HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 O QUE NOS MOVE E NOS FAZ VIVER
 


 

Há vários discursos e sermões na Bíblia. Os homens de Deus, são tremendamente verdadeiros, corajosos e ao mesmo tempo FIRMES E CONVICTOS nos seus discursos. Observa-se QUE HÁ – NESTES DISCURSOS – ouvintes que conseguem entender, e aceitam as suas palavras, mas há também os que resistem a verdade.

ENTÃO : NEM TODOS OS DISCURSOS QUE VEMOS NA BÍBLIA FORAM BEM ACEITOS E BEM RECEBIDOS.

Há uma terceira categoria de ouvintes dos discursos, analisam, analisam, analisam e nada decidem. Os discursos no NOVO TESTAMENTO exigiram POSIÇÕES DOS OUVINTES. Foram confrontadores, pois estes DISCURSOS INVADIAM ESPAÇOS RELIGIOSOS E FILOSÓFICOS CONSOLIDADOS PELA MAIORIA, PELA TRADIÇÃO OU CONSOLIDADOS PELA HISTÓRIA.

Um destaque ainda – antes de prosseguir – é : a aparição do apóstolo Paulo em Atenas, é um evento de grande importância para a história da igreja. Atenas era, em certos aspectos, a capital do mundo, e a sede da cultura e filosofia grega; mas era também o ponto central da superstição e idolatria.

DESENVOLVIMENTO
Paulo neste discurso é movido pela INDIGNAÇÃO. Na indignação Deus dá a ele uma oportunidade, e talvez ÚNICA de anunciar o evangelho num contexto EXTREMO DE RESISTÊNCIA, PAGANISMO E IDOLATRIA. É muito interessante observar que o apóstolo Paulo, não tinha pressa de começar seu trabalho nesse lugar, e o discurso acontece de forma INESPERADA, E ATÉ MESMO IMPROVISADA. Só não era surpresa para DEUS, que estava ali aprovando aquela situação, e dando a Paulo a autoridade PARA FAZÊ-LO.

PAULO FALA DE CORAÇÃO TRANSBORDANTE.

Sua primeira intenção era esperar pela chegada de Silas e Timóteo. Ele tinha enviado uma mensagem para Bereia para que eles fossem ter com ele o mais rápido possível, mas quando ele se viu rodeado de templos, e altares, e estátuas, e adoração idólatra, ele não podia mais ficar em silêncio.
PAULO SE VÊ NO CENTRO DE UMA CONFUSÃO ESPIRITUAL.
Os falsos deuses iludiam os Atenienses. Os falsos deuses levavam os Atenienses para ainda mais longe de Cristo. Como de costume, Paulo sempre começa esclarecendo os JUDEUS, mas também disputa diariamente com os filósofos no mercado: cristianismo e paganismo então se confrontam abertamente entre si; E VALE RESSALTAR PAULO ESTAVA SOZINHO estava sozinho em Atenas, enquanto o lugar fervilhava de SERVOS do paganismo; e tão numerosos eram os objetos de adoração.

Mas o cenário não era favorável a Paulo TAMBÉM DO PONTO DE VISTA FILOSÓFICO. lguns, com desprezo, ridicularizavam o que ouviam, e outros ouviam e desejavam ouvir mais.

"E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição." (Atos 17:18).

Epicureus: eram filósofos de uma escola fundada por Epicuro (341-270 a.C.) no ano 300 a.C., aproximadamente. A filosofia por ele apregoada trazia em seu bojo o ensinamento de que nosso objetivo primeiro na vida, deve ser obtido, através dos sentidos, a ideia era : OBTENHA O MÁXIMO POSSÍVEL DE SATISFAÇÃO E AFASTE QUALQUER TIPO DE SOFRIMENTO. Extremamente materialista, a filosofia de EPICURO ensinava que o bem supremo é o prazer. Demonstravam pouco interesse por política e pela sociedade, e tinham como palavra de ordem "viva o agora".

No mesmo período e nação surge o estoicismo, fundado por Zenão. Segundo os estóicos, as pessoas são parte de uma mesma razão universal. Criam que os processos naturais eram regidos pelas leis da natureza e por isso o homem deveria aceitar deu destino. Se mostravam insensíveis a tudo.

Observando tais pensamentos, fica patente que a sociedade em nossos dias tem muitos comportamentos oriundos do epicurismo e estoicismo. Como os epicureus, materialista ao extremo. O homem vive como se não houvesse um amanhã e importa o aqui, o agora, o imediato. Busca o prazer a todo custo. Hedonismo é a palavra-chave.

À semelhança dos estóicos, aprisionada a um fatalismo ingênuo que têm servido de desculpa para a inércia, para a inoperância, para uma vida ao "Deus dará". O que prevalece é a insensibilidade quanto ao sofrimento do próximo e ao próprio sofrimento, sempre utilizando as velhas máximas como desculpa: "DEIXA A VIDA ME LEVAR” e, por conseguinte, não movendo uma palha sequer para reverter situações adversas. É esse pessoal que lá no areópago, chamaram Paulo de paroleiro, tagarela, pregador de deuses estranhos.
OS QUE RECEBEM A CRISTO HOJE AINDA SÃO CRITICADOS E SÃO AINDA PRESSIONADOS A ABANDOREM A SUA FÉ.
O QUE ESTAVA NO CENTRO DA VIDA DE PAULO PARA SE LEVANTAR TÃO CORAJOSAMENTE ?

O que ele já havia resolvido no seu coração ?

1 – Que a Igreja de Jesus Cristo era a “coluna e FIRMEZA da verdade” (1 Timóteo 3:15)

Que a mensagem da IGREJA DE CRISTO FAZ ENCONTRAR O ponto de equilíbrio da vida: pois Cristo é o centro do universo, da história e da existência humana.

O que ele já havia resolvido no seu coração ?

2 – QUE CRISTO É O CENTRO DO UNIVERSO.

O ateísmo pós-moderno riscou o criacionismo e a percepção de Deus em sua agenda pois nega a existência do Criador é criar uma forma de se esconder e de não enfrentar o acerto de contas COM DEUS.

Contudo, o Verbo que principia o sentido da vida afirma:

“pois nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste” (Colossenses 1:16-17, NVI).
O profeta Isaías exclama:

“Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos?” (Isaías 40:12, NVI).

Diante disso, ao levantar pela manhã Paulo sabia que era preciso renovar nossa mente com a Palavra e o coração com a presença do Jesus que criou todo o universo e o sustem nas palmas de Suas mãos

O QUE ESTAVA NO CENTRO DA VIDA DE PAULO.

O que ele já havia resolvido no seu coração ?

3 – QUE CRISTO É O CENTRO DA HISTÓRIA.

Desde a eternidade o Senhor criador do universo escreveu a história fazendo com que tudo convergisse em Cristo. Cristo é o centro da existência.

Pelo fato de Jesus Cristo ser o ponto de convergência do universo e da história, os homens só podem encontrar o real sentido de viver se o coração for reprogramado com o plano de voo que vem da Cabine de Comando do Céu. Sem a direção de Deus, os homens são como um avião à deriva, o final é o desastre, a morte ETERNA.

CONCLUSÃO :

1 - Assim como lá em ATENAS no século I , hoje os homens estão perdidos, sem JESUS CRISTO NÃO HÁ SALVAÇÃO .

2 - Assim como lá em ATENAS no século I, hoje ainda os homens criam e recriam seus falsos deuses. As vâs filosofias de vida ainda estão por aí presentes no pensamento coletivo, e no comportamento mundano das pessoas que não conhecem a Cristo.

3 - A sanidade mental, emocional, psíquica e social vai se deteriorando rapidamente , pois sem a presença de Cristo , o “eu” assume o avião e conduz o indivíduo à morte, pela via do prazer momentâneo e egocêntrico

4 - Meu querido, a sua vida, a sua família, seus dons e talentos, profissão e bens são dádivas do Senhor para que você saiba usar isso de forma a dar glórias ao NOME DE JESUS

5 - Todos somos convocados hoje a redimensionarmos a nossa vida para compreendermos que vivemos numa sociedade alienada do Criador e que para nos livrarmos das IDOLATRIAS E DOS MALES DESTE MUNDO – PRECISAMOS DE ARREPENDIMENTO.
Arrependimento NÃO É FRAQUEZA – É UMA NECESSIDADE – O INDIVÍDUO SE RECRIA ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO BÍBLICO – O real arrependimento livra o indivíduo do MARTÍRIO – DA CULPA – DO REMORSO – É através do ARREPENDIMENTO E FÉ – Que Jesus Cristo te dá uma NOVA VIDA.

6 - Até mesmo como crentes em Cristo alguns podem estar caminhando neste mundo desconectados diariamente da Cabine de Comando do Céu! Necessitamos de voltar ao Plano de Voo estabelecido pelo Senhor na Palavra. PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO :

1 – O QUE É QUE TE MOVE E TE FAZ VIVER ?

2 – QUAL DESAFIO TRAZ PARA A SUA VIDA ? COMO É QUE SE POSICIONA DIANTE DAS AGRESSÕES E DAS BIZARRICES DESTE MUNDO ?

3 – TEM SIDO ALVO DE RESISTÊNCIAS E ALVO DAS PRESSÕES DESTE MUNDO ?




02/07/2018