HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 A CRUZ DE CRISTO
 


 

INTRODUÇÃO

O que há de diferente na cruz de Cristo?

Ela não foi a única. Muitos foram crucificados antes e depois de Jesus. No próprio dia em que ele morreu haviam dois crucificados ao seu lado. A cruz de Cristo é única por causa da sua mensagem. E em 1 Coríntios 1.17-24, o apóstolo Paulo, divinamente inspirado, fala exatamente sobre a mensagem da cruz.

DESENVOLVIMENTO

1) A CRUZ TEM UMA MENSAGEM QUE MUITOS DESCONSIDERAM E SE OPÕEM

Para os intelectuais gregos, a necessidade de um sacrifício para que Deus e os homens se reconciliassem parecia loucura.
Mas a Bíblia diz que, por esse meio, o ser humano jamais encontrará a Deus (v. 21).
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.1 Coríntios 1:21

Por outro lado, para os judeus, com sua mentalidade prática, a ideia de um Messias crucificado era um escândalo.

O mais triste de tudo é ver que há igrejas e crentes que, devido aos dois motivos apresentados acima, começam a se envergonhar da cruz.

Eles querem ser aceitos pela sociedade e pelos amigos, querem ser “politicamente corretos”, e assim apagam a cruz de suas vidas.

2) A CRUZ TEM UMA MENSAGEM LIBERTADORA

Para os que perecem a cruz pode ser taxada de loucura ou escândalo, mas para os que são salvos, é o poder de Deus (v. 18).
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:18
Não existe cristianismo sem cruz, assim como não existe salvação sem Jesus. Nisso se revela a sabedoria e o poder de Deus (v. 24).
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus 1Co 1:24
Podemos ter salvação e certeza de salvação. Há perdão para os pecados, há reconciliação entre o homem e Deus, há uma realidade de vida eterna. Quando cremos na mensagem da cruz, somos resgatados.

3) A CRUZ TEM UMA MENSAGEM QUE GERA CONFORTO

Existem coisas que só posso saber que existem porque sei que houve uma cruz. Pela cruz eu sei que Jesus me ama. Posso ser tentado a duvidar dessa verdade nos momentos difíceis da vida. A mensagem da cruz, porém, não me deixa duvidar. Pela cruz eu sei que há perdão para os pecados. Por pior que tenha sido a minha conduta, por mais indigno que tenha sido o meu viver, não existe pecado maior que o perdão. A unica coisa que me impede de passar a eternidade com Cristo é uma atitude de rejeição para com a ação do Espirito Santo de Deus que nos leva a compreender a mensagem da cruz.

Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. Marcos 3:29

O preço pago foi alto o suficiente para cobrir qualquer ofensa. É isso o que a cruz me diz.

4) A CRUZ TEM UMA MENSAGEM QUE CONFRONTA e DESAFIA

A mensagem da cruz tem o poder de confortar os perturbados… mas ela também perturba os confortados!
Para os que estão angustiados a mensagem da cruz tem o efeito de um abraço.
Mas para os que estão acomodados ela age como uma sacudida!
Isso acontece porque, através da cruz, sou confrontado com a gravidade do pecado.
Afinal, Jesus disse que se eu quisesse segui-lo, deveria também tomar uma cruz.
E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23
E sou, por fim, desafiado a levar uma vida de fé, pureza e amor, que esteja à altura do alto preço pago pelo Senhor por mim.

CONCLUSÃO

A mensagem da cruz! Ela é rejeitada por muitos, mas fala de salvação, conforto e desafio.
É preciosa e insubstituível! Qual deve ser a minha atitude diante dessa mensagem?
Em primeiro lugar, preciso recebê-la; Se a recebo, preciso então aceitá-la; Se a aceito, devo vivê-la; Se a vivo, o próximo passo é compartilhá-la.

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

1. Quais desafios esta palavra trouxe ao seu coração?

2. Voce pode dizer que tem vivido a mensagem da cruz? Compartilhe sobre cada aspecto que foi apresentado na mensagem. (rejeição, libertação, conforto, confronto...)

Sugiro que aproveitem este momento para anunciar o amor de Deus aos nossos amigos visitantes.

21/08/2017