HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 O REINO É DE DEUS
 


 

JOÃO 8 : 1 a 12 Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela". João 8:7 Vivemos numa sociedade doente. A sociedade brasileira está na UTI meus irmãos. O que vemos é uma total ausência de paciência e um abuso cada dia mais crescente. A força da lei e das penalidades são cada vez maiores, e mais frequentes. O desrespeito e a afronta tomaram conta da sociedade. Valoriza-se o BARRACO ( brigas e questionamentos ).Valoriza-se a afronta mais do que qualquer ação altruísta que se faça. O indivíduo bate palma para quem faz o MAIOR BARRACO e não bate palma para aquele que serve. Servir é para os fracos, DE ACORDO COM A LÓGICA da maldade e do desamor, que se impõe sobre as pessoas. Como se não bastasse tudo isso, o indivíduo hoje está em busca frenética pelo prazer, por isso é capaz de se colocar num JUGO DE ESCRAVIDÃO E SUBMISSÃO a um DEUS CHAMADO PRAZER, tudo em nome de uma BUSCA FRENÉTICA DA FELICIDADE PESSOAL, desconsiderando e ignorando completamente a ética cristã e os princípios da PALAVRA DE DEUS. • Como um cristão deve se comportar num mundo em crise ? • Como devemos nos portar num mundo doente ? • O que devemos fazer num tempo onde as INVERSÕES SÃO NORMAIS ? • Como não se tornar PRESA DE UMA CULTURA HEDONISTA – Onde o prazer é para ser alcançado a qualquer custo ?

DESENVOLVIMENTO Todos os homens buscam diversão, buscam jogar, brincar, se entreter—se não em extremos pródigos, no mínimo em doses pequenas. Isso pode ser observado em qualquer idade e em qualquer cultura da Terra. Somos fascinados pelas coisas boas da Terra ( e não há nada errado nisto ) . A parábola do filho pródigo (Lc 15) fala de um homem que deixou sua família e sua terra para ir atrás de viver prodigamente. Ele julgou que o melhor para si era aproveitar e curtir a vida de maneira despreocupada, em busca de quaisquer formas de diversão que desejasse. O filho pródigo fez uma coisa que todos nós já fizemos em algum ponto de nossas vidas, em verdade, algo que fazemos todos os dias: buscou diversão, quis satisfazer seus desejos por lazer CONTRARIANDO ATÉ MESMO A AUTORIDADE DO SEU PAI. Até mesmo crianças brincando com animais ferozes (Is 11:6-10). • Zacarias fez promessas parecidas; ao falar acerca da restauração de Jerusalém ele diz que “as praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincam” (Zc 8:5). • Jesus em certas ocasiões (mesmo fora do Sábado) se retirou para descansar e se recompor. Curiosamente, Jesus foi acusado de ser um glutão e beberrão; estas acusações eram falsas, mas foram motivadas pelo fato de que era comum que Jesus gastasse tempo em comunhão e comida junto com as pessoas. Seu primeiro milagre público envolveu uma festa DE CASAMENTO. Deus nos criou com instintos naturais para desejar descanso, interação e lazer; coisas que a Bíblia não condena se feitas dentro de seus parâmetros. Mas Deus fez um mundo que vai além de simplesmente satisfazer as necessidades humanas de sobrevivência, ele criou diversidade, beleza, deleite; ele fez um mundo prazeroso ao homem, um mundo para ser aproveitado dentro de seus LIMITES. Deus não fez nenhuma restrição a Adão e Eva quanto a nadarem nos rios, brincarem com os elefantes, comerem quase todos os frutos ou aproveitarem a companhia um do outro em sua tarefa de povoar a terra. E vemos no texto que LEMOS irmãos, uma mulher – NÃO SABEMOS O NOME DELA – apanhada em pleno EXERCÍCIO DE SEU PRAZER EXTRA CONJUGAL – Como se não estivesse satisfeita sexualmente com o seu marido, acreditou no PODER DE UMA AVENTURA AMOROSA FORA DO CASAMENTO. 1 Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. 2 Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. 3 Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos 4 e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. 5 Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?

E quem a flagra no ato de adultério ? OS RELIGIOSOS LEGALISTAS. Os religiosos usaram aquela situação, não para oferecer graça e uma nova oportunidade aquela mulher, mas para ver sangue. Tem religioso que vive para FERIR O OUTRO – PARA MATAR – PARA DESTRUIR. Eles se lembraram da lei, mas se esqueceram da motivação do CORAÇÃO – DO PECADO. NÃO CONHECIAM A GRAÇA. 5 Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? É NESTE MOMENTO que Jesus começa a sua reflexão por escrito - NA AREIA – não sabemos o que ele escreveu .. NÃO TEMOS O REGISTRO DISSO. Mas certamente o fato de JESUS ECREVER na areia reflete o que ele iria fazer na vida daquela MULHER. • JESUS ESCREVE UMA NOVA HISTÓRIA. Apesar de sabermos que o mundo JAZ NO MALÍGNO e que as hostes do inferno estão impingindo aos homens os mais sórdidos sentimentos, há uma graça operando não só para AMENIZAR os efeitos destruidores da queda, mas para trazer NOVA VIDA. 7 Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela". 8 Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. 9 Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos.

Quem sabe JESUS ESTIVERA ESCEVENDO – Novos planos de alegria e satisfação CONJUGAL para aquela mulher. Não seria mais vítima de seus PRAZERES. Seria sim antes de tudo alguém PERDOADA POR JESUS CRISTO. E o perdão que Jesus daria a ela, estaria profundamente relacionado à sorte dos seus OFENSORES. Ela seria perdoada, eles saíram da cena sem o perdão. • JESUS MOSTRA QUE O PERDOADO NÃO DEVERIA SER CONDENADO POR NINGUÉM A Graça de Jesus Cristo foi e é suficiente para dar NOVA VIDA AQUELA MULHER PECADORA. 10 Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? " 11 "Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".

• AO PERDOADO JESUS ORDENA O ABANDONO DA VIDA DE PECADO Vá viver dentro dos SEGUROS LIMITES DE ALEGRIA E PRAZER.

CONCLUSÃO:

No REINO DOS HOMENS, a graça não existe, somente JULGAMENTO e CONDENAÇÃO. O Reino de Deus é a boa notícia aos homens. Agora eles podem se recuperar de sua DOENÇA PRINCIPAL – A CONDENAÇÃO ETERNA POR CAUSA DO PECADO ORIGINAL. Saia da área perigosa, retorne para JESUS CRISTO.

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO :

• O que este texto de João revela de você ?

• HÁ ALGUNS QUE ESTÃO MUITO PRÓXIMO DO PERIGO E ESTÃO QUASE DESPENCANDO NO ABISMO DO MAL. O QUE DIRIA A ALGUÉM QUE CORRE ESTE RISCO ?

• COM O EXEMPLO DESTA MULHER – CONSEGUE FAZER UMA DIFERENÇA ENTRE A LEI E A GRAÇA ?

• HÁ ALGO QUE PODE ESTAR APRISIONANDO VOCÊ ? DIANTE DO QUE OUVIU, QUAL PLANO TEM PARA SER LIBERTO ?

05/06/2018