TV, INTERNET E MÍDIAS SOCIAIS.

Observe como estamos cada dia mais cercados de todos os lados por pessoas cheias de problemas comportamentais, dúvidas morais, confusões religiosas. Muitas pessoas que estão diante de grandes dilemas e não sabem o que fazer em relação a questões importantes como: a origem da vida, o aborto, a eutanásia, a reprodução em vitro e a manipulação de embriões, a sexualidade. A questão de gênero e até muitos crentes, em dúvidas sobre a salvação. A família, entre estas instituições de valores, se encontra aí sob uma ideologia utilitarista, brutal e inútil. A família que deveria ser lugar da acolhida e de formação de pessoas, torna-se lugar de preconceito e abandono, pois recebe influência das novelas, pois recebe influência de uma religiosidade sem prática efetiva.

CONCLUSÃO

Cristo é o único que pode, com seu poder e autoridade, colocar em ordem, o coração desequilibrado, perdido e multi influenciado do homem do século XXI. A resposta para que este indivíduo entre em ordem está no versículo 1 a 3 do capítulo 3: 1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. 3 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. O caminho para a verdade é nascer de novo e dedicar a vida ao Senhor.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

1 – Como é possível viver uma vida bombardeada por fatores terrenos, cada vez mais complexos, e com a mente voltada para as coisas do alto ?

05/02/2017