HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 PRONTOS PARA O MINISTÉRIO
 


 

Hoje em dia é muito difícil vermos pessoas prontas para servir ao próximo. A Igreja de Cristo diferencia-se desta realidade pois foi CHAMADA por DEUS para o serviço. O ministério ( serviço ) é comum – muito real - nas comunidades onde o Espírito Santo tem liberdade, e onde há amor genuíno.

O QUE É MINISTÉRIO ?

Essa palavra, na Bíblia, na maioria das vezes pode ser traduzida como serviço. No Novo Testamento a palavra grega para ministério é “diakonia” e indica a prestação de algum tipo serviço ou trabalho. Como exemplo, no texto de Atos 6.4: “e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério [diakonia] da palavra.” Ou seja, eles se dedicariam ao trabalho, ao serviço da pregação da palavra de Deus.

Conceitualmente, na Bíblia , tanto no A.T. como no N.T., essa palavra “ministério”, é sempre aplicada aos vários serviços especiais designados por Deus aos seus servos. Pessoas que estiveram disponíveis para Deus. Estar disponível para Deus em nosso contexto de cristianismo, é PRIORIZAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA – Mesmo estando ocupado em seu trabalho, no que faz no seu dia a dia. Mesmo cumprindo a sua agenda semanal de trabalho, mesmo tendo que cuidar do que você cuida no seu lar, na sua labuta diária, o Reino de Deus está na frente do crente, e as oportunidades que surgem, todas elas são de “serviço diaconal”.

QUEM PODE ATUAR EM MINISTÉRIO ?

O crente faz do seu trabalho o seu ministério. Esse é um princípio que Paulo mesmo enfatiza em I Co. 10. 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. I Co. 10.31

Quando falamos de ministério então aqui na IBBR, não nos referimos ao ministério pastoral exclusivamente, mas sim as oportunidades que Deus dá a todos os crentes, em todos os lugares, para servir. O Ministério – olhando do ponto de vista da igreja - não está na mão de uma única pessoa chamada para isto. Não há ninguém que possa dizer ser o detentor do ministério – no sentido de ser o dono. Do pastor, ou de quem quer que seja, mas ministério é para todos, daquele que foi chamado a exclusividade e para o crente que está disponível para servir

COMO É DESENVOLVIDO O MINISTÉRIO ?

Assim, quem tem um ministério é um trabalhador, um servo de Deus, voltado a agradar a Deus com aquilo que faz, com seu serviço.
Quem tem um ministério, de acordo com a bíblia, tem o seu foco no próximo, no servir de forma mais EXCELENTE possível com o dom que Deus lhe deu. E já sabemos que o maior dom é o AMOR. Se você diz ter um ministério, Deus começa a colocar pessoas diante de você, para você amar e servir, como instrumento de Deus.

Um exemplo clássico, creio de serviço ministerial foi o que Jesus exemplificou na parábola do bom samaritano em Lucas 10.31 a 36. Esse é o padrão – Não importa a posição que o indivíduo tenha, se não tiver amor está desqualificado para servir.

O MINISTÉRIO – OS DONS E A CONECÇÃO COM O CORPO

Sobre os dons espirituais. Já imaginou, uma igreja na qual os seus membros conhecem e colocam em prática os seus dons espirituais ?
DONS – Palavra originária de CHARISMATON – Uma graça divinamente conferida. Os dons não foram dados para o benefício próprio.
Os dons espirituais não podem ser adormecidos.

Os dons espirituais dinamizam e impulsionam o ministério da igreja local .

Os dons espirituais, beneficiam o próximo.

Para que não seja motivo de Vaidade, o dom exige compromisso com Deus. O dom se desenvolve no exercício da piedade. O dom surge, debaixo de oração, e quebrantamento.

Não tenha medo de usar o seu dom. O uso do dom, vai te tornar uma pessoa ainda mais controlada pelo Espírito Santo.

Destaque para os versos 12 e 13.

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Lembra do vale de ossos secos de Ez. 37. 1 a 14 ? Não existe unidade sem relacionamentos. Diferentemente dos ossos secos do vale, não devemos ser desconexos e separados uns dos outros. Na prática queridos. NO CORPO SAUDÁVEL DE CRISTO, NÃO EXISTEM MEMBROS INATIVOS OU SEM FUNÇÃO. Um crente solitário é um contrassenso. Podemos ser membros de uma família e não fazermos parte dela ? NÃO DESPREZE A IGREJA. Não faça desdém da igreja de Cristo. Não julgue a igreja de Cristo. Avalie-se a si mesmo.

O NOSSO FORMATO MINISTERIAL NA IBBR É CONFIGURADO ASSIM :

1 – FORMAÇÃO ESPIRITUAL E DONS ESPIRITUAIS.
2 – PAIXÃO E PRAZER PELA PALAVRA.
3 – RECURSOS PESSOAIS.
4 – MODO DE SER – Personalidade.
5 – ÁREAS DE EXPERIÊNCIA.

Conclusão :

A razão especial pela qual não temos todos os dons, é para que consigamos olhar para o lado, e descobrir que Deus me ABENÇOA através do outro.

Somos incompletos sozinhos.

Seremos sempre completos se formos corpo.

Devemos e podemos depender uns dos outros neste processo irmãos. Se agirmos assim, estaremos prontos para o Ministério.

PERGUNTAS

• Você está pronto para o ministério ? O que falta para servir mais e melhor ?

• Sobre a parábola do Bom Samaritano o que gostaria de destacar ?

• Conceitualmente ministério é servir ( diaconia ). Entende que esta é uma função para todos os salvos ?

• Os dons espirituais são capacitações especiais, dadas por Deus para o desenvolvimento da igreja. O amor é o maior dos dons, entretanto Deus capacitou os membros com dons para o serviço. Você atua no corpo de Cristo de acordo com o dom que recebeu ?



17/03/2019