HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 AUTORIDADE ESPIRITUAL ( PARTE II )
 


 

INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Autoridade é poder delegado. Sendo assim, autoridade espiritual é o poder que nos foi dado pelo próprio Deus.
• Deus deu aos que nasceram de novo, O PODER ou a AUTORIDADE de ser tornarem filhos de Deus. Conforme João 1. 11 a 13 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder – autoridade – direito - de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Jo 1:11-13
Na filiação – No dia em que você nasceu de novo – Deus já começou a te dar autoridade espiritual. Você não era filho, foi transformado pelo poder de Deus em filho. PELA FÉ – “AOS QUE CRÊEN NO SEU NOME”.
• O exemplo de PAULO quando reconheceu a autoridade de Jesus.
Antes de reconhecer a autoridade de Cristo, Paulo tentou acabar com a igreja; depois de se encontrar com o Senhor na estrada de Damasco entendeu que era difícil recalcitrar (o poder humano) contra os aguilhões (autoridade divina). E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. Atos 26:14
O que ocorreu com Saulo para que houvesse mudança ? Caiu ao chão e reconheceu a autoridade de Jesus Cristo como Senhor. Depois disso, foi capaz de se submeter à orientação que lhe foi dada por Ananias na cidade de Damasco, pois Paulo tomara conhecimento da autoridade de Deus. No momento em que foi salvo, reconheceu a autoridade de Deus, e LOGO EM SEGUIDA o glorificou por sua salvação. Como podia Paulo, que era inteligente e capacitado, dar ouvido às palavras de Ananias — um humilde e desconhecido irmão que só foi mencionado uma única vez na Bíblia — se não reconhecesse a autoridade de Deus? Se não tivesse tido um encontro com a autoridade de Jesus Cristo, na estrada de Damasco jamais se teria sujeitado a esse obscuro e humilde irmão na cidade.

Deus se encontra conosco em nossas estradas de DAMASCO.
Ele usa alguém para nos orientar. Usa um pai, uma mãe, um tio. Por vezes nossas arrogâncias não querem ouvi-los. Assim como Saulo no caminho de Damasco, parece que também nos encontramos algumas vezes. Cegos para o que Deus quer que façamos.

Deus usa seu poder máximo para manter sua autoridade sobre tudo e sobre todos; por isso a coisa mais difícil de enfrentar é a sua autoridade. Nós que somos tão cheios de justiça própria nos tornamos tão cegos para a realidade espiritual da necessidade de obedecer a AUTORIDADE DIVINA. Precisamos pelo menos uma vez em nossa vida, ter um encontro com a autoridade de Deus para sermos quebrantados até à submissão e assim começar a aprender a obedecer a essa autoridade. Antes que um homem se sujeite à autoridade delegada por Deus, é preciso que reconheça a autoridade inerente a Deus. O valor da nossa autoridade repousa no poder de Deus. Ou seja, o próprio Deus é o poder por trás dessa autoridade.

Como vimos, perdemos nossa autoridade quando damos lugar ao diabo. Em 1 Pedro 5.8 diz: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. Ou seja, o diabo sempre está procurando brechas em nossas vidas para minar nossa autoridade sobre ele. Por isso precisamos sempre estar em comunhão com Deus, numa vida de santidade, e dentro da Palavra.

APLICAÇÃO

No texto lido, vemos Jesus Cristo ( despido ) servindo aos discípulos lavando seus pés. vida de santidade, e dentro da Palavra.

1 – Autoridade Espiritual – Inclui ( amar as pessoas )

O fato de Paulo ter sido dotado de Autoridade espiritual – de você ter sido dotado de autoridade espiritual ao nascer de novo, o que governou a vida de Paulo passou a ser a OBEDIÊNCIA a Cristo. O que tornou-se o fio condutor na vida de Paulo foi a obediência a esta autoridade. O que tornou Paulo reconhecido diante de Deus, foi a sua capacidade de ser e de querer ser como Cristo.

Se o amor não equilibra a sua vida espiritual , sua autoridade espiritual é ESVAZIADA. Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:17,18 1.1.

Autoridade Espiritual – Inclui ( amar os inimigos )

1.2 . Autoridade Espiritual significa ( Lavar os pés do próximo )

PERGUNTAS PARA O PG


• Autoridade Espiritual é garantida no novo nascimento – conforme João 1. 11 e 12. Você agora é filho de Deus. Usa a sua autoridade como filho de Deus para servir e amar os seus inimigos ?

• O que é diferencial na vida do “discípulo” é o amor. O maior de todos os mandamentos. Não adiante ser privilegiado como filho de Deus e viver uma vida de egoísmos e cheia de teimosias. Isso demonstra que está distante da autoridade de Jesus Cristo. Está perto ou longe de Cristo ?

• Usar a autoridade de Jesus, sem amor é um contrassenso. É viver uma grande incoerência. Está vivendo de acordo com o que I Cor 13 ensina ?

• O diabo quer encontrar brechas em sua vida para que você fique esvaziado de autoridade espiritual. As situações difíceis no dia a dia podem gerar um grande conflito entre a sua vontade e a de Deus. Como é possível vencer esses dilemas do dia a dia ?




11/02/2019