HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 DEIXE JESUS TRANSFORMAR A SUA VIDA
 


 

MARCOS 9: 14 A 29

Esta palavra trouxe a nosso coração a certeza de que há poder no nome Santo do Senhor Jesus Cristo e Ele está pronto a nos libertar daquilo que sozinhos não somos capazes fazer. O texto nos fala de castas demoníacas que assolam trazendo confusão às pessoas e ao mundo, e que sem uma entrega de nossas vidas aos pés da cruz de Cristo, nada podemos fazer na libertação dos cativos.

INTRODUÇÃO

Toda a autoridade nos foi dada na terra, destacando aqui o foco do texto no poder para expulsar espíritos imundos. Podemos observar que para o crente há também situações/problemas que somente com jejum e oração pode-se quebrar cadeias ou padrões destrutivos em nossa própria vida e na vida daqueles que desejamos ganhar para Cristo. Quando Jesus chega a algum lugar ou na vida de alguém, coisas novas acontecem. Esta transformação divide a vida das pessoas em ‘o antes e o depois’ de conhecer a Jesus. Todo testemunho de conversão ou de caminhada Cristã traz em si a característica de mudança de vida.

DESENVOLVIMENTO

A autoridade de Cristo está sobre a vida do crente, e este deve exercer esta autoridade na libertação dos cativos de satanás. O problema é a confusão que pode estar assolando a própria vida, provenientes da identidade cristã não verdadeira. Complementa o cenário também a falta de fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. E por último o principal ingrediente na vida de quem busca poder vindo do alto para repreender a ação do maligno: jejum e oração. Há também como foco principal desta palavra a libertação que só Jesus pode fazer na vida de quem ainda não o conhece.

1) Onde Jesus chega acaba a confusão: Mc 9 v.17-19
Os discípulos, fariseus e pessoas do povo discutiam o problema de um jovem perturbado sem resolver o problema. Aquele lugar estava acontecendo uma batalha espiritual confusa, mas depois da chegada do mestre tudo foi transformado. Acabou-se a confusão.
Em outras situações Jesus também acabou com a confusão humana:

▪ A tempestade que Jesus acalmou (Marcos 4.35-41);
Há tempestade em sua vida?

▪ A ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7.11-17);

▪ A ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5.36-53).
Há algum filho ou parente, ou pessoa alvo de oração que necessite reviver, ter uma nova vida em Cristo?

▪ A cura do cego Bartimeu em Jericó (Marcos 10.46-52);
Seus olhos serão abertos quando realmente crer em Jesus Cristo e em seu poder de mudar sua história.

▪ A cura da mulher do fluxo de sangue (Marcos 5.21-34).
Sofre com enfermidades do corpo, da alma? Jesus pode te curar.

2) Onde Jesus chega tudo se faz luz, vindo a solução pela a Fé: Mc 9 v. 20-24

O pai do jovem reconheceu sua fraqueza diante de Jesus e declarou sua fé no Senhor, o único que tinha a solução para seu problema.
O mundo só apresenta resultados apontando o problema e não a solução do mesmo. Jesus não aponta o problema e sim a solução. Ele mesmo é a solução como “caminho, verdade e a vida” (João 14.6).
Outras situações que Jesus mostrou a solução quando todos apontavam o problema foram:

▪ A transformação de água em vinho (João 2.1-8);Não tiveram dúvida, encheram os vasos de água.

▪ A cura do servo do centurião (Mateus 8.5-13); Homem de guerra, cidadão romano, creu e o seu servo foi curado.

▪ A cura da filha da mulher Siro-Fenícia (Lucas 7.24-30);Mulher de outra nação, se colocou em comparação a uma cachorrinha que come migalhas da mesa do seu dono. Humilhou-se na presença de Jesus.

▪ A cura do leproso em Cafarnaum (Marcos 1.40-45). O que queres que Jesus Faça? Creu e foi curado.
Jesus deu a solução que é a fé, mas estas pessoas tiveram que exercer o que acreditavam, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).

A solução é Jesus!

3) Jesus nos ouve através da oração e nos mantêm firmes: Mc 9 v. 25-29
Não adianta Jesus chegar e arrumar tudo e depois voltar a piorar. É como uma pessoa que arruma uma casa e vêm várias outras e bagunçam. Através da oração mantemos tudo bem deixando de ser fracos na fé (Tiago 4.8).

Outras pessoas que Jesus ensinou a manter a bênção através da oração são:

▪ Pedro no Getsêmani (Mateus 26.40); Pedro foi advertido em velar em oração, sem dormir;

▪ Paulo e Silas na prisão (Atos 16.25); Mesmo em prisão cantavam e oravam a Deus e a libertação veio.

▪ A Igreja em pentecostes (Atos 2). Todos reunidos em um mesmo lugar e foram cheios do Espírito Santo.

Deus não quer que vivamos de forma volúvel e inconstantes (Tiago 1.6-8). O propósito de Deus para nós e uma restauração permanente em nossas vidas. Depois que conhecemos a Jesus, não precisamos voltar atrás nunca mais.
Persevere na presença de Jesus!

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE OS SEGUINTES PONTOS:

1 – Lei o texto de Mc9:14-29 e nos diga o que você compreendeu do texto. Retire lições que se apliquem em seu dia a dia.

2 – Compartilhe como foi o seu antes de conhecer à Cristo e como é o seu agora na presença do salvador?

3 – Pontue com o grupo sobre a condição humana à luz do texto de Mc 9:14-29:

▪ O homem sem Jesus Cristo vive em constante batalha e confusão?

▪ Jesus é a solução para um vida confusa?

CONCLUSÃO

O QUE APRENDEMOS?

Aprendemos que não há caminhada cristã sem dificuldades e lutas e que devemos estar alertas e preparados a todo o tempo. Aprendemos que quando Jesus chega acaba a confusão, vindo a solução onde em contínua oração esperamos a vitória contra as adversidades em nome de Jesus.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS!

Devemos nos apropriar da fé em Cristo Jesus, receber a paz que excede todo o entendimento, em uma constante meditação em sua palavra que produza a fé, nos fortalecendo com uma atitude de oração constante a Deus. Jesus transforma qualquer situação em benção. Se ainda não tem Jesus, busque-o agora mesmo a estar em sua vida para transformar tudo!

25/09/2017