HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 A CONSEQUENCIA DO PECADO E A SOLUÇÃO DE DEUS PELA GRAÇA
 


 

INTRODUÇÃO
Miquéias significa: quem é semelhante a Jeová? Miquéias profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, que foram reis em Judá entre 740 a. C e 692 a.C. (salvo alguns anos de diferença). Atuou como profeta antes da invasão de Samaria, e provavelmente no reino do Sul. Jotão foi um bom rei que conforme a Bíblia : “...se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do Senhor, seu Deus” 2 Crônicas 27:6; Acaz foi um dos piores reis na história de Judá pois conforme a bíblia “Andou nos caminhos dos reis de Israel e até fez imagens fundidas a baalins” 2 Crônicas 28:2. Sacrificou seus próprios filhos aos ídolos conforme 2 Crônicas 28:3. Colocou um altar sírio no lugar do altar de Deus diante do templo, e fez outras alterações no templo 2 Reis 16:10-18. Por causa disto, Deus permitiu castigos severos durante o reinado de Acaz, sendo algumas delas : a derrota pelos Síros que levaram presa uma grande multidão 2 Crônicas 28:5, a derrota por Israel que resultou na morte de 120.000 soldados e no cativeiro de 200.000 conforme 2 Crônicas 28:6-8 e a derrota pelos Edomitas 2 Crônicas 28:17, a perda de várias cidades de Judá para os filisteus 2 Crônicas 28:18 e a traição pelo rei da Assíria 2 Crônicas 28:16,20.

Ezequias foi um dos melhores reis da História de Judá. Fez grandes reformas no templo, restaurou a celebração da Páscoa, etc. Quando Senaqueribe ameaçou Jerusalém, Ezequias e Isaías buscaram o Senhor. Deus salvou a cidade e mandou seu Anjo para matar 185.000 soldados assírios.

DESENVOLVIMENTO
A mensagem principal de Miquéias foi além de exortar e repreender o povo pelo mal do pecado , foi falar sobre as desastrosas consequência da desobediência deliberada (pecado deliberado é o pecado consciente, cometido sem nenhum medo de suas consequências negativas). A profecia de Miqueias revelou vários pontos importantes da mensagem de Deus para seu povo. Destaque muito importante em sua mensagem: “ foi no meio do caos , que ele olhou – no meio daquelas trevas - a vinda do Messias”. Ele juntamente com Isaías profetizou conforme, Isaías 2:1-4 o estabelecimento da casa do Senhor Mq4:1-3. Há mais de 700 anos antes do nascimento de Cristo, ele profetizou pelo Espírito Santo do Senhor o local bem específico do lugar do nascimento de Jesus Mq.5:2 1. Apresentou resumidamente as exigências que Deus faz ao homem em Mq. 6: 8 “ Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” Aqui entram em cena dois elementos, a justiça X sacrifício. Deus sempre quis a obediência do homem criado a sua imagem e semelhança. Samuel já havia dito a Saul : “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” conforme 1 Sm 15:22. A religião judaica no Antigo Testamento os sacrifícios foram uma forma de buscar o perdão de Deus, e então se tornou um dever de todo pecador, sacrificar. Mas Deus requer obediência.

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES TEMAS BEM ATUAIS:

1 – Diante da poderosa mensagem solitária de Miqueias, como ficam os inúmeros servos de Deus que solitariamente pregam por este mundo afora sem serem ouvidos. Como lidar com a indiferença das pessoas, ao ouvirem nossos testemunhos sobre Deus?

2 – Miquéias, mesmo em sua solitária missão, profetizou 700 anos antes de Jesus nascer, o local exato do seu nascimento. Mesmo sem o reconhecimento humano, Deus usa a mim e a você para que seus planos sejam cumpridos. Ou seja: a mensagem é muito maior e mais importante do que o profeta. Como percebe isso?

CONCLUSÃO
Uma exigência bem mais completa diante de Deus é expressa em Dt. 10:12-13: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje lhe dou para o seu próprio bem? ”.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS
Diante do quadro de incredulidade e de necessidades expressas pelos homens hoje, como é possível viver testemunhando e fazendo a diferença, no meio de tantas manifestações contrárias a Deus ?

03/04/2017