HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 IDENTIDADE CRISTÃ ( PARTE II )
 


 

INTRODUÇÃO

Definição bíblica de cristão: “o verdadeiro cristão é aquele que, através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo, aceita-o como seu Salvador e Senhor pessoal. O cristão verdadeiro, além do compromisso com Jesus Cristo, tem um estilo de vida contrastante com o estilo de vida do homem natural, que não experimentou a redenção em Cristo. Tem como atitude a fé que demonstra, depende de Deus e de sua Palavra, envolve a pessoa de Deus no seu cotidiano, nos planos e opções de vida. Por permanecer em Cristo, pela fé , desenvolve uma vida cristocêntrica, é sustentado pela fé, e por causa dela confia no futuro. Demonstra seu amor progressivamente por palavras e obras. Ama a Deus e ao próximo. Se compromete com o discipulado, e está incorporado na Comunidade de Cristo (igreja local). Está engajado num serviço responsável, no mundo em favor de Cristo e da expansão do seu evangelho.”

Nossa identidade pessoal, é o nosso maior bem, é a aquilo que queremos e devemos preservar. Quando apresentamos a nossa carteira de identidade a alguém, estamos o que? Olhando a foto de como éramos, estamos apresentando a data em que a expedimos, a data de nosso nascimento, consideramos a nossa origem, MEU PAI – MINHA MÃE, temos o registro onde nascemos, lembramos de um número de registro.
A sua identidade como cidadão é resumida num pedaço de papel ou através de um número. A identidade como cristão é aquilo que o outro enxerga em você.

É sobretudo aquilo que DEUS PENSA E DIZ DE VOCÊ.

A sua identidade como cristão é o que outro está vendo, e não naquilo que você está dizendo ser. A sua identidade como cristã não se expressa através de um documento, mas sim através dos VALORES que você assume e manifesta. Então – Identidade tem a ver com o que eu penso de mim mesmo, ou seja aquilo que EU PRESUMO SER – E aquilo que o OUTRO ENXERGA EM MIM. DESENVOLVIMENTO
Basicamente apresentamos aqui através destes elementos, representados no pão e no cálice

1 – A ENCARNAÇÃO FÍSICA DE JESUS – Jesus se fez carne e habitou corporalmente entre nós humanos.

2 – A MORTE SACRIFICAL DE JESUS – Jesus sem pecado, decidiu morrer de forma sacrificial, recebendo sobre ele todos os nossos pecados. Se fez sacrifício.

3 – A RESSURREIÇÃO DE JESUS – Jesus Cristo está no nosso dia a dia no século XXI e vai voltar.

4 – REINO VINDOURO DE JESUS – E ele estabelecerá definitivamente o seu Reinado

Veio uma vez em que Seu calcanhar deveria ser ferido; virá novamente para quebrar a cabeça da serpente e governar todos os seus inimigos com uma vara de ferro. Veio uma vez para vestir a coroa de espinhos; virá uma outra vez vestindo uma coroa de glória, referente ao Seu governo soberano sobre toda a terra como o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Apoc. 11:15; 17:14. Quando Jesus vier novamente, ninguém cuspirá em seu rosto, mas todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor para a glória de Deus Pai. O Cordeiro de Deus crucificado virá novamente e, embora as marcas dos pregos estejam visíveis, nenhum prego atará Suas mão à cruz; mas, ao contrário, Ele segurará o cetro da soberania universal, administrará e reinará por todo o sempre. Apoc. 19:11-16.

A VOLTA DE CRISTO E O ESTABELECIMENTO DO SEU REINADO SE DARÁ EM DUAS FASES

Na primeira fase, Ele virá no ar para buscar os Seus. I Ts.4:15-17 Na segunda fase, Ele virá para a terra com Seus como um rei para conquistar e reinar. Zacarias 14:9; Apoc. 19:11; 20:1-5.

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO É IMINENTE

Jesus virá em Seu próprio tempo, por isso poderá vir a qualquer momento! Ele nos adverte para estarmos prontos. Lucas 12:35-40.
Por isso , o apóstolo Paulo estava muito preocupado com o coração dos Coríntios. Estava preocupado com a ATITUDE do coração, muito mais do que com o que eles criam a respeito da Ceia do Senhor. Se era livre, restrita ou ultra restrita, se era um memorial ou um sacramento, Paulo queria que os Coríntios estivessem vivendo de forma COERENTE, e de forma a dar TESTEMUNHO.
E certamente deveriam estar PREPARADOS para a volta de Jesus.

Paulo estava preocupado com a DISTORÇÃO IDENTITÁRIA da igreja. Era uma igreja, presente no memorial, mas sem DISCERNIR o que faziam naquele momento.

Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. I Co. 11.26 Em outras palavras – VOCÊS SÃO A MAIOR MENSAGEM. As pessoas olham pra vocês. O que elas conseguem ver de Cristo ?

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

• O que é possível enxergar sobre a identidade cristã ?

• Fale sobre a identidade cristã e a importância que ela tem no seu dia a dia ?

• O memorial da Ceia é mais do que um ritual, é uma oportunidade de revisão dos efeitos COMUNICADORES de sua graça e misericórdia. De que forma se prepara no seu dia a dia para comunicar o evangelho ?

• Leia Atos 4.29 a 31 e responda : COVARDE OU UM CRISTÃO? Eis a questão que esteve por detrás da oração dos discípulos. Percebe que são nos momentos mais críticos que a identidade cristã pode ser forjada em você ?

17/09/2018