HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 O FATOR BARNABÉ
 


 

INTRODUÇÃO

Além de ser extremamente acolhedor, generoso e amigo Barnabé, também possuía outras características espirituais. Ele era um homem bom. As Escrituras dão um destaque a essa virtude: “pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. ” (Efésios 5:9) Ou seja, Barnabé era um homem justo. As pessoas o amavam. Respeitavam seus posicionamentos e sempre queriam ouvi-lo porque ele acrescentava a comunidade não apenas com palavras, mas sobretudo com atitudes de bondade. Atitudes que enriqueciam e muito a convivência de uns com os outros. Ele era um facilitador de convivências. Cheio do Espírito Santo. O Espírito Santo controlava Barnabé inteiramente. Seu comportamento e decisões eram todos influenciados por ele. Dessa forma era natural para ele manifestar entre os irmãos os frutos do Espírito.

DESENVOLVIMENTO

Barnabé ( Filho da Consolação) na vida de Paulo

1 - Atos 4 relata pela primeira vez a pessoa de José (Barnabé) na Biblía, um levita, natural de Chipre que se destaca pela sua generosidade nas contribuições e principalmente por encorajar e consolar novos Cristãos. Paulo foi um deles!

Um dos maiores problemas enfrentados por Paulo no princípio da sua caminhada cristã foi a desconfiança. Embora seu testemunho fosse muito forte – ele viu o Senhor (Atos 9.4,5) – a igreja não conseguia confiar nele. Paulo havia encarcerado e assassinado muitos cristãos, inclusive Estevão um dos líderes da Igreja (Atos 7.55-58). Ao conhecer a história de Paulo – seu testemunho – Barnabé assumiu a responsabilidade pela vida dele. Não desconfiou como os demais. Apresentou Paulo as lideranças da Igreja como um verdadeiro cristão. O apóstolo Paulo escreveu mais da metade do Novo Testamento. É o maior ganhador de almas e plantador de Igrejas de todos os tempos. A importância da vida do apóstolo Paulo para a Igreja é sem precedentes. Mas tudo isso começou através da pessoa amorosa de Barnabé, que acreditava nas pessoas e estava sempre disposto a ajudá-las 2 - Durante a viagem pela Ásia, Paulo alcança um grande destaque na pregação do Evangelho. A sabedoria, intrepidez e o poder com os quais ele falava sobre Jesus arrebatava o coração dos ouvintes. Desse ponto em diante, em lugar de “Barnabé e Paulo” (Atos 11.30; Atos 12.25; Ats 13,2,7) ouvia-se falar de “Paulo e Barnabé” (Atos 13.43,46,50; Atos 14.20; Atos 15.2,22,35).

Em nenhum momento as Escrituras mostram Barnabé com ciúmes, desprezo ou rancor com relação a Paulo. O seu coração convertido tinha apenas uma preocupação, que o Senhor Jesus fosse glorificado. 3 – (Atos 15:39,40) Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. ” Paulo não quis ceder com base nos seus motivos. Barnabé também não, com base nos seus motivos. O resultado foi a separação de uma das duplas evangelísticas mais produtivas na história da Igreja de todos os tempos.

Barnabé seguiu viagem com João Marcos, seu primo (Colossenses 4.10) para Chipre (Atos 15). Paulo convidou a Silas para ser seu novo parceiro e foi para Síria e Cilícia.

CONCLUSÃO Após sua separação do apóstolo Paulo, Barnabé não é mais citado por Lucas no livro de Atos. Contudo, ele continuou com seu ministério (I Coríntios 9:6). As muitas virtudes desse homem de Deus ainda hoje são preciosas.

PERGUNTAS PARA REFLEXAO:

1. O podemos aprender através da vida de Barnabé?

2. Você consegue reconhecer alguns “Barnabés” em sua vida espiritual?

3. Comente sobre a importância de cada crente desenvolver as virtudes de Barnabé para o acolhimento dos novos crentes e para o avanço da obra de De

16/10/2018