HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 SINALIZANDO O REINO DE DEUS NO NATAL
 


 

INTRODUÇÃO

Através do nascimento de Jesus, que nos presenteou com a volta para casa. Se cumpriu o que foi prometido por Deus desde a queda do homem, mas somos nós que precisamos sinalizar no natal o reino de Deus. Infelizmente em nosso meio temos visto que estamos nos deixando contaminar com a mídia consumista e ilusória sobre o natal. Se não sinalizarmos o Reino de Deus neste tempo... Se não apontarmos para Jesus no natal; Temo que nossas crianças fiquem mais nas expectativas de terem suas cartas respondidas por Papai Noel do que terem suas orações respondidas por Deus Pai. Temo que elas fiquem mais na expectativa de presentes dados pelo papai Noel do que felizes porque receberam o melhor presente, - Jesus. Temo que a tristeza e a nostalgia invadam nossas casas nesse período, por perdas de pessoas significativas e tire o brilho de uma celebração que Jesus nasceu. Temo que a murmuração por termos um natal menos farto por causa da crise chegue aos nossos lábios mais do que a alegria que Jesus nasceu.

DESENVOLVIMENTO

Hoje Deus nos faz um convite para voltarmos à cena do primeiro natal, para que tomemos nossa posição de sinalizarmos o Reino de Deus nesse natal. Semelhante à estrela que ficou no céu apontando que a salvação chegou, que nossas vidas e lares sinalize o reino de Deus nesse natal.

1. Sinais de ADORAÇÃO

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:10,11

O natal é o momento em que o mundo deveria parar para receber e agradecer o presente de Deus,

O natal em nossas vidas e casas precisa sinalizar que o Reino das trevas não vai prevalecer sob o reino da luz e toda a nossa existência servirá para adoração a Deus.

Natal é tempo de adoração, é tempo de render louvor a Deus por seu grande amor.

Sem adoração, é só um momento de encontro que não passa de mais uma agenda no calendário da vida e não uma adoração a Deus pelo marco na história da humanidade, que reconciliou o homem ao seu criador.

2. Sinais de PAZ

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Sinalizar a paz é mais que ausências de problemas.

Porque Cristo nasceu, ele inaugurou um reino onde as pessoas experimentam uma paz que vai além da paz oferecida pelos homens e de além da compreensão.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22
A presença de Jesus produz paz em nós.

Isso significa que no natal precisamos sinalizar que nós convivendo com Jesus “o príncipe da paz” cheio do fruto do Espirito Santo, não só vivemos em um ambiente de paz, mas desaguamos esta paz na vida do próximo.

3. Sinais de COMPAIXÃO

No natal deve haver sinais de compaixão, porque Deus ao doar seu único filho, demonstrou sua COMPAIXÃO com o sofrimento de sua criação por causa da escolha pela desobediência.

Nosso Senhor é o maior doador. Tudo que precisamos, temos em Cristo.

Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

1 João 3:16

O que este texto nos diz é que como Cristo deu a sua vida por nós, devemos dar a vida para os outros.

Sinalizamos o reino de Deus no natal quando nos doamos para o outro, numa atitude de compaixão.

O natal foi inaugurado em Belém, mas acontece todos os dias e em todos os lugares, porque Jesus nasce toda vez que se tem um lugar para ele reinar.

CONCLUSÃO

Que nesta data tão sublime não haja simplesmente um comer e beber acompanhado de badalação e festejo, Que sinalizemos de que o Reino de Deus já chegou e se instalou em nós, produzindo adoração a Deus, transbordando paz nos relacionamentos e nos enchendo de compaixão.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. Que desafios esta palavra trouxe ao seu coração?

2. Você tem conseguido não ser influenciado pela mídia que a muito tempo tenta dar outro sentido ao natal?

3. Sinalizamos o natal quando temos para com Deus uma atitude de adoração. De que forma você tem adorado a Deus?

4. Paz. Revelar as pessoas a nossa volta a paz de Deus que excede a todo entendimento impacta na maioria das vezes quem
esta ao nosso redor. Compartilhe com o seu grupo alguma experiência que você já tenha vivido neste sentido.

5. Sinalizamos também do Reino de Deus quando agimos com compaixão. Muitas são as citações bíblicas falando que Jesus era movido por este sentimento. Você pode dizer que tem agido com compaixão para com aqueles que convivem com você?

Que a adoração, paz e compaixão sejam sempre marcas em nossas vidas que apontem para Cristo.

25-12-2017

26/12/2017