HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 O CAMINHO PARA A RECONCILIAÇÃO
 


 

INTRODUÇÃO

A Carta foi escrita pelo apóstolo Paulo por volta do ano 60 d.C, em seus últimos anos de vida. O apóstolo escreve para Filemon, líder da igreja de Colossos. Filemón era um cristão que tinha muitos recursos. A Igreja de Colossos se reunia em sua casa. Muito embora seja uma carta pessoal, ela também é endereçada a toda a igreja.

Objetivo da carta:

Paulo tem o objetivo de resolver um conflito, que aos olhos da época seria irreconciliável. Paulo se coloca como pacificador. Ele pretende reconciliar duas pessoas, Filemom e Onésimo.

Onésimo fugiu da casa de Filemon e acabou encontrando Paulo em Roma. Paulo pretendia reconciliar Onésimo com Filemon. A carta de Paulo a Filemon é um testemunho vivo do poder transformador do evangelho de Cristo. A carta demonstra a maneira como Paulo coloca em ação o evangelho para que ele restaure relacionamentos.

DESENVOLVIMENTO

Onésimo é o assunto predominante da carta. Paulo faz um apelo para que Filemom aceite Onésimo de Volta. A situação dos escravos no mundo greco-romano era terrível. Um escravo se tornava escravo por vários motivos: nascimento, dívida, punição ou prisioneiro de guerra. A fuga de escravos era constante. Escravos fugitivos eram capturados por profissionais. Eles eram punidos, castigados e as vezes até crucificados. Um dos castigos mais comuns era marcar com um ferro quente um símbolo de escravo fugitivo. Um belo dia, Onésimo bate a porta de Paulo. No mundo romano era impossível pensar que haveria reconciliação entre Onésimo e Filemom. Paulo, então, coloca em prática atitudes fundadas na mesma graça que o alcançou: Gratidão, vulnerabilidade, acolher ao invés de julgar, desafiar os acolhidos, caminhar com os desafiados.

1. GRATIDÃO

Paulo se apresenta como “Paulo, prisioneiro de Cristo”. Em quase todas as cartas Paulo se apresenta como Apóstolo, o cargo que Deus confiou a ele para cuidar da igreja nascente. Nessa carta Paulo se identifica como prisioneiro de Cristo. A afirmação de Paulo é chocante. Paulo vê a oportunidade de servir diante da adversidade Ele entende, antes de tudo, que a situação em que ele se encontra está debaixo do controle de um Deus soberano. A situação em que você se encontra, inclusive um problema de relacionamento, aos olhos de Deus é uma oportunidade para que a graça e o amor de Cristo se manifeste. Paulo nos ensina que no meio do problema é
momento adequado de dar glórias a Deus. A gratidão é fundamental para reconciliação. (ler 1 Tessalonicenses 5:18)

2. VULNERABILIDADE

Ao abrigar Onésimo, Paulo passa a ter em sua casa/cárcere1 um escravo. Algo que era visto como um ato perigoso. Paulo está diante de uma situação difícil. Ele pode ter pensado. Será que

1 Por ser um cidadão romano, Paulo tinha o direito de permanecer em prisão domiciliar.

Onésimo fugiu com dinheiro de Filemom? Ou será que Filemon abusou de seu poder de mestre para com Onésimo. Paulo se coloca em uma posição de vulnerabilidade. É impossível resolver conflitos sem se colocar em uma posição de vulnerabilidade. (Ler Gálatas 6:2,)

3. ACOLHER AO INVÉS DE JULGAR

A solução proposta por Paulo, demonstra que ele não quis se estabelecer como juiz dos partidos. Não quis apontar culpados, mas analisa o conflito dentro de uma perspectiva da soberania divina. Ele, escolheu a alternativa de Cristo, que é a de ser um reconciliador. Por isso mesmo, Paulo apresentou o evangelho a Onésimo. (verso 10) Além disso ele procura convencer que a rebeldia de Onésimo foi o que possibilitou sua conversão do escravo fugitivo. Paulo também entende que Deus usou isso tudo para que Onésimo pudesse ajudar Paulo em tempos de prisão. (Matheus 7:1-5, Thiago 4:11-12)

4. DESAFIAR OS ACOLHIDOS

Paulo não agiu como juiz de Onésimo, ao mesmo tempo ele desafia o escravo a voltar para seu mestre. Isso porque, pessoas que estão em Cristo devem sempre buscar reconciliação. Tem uma nova vida em Cristo significa que tudo se fez novo já que tudo foi perdoado por Deus em Cristo. Agora em Cristo, Onésimo tinha em seu coração o poder para buscar perdão das pessoas que ele defraudou. ( ver a história de Zaqueu em Lucas 19) Devemos no reconciliar e buscar restituir aqueles que defraudamos justamente porque estamos em Cristo

5. CAMINHAR COM OS DESAFIADOS

Além de desafiar Onésimo a voltar para seu mestre e Filemom a receber um escravo fugitivo, Paulo se dispões a acompanhar o desenvolvimento deles nesse desafio de reconciliação. Em primeiro lugar ele coloca o pedido a Filemom diante de testemunhas, os membros da igreja. ( verso 2) Em segundo lugar, ele avisa a Filemom que em algum momento ele espera visita-lo. (verso 22) Em outras palavra, Paulo iria acompanhar a situação. Paulo se coloca como um motivador do crescimento espiritual de seus discípulos.

AS PARTES ENVOLVIDAS

Paulo, Onésimo e Filemom podem ser analisados com tipos das pessoas envolvidas num conflito. Onésimo tipifica a pessoa que causou o dono, que defraudou ou se rebelou. Filemom, tipifica a pessoa ofendida e Paulo, por sua vez, o pacificador, o que serve como um canal para a reconciliação. Em Cristo, Onésimo encontrou força para pedir perdão. Entendendo que foi perdoado por Cristo, Filemom, entendeu que ele também precisava perdoar os que o haviam ofendido. Paulo, tipifica o ensinamento bíblico “ bem aventurados são os pacificadores, porque serão chamado filhos de Deus” ( Matheus 5).Paulo, que antes de converter havia sido um perseguidor da igreja, foi perdoado pela graça de Cristo. Sua capacidade de pacificar não vinha dele mesmo, mas daquele que o perdoou na Cruz. Foi na Cruz que Deus fez de seus inimigos (a humanidade), seus amigos. Por isso mesmo Paulo imita a Cristo ao dizer para Filemom “ lança tudo em minha conta” em referencia aos prejuízos que Onésimo teria causada a Filemom. (verso19) Paulo simplesmente imita o que Jesus Fez quando foi punido na cruz pelos pecados que a humanidade cometeu.

CONCLUSÃO:

TODOS SOMOS OU FOMOS ONÉSIMO PARA COM DEUS

Independentemente da situação que você se encontra hoje, se de restituidor, Perdoador ou reconciliador. Certo é que diante de Deus todos os homens foram rebeldes. Somos todos escravos fugitivo do Senhor do Universo, aquele que nos deu o dom da vida. A reconciliação com Deus é o primeiro passo para a reconciliação com os homens. No entanto, é somente através de Cristo que Deus se aproxima do homem. Sem Cristo não há perdão de Deus e por isso mesmo, sem Cristo não há reconciliação.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

1 – Em qual situação você se encontra hoje? Considerando os tipos de pessoas envolvidas no texto, Paulo, Onésimo e Filemon,
1.1 – Como podemos levar as pessoas a compreender que elas também, ainda que se sintam como Filemom, ou Paulo, são todas Onésimo diante de Deus?

2 – É possível que alguém que tenha sofrido algum dano de outra pessoa esteja mais longe da reconciliação para com Deus do que alguém que tenha causado o dano?

2.1 - O que o passado de Paulo nos ensina sobre a ideia de pecados imperdoáveis?

3 - De que forma podemos caminhar com pessoas que buscam sua reconciliação com outras pessoas e/ou com Deus?

14/02/2017