HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 OUSE ORAR
 


 

8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
A oração é uma prática cristã muito comum, muito desejada, muito cobiçada, mas pouco compreendida. Ao dar o primeiro discipulado aqui na IBBR sobre o livro “ DESENVOLVENDO UMA VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO” há anos atrás – livro do Gregory Fritzell , percebi elementos na oração ensinada na Bíblia que eu não praticava, e isso aconteceu e acontece com todo mundo que lê o livro.
E quando vemos Jesus ensinando a oração em Mateus 6 : 5 e 6, há uma distinção clara entre o modo como os discípulos deveriam orar, e o modo como os hipócritas oravam (Mateus 6.5,6) . "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. Mateus 6:5,6
Os hipócritas eram atores gregos, aqueles que encenavam um papel ou personagem. Cristo demonstra que os discípulos não devem buscar transparecer algo que não são, e um dos motivos PARA ESTE ATO FINGIDO É A VANGLÓRIA. Devido ao local apontado por Jesus como sendo o ambiente em que estes hipócritas faziam suas orações (a sinagoga), é bastante possível que Cristo esteja se referindo aos fariseus ou mestres da lei, que usavam a oração apenas como um meio para demonstrar uma falsa piedade, com vistas à serem enaltecidos pelos homens. Faziam da oração um ato HIPÓCRITA – TEATRAL e da CASA DE DEUS um verdadeiro PALCO de exibição.

DESENVOLVIMENTO

OUSE ORAR COMO DEUS ENSINA

Apesar de entregarmos a Ele nossas petições, desejos, anseios, e vontades, é o Senhor que está no centro das nossas orações e não nós, e não os nossos anseios, nossos desejos, nossas necessidades. Quando oramos deveríamos sim EXALTAR A DEUS e a VONTADE SOBERANA DELE.
Qualquer tentativa de voltar-se para si mesmo como aquele que merece estar em evidência na oração, culminará em um desprezo da parte de Deus, e isso pode ser visualizado no texto anteriormente citado de Tiago 4. O Escritor enfatiza que a causa de as orações de alguns não serem atendidas, é que essas orações estão sendo feitas com base em desejos vãos e egoístas: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (v. 3).

Ser amigo de Deus é bom, mas não é uma escolha fácil, pois temos os nossos FLERTES com as coisas deste mundo e nos tornamos facilmente infiéis, e por vezes, quando persistimos com essas infidelidades nos tornamos INIMIGOS DE DEUS.

Ser amigo de Deus é bom, mas não é algo que não nos custe nada. Teremos que renunciar amorosamente a algumas coisas, POIS DEUS É EXIGENTE para com os seus filhos, e até mesmo vai nos dar a chance de sermos confrontados com os nossos desejos.

Exemplo :

1 – O MUNDO GOSTA DE IDOLATRIA – Deus gosta de fidelidade e diz para não termos outros deuses diante de nós.

2 – O MUNDO GOSTA DE PORNOGRAFIA – Deus costa de pureza e nos pede para sermos santos como ele é.

3 – O MUNDO GOSTA DE RECLAMAÇÃO – Deus gosta de gratidão.

4 - O MUNDO GOSTA DE CORRUPÇÃO – Deus gosta de honestidade.

5 – O MUNDO GOSTA DE EXPLORAÇÃO – Deus gosta de justiça.

6 – O MUNDO GOSTA DE USAS AS PESSOAS EM BENEFÍCIO PRÓPRIOS – Deus gosta de ver as pessoas respeitadas.

7 – O MUNDO GOSTA DE GUERRA – Deus gosta de paz.

8 – O MUNDO GOSTA DE MALEDICÊNCIA – Deus gosta de respeito mútuo.

9 – O MUNDO GOSTA DE EGOÍSMO – Deus gosta da solidariedade.

10 – O MUNDO GOSTA DE EMBALAGEM BONITA – Deus gosta de conteúdo bonito.

OUSE ORAR POR SUAS MAZELAS

Jesus ao ensinar a oração modelo, ou oração dominical em Mateus 6, estava sim demonstrando que é possível sim ter INTIMIDADE COM DEUS, e para isto é necessário ROMPER COM O PECADO. A oração que Deus ouve, começa com um CORAÇÃO que é TOTALMENTE LAVADO PELO SANGUE DE JESUS. Há uma nova identidade. Não é uma arte, e sim uma NECESSIDADE de quem foi perdoado e lavado pelo SANGUE de JESUS
CRISTO.

Por isso queridos, que quando começamos a orar sinceramente e honestamente, somos colocados por Deus na parece, nos confrontamos com o MUNDANISMO que ainda percorre as nossas veias, somos confrontados com a falta de perdão que corre solta, com palavras maldizentes, enfim.
Quando estamos MUNDANIZADOS, não conseguimos mais ver a Deus e o seu REINO. Não enxergamos mais o todo e sim só o que está no nosso quintal.

OUSE ORAR PELO TODO

Outro ponto que demarca a forma como Cristo ensina a oração é o desejo por ver efetivado o reino de Deus e sua vontade. Como já abordado, o coração da oração concentra-se no Senhor e não em nós.

Quando Jesus ora em Mateus 6 “venha o teu reino e seja feita tua vontade”, na petição quanto ao pão de cada dia, Cristo exibe confiança em Deus. Ele está ciente de que o Pai providenciará o necessário para nossa sobrevivência, portanto, não convém pedirmos qualquer coisa além disso.
13 Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". 14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.15 Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo
• Não é a sobra de mantimentos em nossa dispensa que nos garantirá o amanhã, mas a boa vontade e misericórdia de nosso Deus.
• Não é o seu plano de investimento que vai garantir a sua estabilidade, mas a chegada da VONTADE DE DEUS.
Você pode preparar tudo – planejar tudo, mas se Deus não estiver adiante, o seu tudo pode se transformar no seu nada. E quando estiver com o seu nada, bem adiante de você, caso ele tenha chegado, você começará a encontrar a dependência de Deus para que ELE SE TORNE O SEU TUDO. Aí você começará ter a visão do TODO. É aí que nos tornamos mais GENEROSOS. É aí que nos tornamos mais AMOROSOS. É aí que nos tornamos mais USADOS POR DEUS.

CONCLUSÃO :

O cap 4 de Tiago nos confronta com os nossos comodismos, e questiona nossa FRACA teologia criada em torno da oração, mas ao mesmo tempo entendemos hoje que a oração é bem mais do que uma conversa com Deus, é um exercício espiritual, onde nos inclinamos diante do trono da graça, para clamarmos por socorro, para pedirmos sua proteção, para expormos nossas frustrações e mágoas, para receber dele o conforto ao atravessarmos situações difíceis.

A oração é um veículo de comunhão nossa com nosso Deus, através de Cristo, nosso sacerdote, por meio do Espírito, nosso consolador. Quando oramos, nos humilhamos reconhecendo que todo o poder está nas mãos de Deus, que desde os céus rege todas as coisas. A oração verdadeira, é uma demonstração que Deus nos proporciona agora, do que viveremos na eternidade; um momento de íntima comunhão com nosso Deus.
Quando oramos somos fortalecidos espiritualmente, para suportarmos a caminhada cristã.
A oração é uma prática bíblica, onde expomos nosso pensamento a respeito de Deus. Se não oramos, ou oramos de forma errada, nossa perspectiva sobre Deus está errada. Logo, se nossa visão sobre Deus não está respaldada no que a Escritura diz, que Deus estamos servindo?
A quem estamos orando?

Ao Deus trino e uno, Criador dos céus e da terra, ou aos ídolos que criamos em nosso coração? Oremos mais, acheguemo-nos mais a Deus por meio da oração. OUSE ORAR. PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO :

O QUE APRENDEU SOBRE A ORAÇÃO CONFORME A PALAVRA DE DEUS ENSINA ?

O QUE PODERIA DIZER SOBRE A ORAÇÃO QUE JESUS ENSINA EM MATEUS 6 ?

COMO PODE COLOCAR EM PRÁTICA TUDO QUE OUVIU HOJE ?

O MUNDO QUER ENTRAR NO CORAÇÃO DO CRENTE PARA NEUTRALIZAR SEU PODER EM DEPDENDÊNCIA DE DEUS. O QUE TEM FEITO PARA FICAR LIVRE DESTA AMEAÇA ?



18/06/2018