HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 DEVERES DOS FILHOS DE DEUS
 


 

INTRODUÇÃO

“Vede, VEJAM, eis” são palavras muito encontradas nas cartas de João. O apóstolo sentiu-se por demais admirado com o amor de Deus, a ponto de aqui de dizer: “ VEJAM , COMO É GRANDE O AMOR... “
É AMOR INCOMPREENSÍVEL – Éramos pecadores , rebeldes deliberados, andávamos conforme os nossos caminhos, transgressores da lei de Deus. Ofensores.

É AMOR QUE PERDOA INIQUIDADES – Ao que confessa seus pecados, perdoa pecados, mediante arrependimento e fé.

É AMOR QUE OFERECE UM PRIVILÉGIO IRRESISTÍVEL – Éramos blasfemos, rebeldes e contraditórios a Deus, mas agora nos tornamos – PELO AMOR – Filhos de Deus.

DESENVOLVIMENTO

OS FILHOS DE DEUS, SÃO OS “NASCIDOS DE DEUS”.

Esse termo sem dúvida ( “nascidos de Deus” ) , é um termo e um conceito muito bem definido na teologia de Joanina : “os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo.1.13; cf.Jo.3.3; 6, 8)

Destaca-se que esse nascimento não ocorreu de modo natural (NÃO NASCEU DO SANGUE ) , não foi pela vontade da carne, ou de qualquer um que seja . Ocorreu por causa da vontade de Deus.

Por isso não podemos comparar a nossa filiação a FILHOS PRÍCIPES – somos filhos por enxerto como Paulo afirma. Expressões como “Sou filho do Rei – sou princesa” , são ideias que não encontram lugar na humildade e na simplicidade do evangelho.

De onde vem isso ? De uma pobreza teológica. De uma ignorância do que Deus ensina na Bíblia. De onde vem isso ? De uma ideia totalmente humana, de reinvindicação de direitos.

Diante o que sabemos sobre a teologia joanina não podemos atribuir o crer como uma obra natural, mas antes trabalhada por Deus no indivíduo por meio do seu Santo Espírito. Ou seja. Tudo dependeu de Deus, bastou a mim, atender ao chamado de Deus. Ou seja : somos devedores a Deus.

NAO PODEMOS ULTRAJAR LIMITES E REINVINDICAR DIREITO ALGUM, COM BASE NOS PRINCIPIOS SECULARES - HUMANOS, TAMPOUCO COM BASE NA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE.

... Amados, agora somos filhos de Deus (SURPRESA E AO MESMO TEMPO PIVILÉGIO DADO POR DEUS - QUE DEVE PRODUZIR SUBMISSAO E CONSTRANGIMENTO).

QUAIS SÃO NOSSOS DEVERES? 1 – DOAR TODA A VIDA. O QUE TEMOS – O QUE SOMOS – O QUE SEREMOS. ( Doar a nossa vida a Deus, significa CRUCIFICAR NOSSOS DESEJOS ) ( Doar o que temos, significa COLOCAR BENS, TALENTOS, DONS a serviço do Senhor Jesus ) 2 – DEDICAR TODO TEMPO. ( Significa REDEFINIR a agenda – REDEFINIR PRIORIDADES ) 3 – ASSUMIR O PAPEL DE SEMEADOR. ( Significa deixar o amor que nos alcançou, alcançar nossos amigos através de RELACIONAMENTOS DISCIPULADORES )

CONCLUSÃO :

A teologia da prosperidade, afetou o pensamento de alguns crentes, que estão atrás de PRIVIÉGIOS E PRERROGATIVAS. O YOUTUBE está cheio desses argumentos, ensinando o que a Bíblia não ensina. O QUE NASCEU DE NOVO não BUSCA PRIVILÉGIOS, OU DIREITOS. Busca SERVIÇO.

Não vive sem serviço, pois se sente DEVEDOR e encontra no dia a dia INÚMERAS oportunidades. Se faz escravo e é feliz como SERVO DO SENHOR JESUS . Diminui, para que o seu Senhor cresça.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

• Consegue perceber que há uma diferença entre o que a Bíblia ensina e os falsos ensinos que transitam nos meios de comunicação “evangélicos”?

• Como é possível superar este dilema: SERVIR ( DOAR INCONDICIONALMENTE) Ou pleitear PRIVILÉGIOS ( EXIGIR DIREITOS ) ?

25/09/2017