HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 A FÉ QUE TENHO E A QUE NECESSITO
 


 

INTRODUÇÃO

Para se entender o capítulo 14 de João , temos que olhar um pouquinho para o cap.13 e final do cap 13 quando Jesus no versículo 34 ensina : “assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”. Não haveria cristianismo sem amor. O amor faria os discípulos representarem muito bem a mensagem do Eterno que DEUS É AMOR. Este amor mútuo quando evidenciado, quando manifesto traria muito conforto e auxílio à comunidade cristã, assim também é uma forma muito poderosa de manifestar Cristo a um mundo resistente ao amor de Deus. Digo resistente , e especialmente na época de dúvidas, de incertezas quanto ao futuro. O amor de Cristo é a mensagem de Deus ao mundo. Os homens transformados por JESUS CRISTO, em atividade de amor, são as provas vivas de que Deus é EMANUEL. No capítulo 13 Jesus fala sobre a sua traição 13:21-30, e depois sobre a sua partida deste mundo, isso é muito desencorajador para os discípulos 13:31-33. O clima havia ficado tão ruim pois NO CAPÍTULO 13 seria dito ainda a Pedro que ele negaria o Salvador 13:36-38. Assim, as suas esperanças e expectativas estavam sendo desmanteladas, pedaço a pedaço. Os discípulos tinham todas as razões para se encontrarem perturbados ou agitados nos seus corações.

DESENVOLVIMENTO

“Não se perturbe o vosso coração”, e pela Sua promessa de paz em 14:27, “Deixo-vos a paz, dou-vos a Minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!”. Associado à repetição da sua exortação contra corações perturbados e temerosos, isto mostra que estavam perplexos e admirados. Assim, João 14 é uma daquelas maravilhosas passagens da Palavra que são sublimes nas suas promessas e profundas na sua significância para a vida do corpo de Cristo ou para os Seus discípulos. Os discípulos representariam o salvador num mundo hostil, precisariam das suas garantias pessoais a serem vividas pela fé. A serem vistas pela fé. Gente, por causa do coração perplexo dos discípulos, João 14:1 é central e o versículo-chave dos capítulos 13-14. Temos aqui então DOIS PROBLEMAS E DUAS NECESSIDADES que todos os discípulos enfrentam na sua caminhada pelo mundo.

O primeiro e maior dos problemas aqui é o dos corações atribulados. Mas devemos ter em vista que um coração atribulado é realmente o resultado – um sintoma - de um problema mais profundo.

A primeira necessidade é “Não se perturbe o vosso coração”. “Perturbe” corresponde ao grego que significa literalmente “abanar, revolver, agitar (uma coisa, através da movimentação das suas partes para a frente e para trás). Metaforicamente, significa “causar uma comoção interior, tirar a paz de espírito, perturbar a paz interior de alguém”. Portanto, quer dizer “desinquietar, tornar inquieto; atingir o espírito de alguém com medo e temor; tornar ansioso ou transtornado”. A ideia do texto é “Não deixem que o coração de vocês se perturbe”. Ao aplicar a verdade da Escritura, como ensinada nesta passagem por Jesus Cristo, devemos acalmar a agitação dos nossos corações. Os discípulos estavam angustiados e, aqui, o Senhor pedia para que soubessem lidar com os seus medos.

O segundo problema e a raiz é o medo misturado com a descrença. O maior problema do homem é o seu medo, causado pela descrença em Deus. Esta é a raiz e coração de toda a iniquidade, e a iniquidade leva à perturbação do coração. Isaías escreveu: “Mas os ímpios são como um mar encapelado, que não pode acalmar-se, cujas ondas revolvem lodo e lama. ‘Não há paz para os ímpios’, diz o meu Deus” (Is. 57:20-21).

Assim, é aqui que encontramos a segunda necessidade, mas esta aqui se for corrigida, torna-se também a solução do problema.
A segunda necessidade do homem é de uma relação com Deus através da fé.

Conforme o Senhor destaca, crer em Deus é também acreditar naquele que é “o caminho, a verdade e a vida”. Incerteza, ignorância ou falta de compreensão espiritual acerca de Deus e do seu plano, enfraquecem a nossa fé que naturalmente, culmina em corações atribulados. Os discípulos tinham corações perturbados por causa da sua falta de compreensão da Palavra, no que diz respeito aos sofrimentos do Messias. Não eram pessoas descrentes ... Mas precisavam se encontrar com outras verdades. Embora claramente ensinada no Antigo Testamento, não tinham ainda absorvido a realidade da cruz. Acreditavam Nele como Messias, o Filho de Deus, mas tinham dificuldade em lidar com os seus comentários repetidos sobre a sua morte e ressurreição.

APLICAÇÃO

Percebe-se que os discípulos tinham fé, porém careciam de instrução, de ensino e de convencimento. Isso foi maravilhoso. Apesar de chocante, foi o meio que Jesus Cristo encontrou para apresentar verdades maravilhosas como estas que lemos aqui. Por isso aqui na IBBR nós estudamos a bíblia, para não ficarmos acomodados a uma fé histórica. Queremos crescer com a VERDADE BÍBLICA. Queremos crescer com a interpretação clara das Escrituras. Queremos questionar produtivamente, e receber de Jesus Cristo as respostas que Ele pode nos trazer na Palavra. Creio que você já tem chegado aqui pela fé. Deus o trouxe aqui, mas Deus está REQUERENDO ALGO MAIS DE VOCÊ – A PARTIR DE UM DESAFIO DE FÉ. A situação em que se encontra, privilegiada ou não, pode ser a melhor forma que Deus te dá pra fazer crescer, e confrontar logicamente com a fé que tem. A fé que necessitamos é a fé que buscamos aqui no PG.

PERGUNTAS PARA O PG

• Como encara o fato de não termos ainda crescido totalmente em sua fé ?
• O que diria a alguém que está paralisado em sua fé ?
• O que gostaria que acontecesse a alguém que está caído e fracassado em sua fé ?
• Como pode vencer o atual desafio que tem ?
• O que é que aprende ou relembra na situação que vive diante da maravilhosa mensagem do Senhor em João 14. 1 ?






29/10/2018