HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 UM NOVO CORAÇÃO – MT. 15: 1 A 10
 


 

INTRODUÇÃO

Na caminhada com Cristo, Pedro aprendeu que mudanças estruturais ou profundas são possíveis apenas quando se troca o coração. É um milagre de Deus. Qualquer coisa diferente disso, além de produzir nada significativo e de não abençoar efetivamente, não glorifica a Deus. O texto que temos para hoje à noite nos apresenta mais uma etapa no processo de transformação de Pedro. Para transformar alguém de pedra bruta em caráter escultural, Deus precisa tratar o coração, ou melhor, precisa trocá-lo.

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26

DESENVOLVIMENTO

O ENGANO E A CORRUPÇÃO DO CORAÇÃO

Geralmente, quando estão insatisfeitas com a vida ou depois de sofrerem algum dissabor ou de se decepcionarem com alguma coisa ou com alguém, as pessoas querem uma transformação.

A forma mais comum de mudança que desde sempre foi buscada pelo ser humano é a religião. Não nego que a religião transforma as pessoas. O que se debate é se tais transformações, positivas ou negativas que sejam, são realmente estruturais (profundas), e se elas glorificam a Deus ou exaltam o indivíduo e seus prazeres.

Quem via um fariseu não ficava com dúvidas a respeito da religiosidade dele. Eram pessoas de muito zelo por Deus, mas sem base no conhecimento correto de Deus. Estabeleciam a sua própria justiça, submetiam-se a elas, e recebiam elas mesmas a glória que é devida somente a Deus. Rm 10.1-4

Os fariseus representam bem o que todos nós somos capazes de fazer quando vivemos com um coração enganoso e corrompido, pautando-nos pela justiça própria.

O CORAÇÃO CORROMPIDO DISTORCE A PALAVRA - MT 15.1-3

O coração corrompido sempre fugirá de ser confrontado pela Palavra e seguirá suas tradições ou opiniões. Ele evitará o tratamento profundo das Escrituras, pois não quer ser curado. Por isso toda a sorte de ensinos no lugar da Bíblia. (filosofias, experiências e opiniões).

O CORAÇÃO CORROMPIDO DESPREZA AS PESSOAS MT 15.4-6
O coração corrompido sempre escolherá a cobiça para não exercitar a compaixão. O seu amor é fiel a si mesmo. Por isso vemos tanto egoísmo.
O CORAÇÃO CORROMPIDO DETURPA OS PADRÕES MT 15.7-9

O coração corrompido se preocupa apenas com o comportamento, (o que é aparente). As suas regras são as dos homens.
O coração corrompido do homem (a sua natureza pecaminosa ou a sua carne) está doente e jamais se curvará a qualquer lei que seja, seja a lei de Deus ou as leis dos homens. (entrando em cena então o Jeitinho brasileiro)

O coração corrompido do homem prefere a tradição dos homens à Palavra de Deus; Despreza as pessoas para saciar a cobiça; deturpa os padrões para receber elogio e louvor pelo seu comportamento. Precisa-se urgentemente de um novo coração!

A CAMUFLAGEM DO CORAÇÃO
O coração corrompido sabe muito bem como se camuflar, disfarçando-se de formas surpreendentes. (camaração ou coraleão)

O CORAÇÃO SE CAMUFLA COM DISCURSO PIEDOSO - MT 15.1-6
Esses homens falavam de tradição e de consagração. Eles conheciam os estatutos e os regimentos. Era praticamente impossível desmascará-los em virtude do discurso eloquentemente piedoso que proferiam.

O CORAÇÃO SE CAMUFLA COM DEDICAÇÃO RELIGIOSA - MT 15.7-9
Esses homens cantavam, frequentavam seus cultos, liam e ensinavam suas doutrinas. Eram de dedicação religiosa humanamente irreparável.

“Ai de vocês, fariseus, e líderes religiosos fingidos! Vocês são tão cuidados em limpar a parte de fora da taça, mas o interior está imundo de exploração dos outros e de cobiça. Fariseus cegos! Limpem primeiro o interior da taça, e então ela inteira ficará limpa”. (Mateus 23:25-26)

O CORAÇÃO SE CAMUFLA COM DISTORÇÃO DOUTRINÁRIA - MT 15.10-20
Os fariseus estavam cegos pela verdade deles.
Haviam distorcido a revelação de Deus, transformando-a em tradições humanas agradáveis ao paladar e, ao defendê-las e declará-las, estavam levando com eles todo mundo para o buraco.
O coração corrompido sabe se camuflar muito bem: ele tem discurso piedoso, dedicação religiosa e doutrinas distorcidas.
A única forma de detectá-lo é pelo fruto que ele produz.
Chequem-nos de três maneiras: 1 pela interpretação que dão à Bíblia; 2 pela aplicação que fazem da Bíblia em suas próprias vidas; 3 pela forma como amam e se dão pelas pessoas.
Se não passarem por esses três crivos, são corações corrompidos e muito bem camuflados, são guias cegos.

A CURA PARA O CORAÇÃO
A transformação profunda da sociedade, da família e da igreja deve começar pelo coração. Não será camuflando com cuidado o coração corrompido que nós veremos mudanças estruturais acontecerem. Nem será com a mera aplicação da lei que o coração será tratado.

A CURA PARA O CORAÇÃO SE DÁ COM UM NOVO CORAÇÃO –
MT 15.10-14
Deus precisa plantar um novo coração em nós. Deve haver regeneração, novo nascimento e conversão. É necessário nascer de novo. O que foi plantado pelo homem será arrancado, mas o que foi plantado por Deus crescerá e frutificará para a vida eterna.

A CURA PARA O CORAÇÃO ACONTECE COM O TRATAMENTO DO COMPORTAMENTO PELO CORAÇÃO - MT 15.10-14
Não é mudando apenas o comportamento de alguém que haverá mudanças estruturais.
O comportamento pode perfeitamente ser ajustado às normas e aos padrões, mantendo-se, contudo, mau o coração. Precisa-se, portanto, mudar o coração para que se mude efetivamente o comportamento.
Outra coisa: o comportamento revela o coração. A boca fala do que está cheio o coração. Agimos segundo os desejos do coração. Portanto, atitudes pecaminosas requerem, essencialmente, abandono do pecado no coração.

A CURA PARA O CORAÇÃO SE DÁ COM O TRIUNFO SOBRE OS ÍDOLOS DO CORAÇÃO –
MT 15.7-9
O nosso coração é uma fábrica de ídolos. Sem Deus, o coração adorará alguém ou alguma coisa. O coração deles estava na glória que eles recebiam dos homens. Mudanças estruturais ocorrem quando triunfamos sobre os ídolos do coração.
É NECESSÁRIA UMA NOVA ALIANÇA COM DEUS
Para ocorrer mudança estrutural na vida de qualquer pessoa, necessário é que Deus estabeleça com ela uma aliança.
A nova aliança no sangue de Jesus Cristo, profetizada pelo profeta Ezequiel. - Ez 36.24-27

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO
1. Que desafios esta palavra trouxe ao seu coração?

2. Já foi enganado alguma vez pelo seu coração?

3. Uma das afirmações feitas neste sermão é que muitas vezes assim como os fariseus nos somos tentados a camuflar a disfarçar a realidade do coração. Essa afirmação de alguma forma se relaciona com você? Por quê? Que atitudes você tem tomado para reverter esta situação?

4. “A verdadeira resolução para o problema do coração é um novo coração.” Compartilhe com o grupo seu entendimento sobre esta afirmação.

5. Você já recebeu um novo coração do Pai? Se sim compartilhe sua experiência de salvação e as mudanças e frutos gerados a partir do seu encontro com Cristo.
Querido líder aproveite este momento para apresentar Cristo aos seus amigos.

Ez 36.24-27
24 [Chamado eficaz] “Pois eu os tirarei dentre as nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra”. 25 Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

26 [Regeneração] Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

27 [Conversão e santificação] Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

15/05/2018