HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 UM ENCONTRO COM JESUS – MC 10: 46 -52
 


 

DESENVOLVIMENTO

O texto que lemos conta à história de um cego que, depois de ter um encontro com Jesus, voltou a enxergar. Tudo o que ele precisava era ter esse encontro. E no momento em que ele encontrou-se com Jesus a vida dele nunca mais foi a mesma. Bartimeu tinha uma vida muito sofrida! Ele era cego e mendigo. Ele vivia à margem do caminho. Esse homem não era apenas cego e mendigo, mas estava também com sua autoestima destruída. Ele enfrentava a discriminação social e religiosa por ter essa deficiência. O texto que lemos conta à história de um cego que, depois de ter um encontro com Jesus, voltou a enxergar. Tudo o que ele precisava era ter esse encontro. E no momento em que ele encontrou-se com Jesus a vida dele nunca mais foi a mesma. Bartimeu tinha uma vida muito sofrida! Ele era cego e mendigo. Ele vivia à margem do caminho. Esse homem não era apenas cego e mendigo, mas estava também com sua autoestima destruída. Ele enfrentava a discriminação social e religiosa por ter essa deficiência. No entanto, a boa notícia é que esse cego e mendigo um dia teve um encontro com Jesus, e isso mudou totalmente a realidade da sua vida. Porém, quais foram às atitudes que Bartimeu tomou para que a realidade da sua vida fosse transformada?

1. Não deixou passar a oportunidade de se encontrar com Jesus. - “Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.46-47).

2. Não permitiu que as muitas vozes da multidão o impedissem de clamar por Jesus. - “Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.48)

3. Aceitou o convite feito por Jesus. - “Então Jesus parou e disse: Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!” (v.49).

4. Foi sincero ao dizer o que precisava. - “O que é que você quer que eu faça? perguntou Jesus. Mestre, eu quero ver de novo! respondeu ele.” (v.51).

5. Decidiu segui-lo. - “Vá; você está curado porque teve fé! afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.” (v.52).

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1. O Que Deus ministrou ao seu coração através desta palavra?

2. Você pode dizer que reconhece que só Jesus pode transformar sua vida? Compartilhe com o grupo como você tem vivido esta transformação.

3. Um desafio enfrentado por Bartimeu foi, as vozes da multidão. Como você tem lidado com tantas vozes que por vezes tentam te distrair de Jesus; ou até mesmo te impedir de caminhar com ele?

4. Jesus mandou chamar Bartimeu e ele prontamente atendeu ao convite de Jesus. Que ensinamentos esta afirmação traz para sua vida?

5. Sinceridade é algo necessário na nossa caminhada de fé. Compartilhe com o grupo como tem sido o seu tempo devocional e o resultado desta pratica no seu dia a dia.

CONCLUSÃO :

Bartimeu depois de ser curado passou a seguir Jesus pelo caminho. Isso nos mostra que Jesus não só tem poder para curar nossas enfermidades, mas acima de tudo para dar um novo sentido e direção para as nossas vidas. Aproveite este momento para desafiar os seus oikos para experimentarem de um encontro transformador com Jesus.
09-10-2017

09/10/2017