HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 A LEI É O AMOR
 


 

Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. Gálatas 5:16-26

INTRODUÇÃO

A região da Galácia era uma área instável para o evangelho. Paulo pretendia corrigir os desvios da igreja ali plantada. Erros como : desvios doutrinários; influencias do partido legalista JUDAIZANTES que defendia a salvação mas sem a exclusão da circuncisão judaica e da observação da lei judaica. Ou seja : queriam um evangelho e uma igreja diferente do que Jesus havia ensinado.

POR ISSO A ÊNFASE DE PAULO É : SALVAÇÃO PELA GRAÇA.

Então Paulo apresenta instruções seguras sobre a SUFICIÊNCIA DA FÉ EM JESUS CRISTO para a salvação e passa uma série de instruções para a vida cristã. PAULO DEFENDE A GRAÇA.

DESENVOLVIMENTO

1. UMA VEZ SALVOS – TEMOS LIBERDADE EM CRISTO
Em Gálatas 5 : 13 e 14 Paulo exorta a igreja a não dar liberdade a carne.
A LIBERDADE CRISTÃ TEM QUE ESTAR SUJEITA AO AMOR DE DEUS
Paulo então questiona tudo o que se faz sem este elemento ( AMOR ÁGAPE ), As obras da carne são opostas a lei maior que é a LEI DO AMOR.

QUE AMOR HÁ NA IMORALIDADE SEXUAL ?

Em Romanos 6 Paulo já afirmara que que havíamos morrido para o pecado. Para o cristão o pecado não deve mais reinar – dominar, e aí que que entra o questão que Paulo ABORDA : O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO.

Não podemos nos alimentar das ervas daninhas. Elas devem ser destruídas.

Não somos mais como lotes vagos, onde há lixo e criadouro de ratos.

DEVE-SE LEMBRAR QUE HÁ UMA FORÇA DESTRUIDORA NA NATUREZA HUMANA – Isso pode ser comparada a raiz de uma árvore plantada próximo a uma calçada de concreto. Uma hora ela começa a destruir todo o calçamento.

Então resta a pergunta : O ESPÍRITO SANTO MORA EM MIM ?

2. O FRUTO DO ESPÍRITO SE DESENVOLVE QUANDO O E.S. TEM LIBERDADE

Paulo afirma que o fruto é um só, que se reflete em 9 atributos distintos e visíveis.

O FRUTO AMOR PRODUZ AÇÃO – ATITUDES – NADA É MAIS ESTÁTICO.
O amor é a essência do caráter de Deus. Em Romanos 5:5 Paulo afirma que Deus derramou o seu amor em nós através do Espírito

Santo, que é Deus em nós, a causa de NÃO SERMOS CONSUMIDOS.

É IMPOSSÍVEL VIVER A CAMINHADA CRISTÃ SEM O ESPÍRITO SANTO.

3. SIGNIFICADO PRÁTICO DESTE AMOR

Como forma direta há um AUTO SACRIFÍCIO ( sacrifício escolhido ) ou resiliente, e AUTO DOAÇÃO ( decisão por doação voluntária ) , em favor do outro. Há até uma canção que se ensina no POLEM. Ele este é amor é grande, muito grande.

Oposto ao egoísmo que dá origem às obras da carne, o amor de Deus é doador. Por isso quem ama, pensa em Deus e seu Reino, e assim que ama decide “cortar a sua própria carne”. ( linguagem figurada exemplificando – decidir ficar com o prejuízo)
Em João 13: 35 Jesus afirma que os discípulos só podem ser reconhecidos pelo AMOR. Ou seja : algo prático e real é visto na vida dos seguidores de Jesus Cristo.

O Espírito Santo derrama seu amor sobre o coração do crente – os desdobramentos são vistos no fruto deste Espírito.

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

1. Se a lei é o amor, por que não se vive a lei ? Se Jesus nos deu liberdade, por quer ela é tão ameaçada ?
2. O que você pode ainda hoje fazer de forma prática em favor do próximo ?
3. Na sua opinião o que poderia ser feito para que haja mais amor “manifesto” em sua vida ?
4. O inimigo não quer que as manifestações deste amor ocorram. Quais obstáculos o crente precisa vencer hoje para viver e manifestar este amor ?