HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 GRAÇA OFERECIDA X GRAÇA COBIÇADA
 


 

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Tt. 2: 11

INTRODUÇÃO

O termo graça * CHARIS aparece no Novo Testamento como algo bem próximo e pessoal ao indivíduo. Se formos usar aqui a definição tradicional de Graça iremos encontrar o que irmãos ? FAVOR IMERECIDO. Não está errado, pois o termo original CHARIS no grego tem como tradução : “O favor imerecido que Deus concede ao homem”. Embora tal definição seja verdadeira, ela está incompleta. Graça é um atributo de Deus ( ou seja uma característica e ao mesmo tempo uma virtude ) , um componente do caráter divino, demonstrada por Ele através da bondade para com o ser humano pecador que não merece o Seu favor. DESENVOLVIMENTO Alguns fatos sobre a graça de Deus no ANTIGO TESTAMENTO. No Antigo Testamento as palavras usadas no Hebraico denotam MISERICÓRDIA – FAVOR – AMOR LEAL – BONDADE. A graça e a misericórdia também no Antigo Testamento foram manifestadas a nações inteiras. Alcançando todas as pessoas que se congregavam debaixo dos domínios do Senhor. O Senhor, por sua graça, libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, O Senhor, por sua graça, supriu as necessidades da nação durante sua peregrinação no deserto. O Senhor, por sua graça, lhes concedeu a terra de Canaã. Um Deus santo, como o Senhor criador dos céus e da terra, não tem nenhuma obrigação de conceder graça a pecadores, mas Ele assim o faz segundo o bem querer da Sua vontade. Deus demonstra graça ao estender seu favor, sua misericórdia, seu amor para suprir a necessidade do ser humano.

REFLITA

Podemos afirmar que a graça de Deus se manifestou no NOVO TESTAMENTO, como “o sol da justiça trazendo cura em suas asas”, conclui-se que essa graça , ao ser MANIFESTA e QUANDO REVELADA ao homem , não o deixa “correr sem alvo” (I Co 9:26), Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. 1 Coríntios 9:26. Antes ao contrário, a graça se manifestou com um objetivo certo, TRAZENDO OBJETIVO na vida das pessoas. A graça de Deus veio para uma causa específica e especialmente em Tito 2 para a SALVAÇÃO DOS HOMENS. . Observe quanta gente está sem alvo na vida. A Graça de Deus além de salvar o indivíduo condenado e “DESGRAÇADO”, concede a ele um significado, um propósito muito maior do que ele pode conceber. Outra reflexão importante : Por vezes... A graça cobiçada, ou seja : a graça que SE REINVINDICA de Deus, é para uma situação imediata. Pessoas sem o mínimo compromisso com Jesus Cristo, creem na Graça, mas ainda não se dispuseram a seguir o FILHO de DEUS.

Deus atrai as pessoas para a GRAÇA SALVADORA, através de uma situação específica. É COMO MORDER UMA ISCA , através de uma doença. Um desemprego. Um vício . Uma briga no casamento. Uma decepção. Quanta gente veio para a IBBR, deixou a condenação eterna e foi salva pela graça , depois de enfrentar um desses dilemas na vida.

CONCLUSÃO

A graça é o supremo plano de Deus elaborado desde a eternidade para restauração da raça humana, mas é a partir do indivíduo, a partir do momento em que você o confessa como Senhor e SALVADOR. Se alguém deseja contemplar a graça SALVADORA de Deus precisa olhar com fé para Jesus Cristo, pois a sua encarnação, pregação, ensinos e sinais apontam claramente para a graciosidade de Deus entre os homens, a vida de Jesus, revela a Deus, a quem ninguém nunca conseguir ver com seus próprios olhos, com seus próprios esforços.
COMO TEM SE RELACIONADO COM DEUS E COM SUA ETERNA E MARAVILHOSA GRAÇA ?

CONVERSE COM UM AMIGO

( A ) QUE AINDA NÃO FOI ALCANÇADO
( A ) POR JESUS. SAIA DO SEU PG DISPOSTO A FAZER A GRAÇA DO SENHOR CONHECIDA A ELE ( ELA )

12/06/2017