HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 SEGUE-ME
 


 

27 E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. 28 E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. 29 E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? 31 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; 32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lc. 5. 27 a 32

INTRODUÇÃO:

Jesus, repentinamente para o que estava fazendo, e observa um coletor de impostos ( Levi ) . O texto revela a sua profissão : PUBLICANO.
Eram considerados publicanos os responsáveis pela arrecadação de taxas, tributos e impostos, no âmbito da Antiga Roma Imperial. Eles eram detestados e rejeitados pelos judeus, que não admitiam a cobrança de impostos. Para agravar a situação ligada ao primeiro mandamento os Judeus eram proibidos por lei divina de tocarem as moedas do Império Romano, pois traziam a esfinge do imperador. Por consequência, os cobradores de impostos, que as manuseavam com frequência, eram considerados pecadores públicos, impuros e mal vistos.Os publicanos eram os traidores da pátria, pois trabalhavam para o império Romano, que as dominava com violência, e mais ... os impostos eram abusivos, trazendo muitas dificuldades à população enriquecendo o império romano e seus governantes. Isso revoltava o povo trabalhador ...e ainda mais ... a maioria dos publicanos eram corruptos, cobrando além do que era taxado pelo império, com isso, muitos publicanos enriqueciam explorando seu próprio povo. Este é o homem que Jesus Cristo chama para segui-lo. Levi é nome Hebraico que significa : LIGADO A ALGUÉM – UNIDO. Também identificado como Mateus, não foi um homem de nobre nascimento ou de nobre função. Ele era filho de Alfeu e era Galileu, como os demais também eram, exceto Judas Iscariotes.

Alguns fatos sobre o chamado de Jesus a Levi

1 – Jesus teve compaixão de Levi.

Ele não via Mateus como alguém que deveria continuar fazendo o que fazia. Jesus não esteve conformado com a postura daquele homem. A coletoria não era o seu lugar.

A compaixão de Jesus Cristo por Levi, o fez chama-lo pois ele não terá um futuro profissional decente roubando. Servindo ao governo Romano opressor. O lugar de Mateus não estaria entre os que enriqueceriam Roma, e oprimiriam o povo hebreu.

A compaixão de Jesus por Levi corrobora o que o Sl 68.6 diz : Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca. Sl. 68:6

O chamado de Jesus a Levi é uma grande prova do grande amor de Jesus.

2 – Levi respondeu de forma imediata.

Irmãos, isso parece lógico. Mas pensa bem comigo. Como é que alguém que tem o império Romano por trás, que conta com extrema possibilidade de fazer fortuna,

2.1 – Levi estava cansado daquela vida. Talvez tenha percebido quão ruim é ser um traidor do seu povo. Apesar de estar numa situação cômoda, sua consciência o acusava. Como pode eu ter tanto de forma ilícita e o povo viver de migalhas. Existem situações em que o indivíduo entra e um grande laço é feito, TORNA-SE PRESA. O pecado é assim... Atrai a pessoa, mas deixa depois uma sensação de
APRISIONAMENTO.

2.2 - Levi estava aprisionado e não teve como sair do que cavou para si mesmo. E é assim. O mal chega, a situação do Israel estava tão desesperadora, que ninguém mais ligava se estavam ou não agradando a Deus. As certezas haviam se deteriorado, e neste contexto de incertezas, alguém se considerou um esperto ao ocupar uma função daquela. Cumpre-se o que a palavra de Deus diz.

Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20

28 E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.

Sabe aquela sensação. Agora é a minha vez... Foi assim que Levi se sentiu. Não vou ficar mais nenhum minuto aqui neste lugar. A resposta foi imediata.

3 – Levi não esconde a sua fé em Jesus

Levi recebeu uma nova vida. Não é mais um coletor de impostos. Ele havia entrado no reino de Deus naquele mesmo dia. Ele estava tão feliz! Então ele decidiu dar uma grande festa para celebrar sua liberdade e sua nova vida.

Ele queria honrar a Jesus e agradecer-lhe pelo que havia feito. Mas Levi também queria que todos que o conheciam, conhecessem o homem que tinha transformado a sua vida e o inserido numa nova família de fé.

Lá no fundo, Levi sempre soube que seu pecado o estava impedindo de ter um relacionamento correto com Deus. Mas agora, por causa de Jesus, ele teve uma segunda chance.

Mas havia pessoas na festa que não achavam que Levi merecia uma segunda chance. Eles não acreditavam que uma segunda chance fosse possível para um coletor de impostos. Algumas das pessoas da festa eram fariseus e mestres da lei. Eles pensaram que a única maneira de estar certo com Deus era seguir as regras religiosas.

4 – Jesus Cristo só cura os doentes.

Jesus comparou pecadores a pessoas doentes. Quando você está doente, realmente consciente de sua doença , você precisa ir ao médico para ficar bem. O médico sabe o remédio certo para curar sua doença. Sem o cuidado do médico, você ficará doente e talvez até piore. Jesus estava usando este exemplo simples para mostrar aos fariseus o quão errados estavam seus pensamentos. A luz precisa brilhar no meio das TREVAS, e Jesus disse que foram os pecadores que mais precisaram dele. Assim como pessoas saudáveis não precisam de um médico, pessoas perfeitas não precisam de um Salvador para perdoar seus pecados. Isto é o que Jesus disse que veio fazer.

Ele disse: Eu vim para fazer com que os pecadores se afastem de seus pecados.

Quando Jesus diz “siga-me” para pecadores como Levi e eu e você, ele é como um médico misericordioso e maravilhoso. Ele vê nossas feridas pelo pecado e nossas doenças do pecado e Ele diz: “Eu posso fazer de você UMA NOVA VIDA, se você apenas crer e seguir a Mim”. 32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

CONCLUSÃO :

Jesus Cristo continua chamando as pessoas. Ele é o mesmo ONTEM – HOJE E ETERNAMENTE. Não importa o tamanho do seu pecado.

• Ele chama pois tem compaixão.

• Jesus chama e requer uma resposta imediata.

• Jesus chama para que você dê testemunho.

• Jesus chama os doentes a serem curados e libertos dos seus pecados.

• Jesus chama os pecadores ao arrependimento.

Jesus está chamando você nesta noite ? Diga sim. Quero abandonar a minha vida de pecados, e quero seguir a Jesus PERGUNTAS DE REFLEXÃO PARA OS PGMS • Jesus continua chamando as pessoas. O que as impedem de deixarem tudo e seguirem a Cristo ? Você é um seguidor de Jesus Cristo? • O que é preciso fazer para seguir a Cristo no seu dia a dia ? Compartilhe com o grupo. • Quais dos 4 itens mencionados da mensagem é o mais importante para você ? O que te toca mais ? • A festa que Levi fez foi uma forma de agradar a Jesus e testemunhar da sua fé. Como é o seu testemunho diante dos seus ? Consegue elaborar uma estratégia para falar do amor de Jesus para as pessoas ? • O que é que pode fazer – ainda hoje – para tornar o nome de Jesus conhecido ? • Já é um seguidor de Jesus ? Como este grupo tem te ajudado a ser um fiel e leal seguidor de Cristo ?

09/04/2019