HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 NÃO TENHAM MEDO!
 


 

INTRODUÇÃO

O que mais chama atenção ao lermos este texto são as duas exclamações, uma feita pelo anjo e a outra feita pelo próprio Senhor Jesus Cristo, de “não tenham medo!”.

A primeira exclamação feita pelo anjo talvez tivesse como objetivo acalma-las da própria presença do anjo, pois estes serem celestiais causariam em qualquer pessoa uma reação de atordoamento. Assim ele tranquilizou aquelas mulheres e anunciaram uma verdade impactante para elas de que Jesus não estava morto, pois tinha ressuscitado como havia dito e que elas poderiam comprovar este fato com os próprios olhos, pois o sepulcro estava aberto e vazio.

Porém elas continuaram com medo, “E retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria” (v.8), saíram cheias de alegrias, mas ainda amedrontadas. Todavia o próprio Senhor Jesus apareceu diante delas no meio do caminho. Ele as saudou, “salve!”, logo, elas o reconheceram e abraçando os seus pés o adoraram, porém, mesmo assim, o medo continuava em seus corações. Jesus então faz a exclamação, “não tenham medo!”, e é sobre este medo que iremos abordar no decorrer desta reflexão.

A REALIDADE DO MEDO

Não é nenhum segredo pra ninguém que todas as pessoas tenham medo. Você pode não ter medo de anjos ou de cemitérios, mas alguma coisa faz o medo aflorar em seu coração.

Medo de sofrer, de perder ou, a máxima de todos os medos, o medo de morrer.
Do que você tem medo?

A verdade é que todos os serem humanos tem medo e o medo paralisa. Ele causa pânico em nossos sentidos, nos adoece – não é a ansiedade a doença do nosso século? – milhares de pessoas sofrem de ansiedade no mundo, e a ansiedade é uma consequência do medo. Medo de não conseguir, de perder, de fracassar, (segundo uma pesquisa feita nos U.S.A, 70% daquilo que sofremos por ansiedade nunca acontece). Devocional do presente diário.

NADA A TEMER

O cristianismo oferece o remédio para este mau. Deus tem uma palavra para os temerosos. Essa palavra é dada duas vezes nessa passagem: pelo anjo e pelo próprio Jesus Cristo. É a ordem mais repetida de qualquer outras nas páginas da Bíblia: “Não temas!” ou “Não tenha medo”.

A razão pela qual o anjo foi de grande conforto às mulheres no túmulo vazio era que ele deu bons motivos para elas não temerem. O anjo disse: “não temais; porque sei que buscai Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde e ver onde Ele jazia” (vs. 5,6). Com estas palavras os anjos consolaram aquelas mulheres. Estes versículos também nos apresentaram, no mínimo, dois bons motivos para nós não mais andarmos temerosos com coisa alguma.

1º ELE RESSUSCITOU

Jesus venceu a morte. Este adversário implacável que desde os tempos de Adão vem prevalecendo sobre a humanidade, sofreu, na morte de Cristo, sua derrota final. Cristo triunfou sobre a morte, esse adversário que por milénios vem apavorando a humanidade perdeu, como o apóstolo Paulo disse, o seu aguilhão (ferrão)1Co 15.55. Jesus triunfou sobre a morte para nos garantir a vida eterna e com ela a paz que excede todo entendimento.

Jesus ressuscitou, como tinha dito, e sua ressurreição é a nossa esperança e o principal motivo de nossa alegria. Não mais devemos temer o futuro, pois ele será glorioso junto de Cristo.

O cristão já não precisa angustiar sua alma com medo da morte, pois esta não prevalecerá sobre ele.
2º JESUS ESTÁ VIVO

A fé cristã é uma fé no Deus vivo. Jesus morreu crucificado, pagou o preço pelos nossos pecados, foi sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitou. Ele está vivo. Não precisamos temer a solidão porque Jesus vive em meio ao seu povo. Na verdade Ele vive em nós, os que cremos. Ele nos conhece e sabe o que estamos vivenciando. Ele disse, e foram suas últimas palavras, que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Salve! Não tenham medo!

“Eis que Jesus veio ao encontro delas” (v.9). Jesus foi ter com elas em meio do temor delas. A primeira coisa que ele disse a elas foi: “Salve”. Literalmente, o que ele disse foi: “Alegrem-se”, que é o que as mulheres já tinham começado a fazer. Porém, visto que ainda estavam com medo, Jesus repetiu a mensagem do anjo: “não tenha medo”

Ao contrário do anjo, Jesus não lista as razões para elas não terem nenhum medo. Ele não precisa; Ele é a razão! Jesus Cristo ressuscitado da morte, surge entre elas como resposta para todos os medos delas.

CONCLUSÃO

A vida pode ser uma experiência amedrontadora. Durante três dias aquelas mulheres tiveram medo de viver sem Jesus Cristo. Elas não sabiam o que fariam ou para onde iriam. Mas agora sabem que qualquer que seja o futuro, elas o enfrentarão com a ajuda e a presença viva de Jesus.

Se Jesus é a resposta para os seus maiores medos (solidão, morte, futuro), então Ele é também a resposta para os seus pequenos temores. Quando você vai a Jesus com seus medos – até o último deles – Ele exclama: “Não tenham medo!”

PERGUNTAS

 Fale sobre o medo e como ele interfere negativamente em nossas vidas nos impedindo de realizar nossa missão de anunciar Jesus Cristo.

 Jesus quer nos libertar do medo. Deste mal que aflige a alma humana desde o Éden. Leiam Genesis 3:10 e respondam por que Adão sentiu medo de Deus? Como o homem se liberta deste medo que senti do próprio Criador?

 O anjo revelou uma verdade sobrenatural para aquelas mulheres, que Jesus havia ressuscitado. Qual efeito esta revelação tem causado em sua vida? A partir desta verdade que Jesus ressuscitou, responda por que os discípulos de Jesus não precisam mais abrigar o medo em seus corações?

 Você concorda que Jesus Cristo ressuscitado é a resposta para todos os nossos medos?

 Compartilhe com o grupo o impacto que está reflexão causou em sua vida.

08/05/2018