HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 RESTAURANDO O FERVOR ESPIRITUAL
 


 

De todas as aparições de Jesus após sua ressurreição, esta pode ser considerada a mais empolgante delas, pois por meio desta, vemos o quanto o Senhor está disposto a caminhar conosco mesmo em meio às dúvidas e desilusões. Esse texto também nos apresenta uma triste realidade que por vezes assombra os corações frágeis dos crentes, que por verem suas perspectivas frustradas, logo se põem a vagar amargurados e na contramão das diretrizes de Deus.
Assim, iremos destacar alguns pontos importantes desta passagem para uma reflexão e como estes dois discípulos a caminho de Emaus, sermos renovados pelo cuidado maravilhoso do nosso Senhor Jesus Cristo.

PERSPECTIVAS EQUIVOCADAS

Estes dois discípulos tinham impressões erradas a respeito do Messias. Estas impressões e foram provavelmente adquiridas pelo senso comum da comunidade judaica que acreditavam que o Messias seria um grande general militar e libertaria a nação judaica do julgo romano através de guerrilhas. Tais ideias eram equivocadas, pois se esqueciam do fato que, antes de triunfar como um rei, o Messias deveria padecer e pagar pelos pecados do seu povo, como está escrito em Isaias 53. Por absorverem tais conceitos errôneos, eles então deixaram de acreditar que Jesus era realmente o Messias, porque ao invés de triunfar como um rei vitorioso ele obteve uma morte vergonhosa e injusta sobre a cruz.

Percebemos então que impressões erradas geram perspectivas equivocadas e quando estas projeções que fazemos de Deus não se concretizam ficamos aborrecidos, transtornados e acabamos por desacreditar no Senhor. E isso está associado às projeções pessoais que fazemos durante a nossa caminhada
JESUS SE IMPORTA CONOSCO

Mesmo incrédulos e frustrados, estes dois discípulos não foram esquecidos por seu Mestre. Saber que mesmo nos tempos de desânimos e desilusões temos a companhia de Jesus. Isso é o que podemos chamar de amor incondicional: Cristo andando conosco em meio a nossa desesperança. Esta é uma verdade que jamais devemos esquecer, que nunca estaremos sozinhos, pois não há como se esconder do Senhor, uma vez que nos tornamos alvos de sua Graça.

autor. Por isso é extremamente importante participar dos cultos e reuniões da igreja, crendo que Deus falará conosco por meio da sua Palavra. Daí vemos também a necessidade de participar dos estudos bíblicos. Sempre que falamos a respeito do Senhor somos abençoados.

UM RELACIONAMENTO PESSOAL COM CRISTO

Por último e mais importante é entender que apenas um relacionamento pessoal com Cristo fará os nossos olhos se abrirem. É necessário estreitar o relacionamento. Não basta somente caminhar com o Senhor por um dia, conversar com Ele por algumas horas. Não faz sentido ter Jesus só por um dia, uma viagem, um momento. Foi somente depois da decisão de ter Jesus por perto, convidando-O a fazer parte de um relacionamento pessoal e íntimo que então, o Senhor lhes manifestou sua verdadeira identidade. Cristo é o verdadeiro Messias, o Filho de Deus que venceu a morte e vive para todo o sempre. Amém!

PERGUNTAS

1. Após a leitura do texto bíblico, compartilhe com o grupo o que atraiu mais a sua atenção nesse texto.

2. Sabemos que Jesus triunfou sobre a cruz e que através de sua morte expiatória fomos reconciliados com Deus. Assim, alcançamos a vida eterna. Por que, então, esses dois discípulos estavam tristes com a morte de Jesus?

3. Vimos nesse texto que as tristezas e desilusões, por vezes, nos cegam e desviam-nos da direção de Deus. Por que isso acontece? Qual foi a atitude graciosa de Jesus diante dessa situação?

4. A bíblia é a palavra revelada de Deus para a redenção do homem, sendo o Espirito Santo o seu autor. Jesus percorreu toda a escritura com o objetivo de mostrar aos discípulos as promessas de Deus. Compartilhe com os irmãos a relevância de expor e estudar a bíblia. Compartilhe, também, uma experiência (se houver) na qual as Escrituras foram essenciais para a restauração do fervor espiritual.

5. Percebemos que os olhos dos discípulos foram abertos após tomarem a decisão de convidar Jesus para permanecer com eles. Quais os impactos na vida daqueles homens ao decidiram experimentar um relacionamento pessoal com Jesus? Ainda, comente com o grupo a sua experiência de conversão e quais os reflexos disso em sua vida.

27/03/2019