HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 NO MEU TEMPO, OU NO TEMPO DE DEUS?
 


 

INTRODUÇÃO

Os dois capítulos do livro de Ageu apresentam a história em sequência cronológica, identificando as datas conforme o reinado de Dario na Pérsia.

Capítulo 1 Corresponde ao sexto mês do reinado de Dario, e inclui a primeira mensagem de Ageu, na qual - Deus repreendeu a inatividade dos judeus e mandou que voltassem ao trabalho do templo, - e a reação positiva do povo em recomeçar as obras da edificação do templo.
Capítulo 2 Apresenta mais três mensagens divinas, dadas nos meses 7 e 9 do mesmo ano. Estas mensagens mostram que a glória não estava na estrutura física e sim na presença de Deus com os fieis. Mesmo se a volta das bênçãos demorasse, Deus estava observando com
bons olhos o trabalho dos seus servos.

Ageu fez sua parte na declaração da mensagem divina, e o povo fez sua parte sendo obediente à palavra pregada. É assim que a obra de Deus sempre tem sido realizada!

DESENVOLVIMENTO
O profeta Ageu entrega uma palavra profética e exortativa de Deus ao governador de Judá, Zorobabel, e ao sumo sacerdote do templo do Senhor, Josué, para que observem as suas prioridades, pois estão priorizando mais as suas vidas e as suas coisas antes do que as coisas de Deus. Judá estava procrastinando, deixando para depois o que deveria ser feito naquele momento, o que deveriam iniciar logo, imediatamente. Ageu 1.2 “Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada”. Quem estipula o tempo é Deus e não os homens.

FAZER NO MEU TEMPO SÓ CAUSA PREJUIZO, PRIORIZAR A MINHA VONTADE E NÃO A DE DEUS É FRUSTRAÇÃO NA CERTA...
Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? Disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Ageu 1:9
O governador, o sumo sacerdote e todo o povo não estavam dando importância ao templo de Deus, que estava em ruínas, abandonado, precisando de reformas, de consertos, de reparos. Sabemos que nós hoje somos o templo do Senhor, Deus habita em nossas vidas. Se estamos na prática do pecado, se o pecado já não é um acidente em nossas vidas, mas sim uma rotina, precisamos então de um conserto. Devemos renunciar este pecado, deixar, abandonar e nos arrepender, e nos voltar para Deus, através de Jesus.

AGEU 1.4 “ACASO É TEMPO DE VOCÊS MORAREM EM CASAS DE FINO ACABAMENTO, ENQUANTO A MINHA CASA CONTINUA DESTRUÍDA?”.
Eles estavam buscando em primeiro lugar o luxo e a sofisticação para a casa deles, deixando de lado a casa do Senhor, que estava em ruínas. De forma aplicada (cuidava do que era desejo do coração, mas não do espiritual) Temos que priorizar o reino, mas muitas vezes priorizamos a nossa vida. Mateus 6.33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mas infelizmente na maioria do tempo buscamos o nosso interesse antes dos interesses de Deus.

AGEU 1.5 “AGORA, POIS, ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS: CONSIDERAI OS VOSSOS CAMINHOS”.
Devemos analisar a nossa vida, fazer uma reflexão: será que estamos vivendo uma vida de submissão a Deus? Ou estamos seguindo nosso coração? Provérbios 14.12 “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte”. Jeremias 17.9 “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”.

AGEU 1.8 “SUBAM O MONTE PARA TRAZER MADEIRA. CONSTRUAM O TEMPLO, PARA QUE EU ME ALEGRE E NELE SEJA GLORIFICADO, DIZ O SENHOR”.
Diz respeito a buscarmos a Deus, invocarmos o Seu Nome, adorá-lo, exaltá-lo. Estar na Sua presença. Precisamos nos voltar para Deus, dar importância às coisas sagradas, como cultuar a Deus. Daí a importância de irmos à igreja, de frequentarmos os cultos, de participarmos dos Pg’s , fazendo isso de coração, aproveitando o tempo para estar diante do Pai. Se dispor a estar diante do Pai, não por religiosidade, - não por obrigação, - não por tradição, - mas por amor, por gratidão... Por quem Ele é...

AGEU 1.9 “ESPERASTES O MUITO, MAS EIS QUE VEIO A SER POUCO; E ESSE POUCO, QUANDO O TROUXESTES PARA CASA, EU DISSIPEI COM UM SOPRO. POR QUE CAUSA? DISSE O SENHOR DOS EXÉRCITOS. POR CAUSA DA MINHA CASA, QUE ESTÁ DESERTA, ENQUANTO CADA UM DE VÓS CORRE À SUA PRÓPRIA CASA”.

Quando não andamos em conformidade com a vontade de Deus, priorizando o reino do Pai, atrasamos a nossa vida, e deixamos de desfrutar daquilo que Deus tem para nossas vidas naquele momento. Somos por natureza impacientes, e não sabemos esperar a vontade perfeita de Deus. Entramos constantemente na vontade permissiva do Pai. Parece no nosso entendimento que esperamos bastante, e então desistimos de esperar, e nos voltamos para a nossa vontade, a nossa carne, os nossos desejos, e nos afastamos de Deus. Hebreus 6.15 “E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa”. Eclesiastes 3.1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

CONCLUSÃO:
Deus usa o profeta Ageu para exortar Judá a edificarem o templo do Senhor, A buscar a vontade de Deus e não a deles, A deixarem de ser egoístas, A se voltarem para Deus, se arrependerem e aprenderem a esperar. Pois se eles buscarem a Deus, antes de tudo, dando valor ao templo, ao lugar da habitação de Deus, priorizando as coisas do Senhor, eles então sim seriam bem sucedidos, e iriam colher em abundância, e conseguiriam fazer sobrar das suas rendas. Nos dias atuais temos dificuldade de esperar, pois vivemos no tempo da internet, das tecnologias, que vieram para nos ajudar a viver uma vida mais confortável, mas que por outro lado nos deixam impacientes. Devemos então edificar, consertar, arrumar a nossa vida espiritual, deixando o egoísmo de lado, e priorizando o reino de Deus, Buscando-o intensamente, e esperando o tempo Dele para todas as definições da nossa vida.

PERGUNTAS PARA MELHOR APLICAÇÃO DA MENSAGEM

1. Quais desafios esta palavra trouxe ao seu coração?

2. Ageu fez sua parte na declaração da mensagem divina, e o povo fez sua parte sendo obediente à palavra pregada. Diante da palavra de Deus, você pode dizer que tem sido obediente?

3. Temos que priorizar o reino, mas muitas vezes priorizamos a nossa vida. Mateus 6.33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Na sua lista de prioridades onde esta o reino de Deus?

4. “CONSIDERAI OS VOSSOS CAMINHOS” O que tem motivado a sua caminhada? O que tem regido o seu coração? Provérbios 14.12 “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte”. Jeremias 17.9 “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”.

5. Estar diante do Pai, não por religiosidade, - não por obrigação, - não por tradição, - mas por amor, por gratidão, revela um coração cheio de temor e amor por Deus. Qual tem sido sua motivação para buscar a Deus? Compartilhe também com o grupo como você tem se relacionado com Deus.

6. A Impaciência é uma característica muito presente em nossas vidas, mas traz na vida do servo de Deus grandes prejuízos... Hebreus 6.15 “E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa”. Compartilhe com o grupo como você tem exercido o “ESPERAR”...


25/04/2017