HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 “HÁ ESPERANÇA” "Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.
 


 

INTRODUÇÃO
Zacarias, profeta levantado por Deus para profetizar no tempo da restauração do povo de Israel do exílio na Babilônia, seu nome significa : “aquele de quem Deus se lembra”. Zacarias era um nome muito comum entre o povo hebreu, e vemos muitos personagens na bíblia com este nome, especialmente no Antigo Testamento. Zacarias foi profeta contemporâneo de Ageu, e também assim como Ageu, foi separado por Deus com a tarefa de promover a obra de restauração do templo, do serviço sacerdotal religioso da nação Judaica. Suas mensagens formam um vínculo bem interessante entre os profetas anteriores ( como vimos com os demais profetas menores ) , cujo ministério faz referências no cap 1:v 4-6

Não sejam como os seus antepassados aos quais os antigos profetas proclamaram: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Deixem os seus caminhos e as suas más obras. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção’, declara o Senhor.

Em segundo lugar, a sua obra também se alia à fase na qual o povo vive, e as fases posteriores , quando Deus promoverá uma redenção final.

Quanto a fase em que se situa o povo, destaca-se Zc. 9:12 Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro." Zacarias 9:12

“Presos de esperança”. O que de fato significa alguém aprisionado à esperança ? O povo de Israel estava preso de esperança pois desejaram ardentemente voltar à Israel e adorar Jeová livremente.

No cap 9 , a segunda parte, descortina este texto, que dá a todos o deslumbre da chegada do messias para seu reinado. JESUS CRISTO. O texto já via a libertação de Jerusalém e a soberania nacional.

(v.9): “Alegra-te muito, filha de Sião! Aclamai, filha de Jerusalém! Eis que o teu rei vem a ti, ele que é justo e salvador, humilde e montado em um jumento, sim, sobre um jumentinho, cria de uma jumenta”.

Nos faz lembrar quando o Senhor Jesus adentra Jerusalém montado em um jumentinho, e sendo recebido e aclamado como rei, cumprindo a predição feita a esse respeito conforme Mateus 21.5-7

LEIA COM O SEU GRUPO AGORA O CAP 4
O objetivo da Palavra de Deus , é nos tornar pessoas ESPERANÇOSAS – ALEGRES EM DEUS. ALEGRES COM O QUE ELE FAZ. Esta quinta visão é cheia de detalhes importantes, que não podemos empobrecê-la, nem podemos ver o que não foi dito pelo profeta.

SÉRIE PANORAMA DA BÍBLIA – ZACARIAS
O que Zacarias viu foi um suporte de ouro de apoio para sete lamparinas que serviam para iluminar e funcionavam com a queima de azeite de oliva. Observem que o abastecimento não era feito por mãos de homens, mas por um aparato instalado logo acima do candelabro com as lamparinas. Tratava-se de um vaso em que se depositava a quantidade necessária e considerável de azeite. O combustível não era manuseado por homens, mas descia pela força de gravidade às lamparinas por meio dos dutos um a um para cada queimador, não deixando que eles ficassem sem azeite que não se apagassem.

Trata-se de uma figura para a ação divina claramente exposta e independente do trabalho dos sacerdotes que tinham que manter a luz acesa. Se o significado da visão é complicado para nós, também foi para o profeta. Por isso Zacarias questionou o anjo (v.4): “Então, eu perguntei ao anjo que falava comigo: ‘O que é isso, meu senhor?’”. Antes de dar a resposta, há um trecho do diálogo no v.13 que mostra a perplexidade do profeta diante da visão: “E o anjo que falava comigo respondeu a mim: ‘Acaso tu não sabes o que são essas coisas?’. Respondi: ‘Não, meu senhor’”.

O mistério termina quando o anjo endereça a mensagem ao governador Zorobabel : “Então, ele me disse o seguinte: ‘Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito — diz o Senhor dos exércitos’”.

A visão do candelabro abastecido sem o auxílio humano, era para que aos líderes garantissem que os RECONSTRUTORES não dependiam da “força” e do “poder” .

Nenhuma força seria necessária, pois o provedor e protetor do povo seria o próprio Senhor, designado aqui como “meu Espírito”.

REFLITA
1 - Como é possível equilibrar a força humana e a de Deus na situações em que vivenciamos ?

2 – O que dizer sobre a necessidade de dependência de Deus nos momentos mais agudos ou difíceis que vivemos ?

CONCLUSÃO
O CANDELABRO RETRATA ISRAEL PLENAMENTE ABASTECIDO POR DEUS PARA SER LUZ NAQUELE MOMENTO E NO FUTURO. Enquanto isso, a IGREJA DE CRISTO na terra, deve se ocupar de seu papel PRINCIPAL : SER LUZ conforme Efésios 5:8 a 15

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Como Igreja de Cristo, estamos “APRISIONADOS” pela esperança certa ? Podemos dizer que somos a luz no meio da escuridão ?
2. A ESPERANÇA nasce para o crente em Cristo, quando ele define sobre o que deve realmente esperar. Sobre o que faz sentido esperar. Concorda que esta deve ser a nossa REAL ESPERANÇA ?

02/05/2017