HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 FÉ, ESPERANÇA E AMOR ( II )
 


 

Ministração da Palavra culto: Pr. Cioli Frickes

Quebra-gelo: Nomes e Frutas: O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e o nome de uma fruta que tenha alguma ligação com a sua vida. Exemplo: Ricardo Manga. (Em seguida explica o porquê Manga). Porque a manga é uma fruta que desperta o apetite nas pessoas. Como cristão devo incentivar o apetite espiritual das pessoas. Outro exemplo : João ( Morango ). É azedo e doce ao mesmo tempo. Caso aceite a Cristo, vai provar o doce, mas caso não provará amargo. Ob. Não padronize o que as pessoas devem dizer.Lembre-se que o objetivo e tirar a tensão da reunião e não estudar o valor nutritivo das frutas, mas relacionar o que cada NOME-FRUTA pode promover de acordo com a sua identidade
Adoração: Louvemos ao Senhor com a certeza do amor Dele por nós. Edificação na Palavra: Tema: FÉ, ESPERANÇA E AMOR ( II ) Texto Base: Colossenses 1. 1 a 23 .

Extrato: Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação.Cl.1.21 e 22

Introdução/Contexto:

No culto da manhã, ao introduzir o cap1 de Colossenses vimos a importância deste texto para que a igreja de Cristo realize a sua obra de forma frutífera na terra. Não há outro sentido para existirmos, se não existirmos de acordo com este fruto.Relembramos aqueles 3 fatos importantes sobre a vida cristã de acordo com os versos 4 e 5 : 4 Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; 5 Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, Cl. 1.4 e 5 , por isso : 1 . A fé precisa ser ativa. 2. O amor precisa ser sacrificial. 3. A esperança precisa ser firme. Cada cristão, no seu crescimento como servo do Senhor, deve cultivar a fé, a esperança e o amor. Jesus Cristo veio ao mundo , nasceu da virgem Maria, viveu como homem e como Deus, para mostrar ao mundo que é possível viver uma relação com Deus pela fé, que é possível amar verdadeiramente seu semelhante, e que é possível viver – mesmo em meio a tantas aflições – com ESPERANÇA. Esta é a mensagem do evangelho : JESUS CRISTO VEIO AO MUNDO PARA SALVAR OS PECADORES Desde a entrada do pecado no mundo, que a dependência de Deus foi substituída pela JUSTIÇA HUMANA. O homem afastado da JUSTIÇA que vem de Deus, da dependência da fé, agora passou a viver de forma a REALIZAR SEUS PRÓPRIOS ATOS DE JUSTIÇA. O pecado ao ter entrado na RAÇA HUMANA: 1 – Anulou a dependência da fé. 2 – Substituiu o Amor pelo ódio. 3 – Roubou a esperança da Vida.

Dirigente PGM: conduzir o momento destas perguntas buscando estimular o compartilhamento voluntário de todos:

1. O que a mensagem falou ao seu coração?

2. No texto de Cl 1 .4 e 5 fala de uma fé e de um amor que são intensos. Como é que consegue no dia a dia, mesmo diante de oposições , manifestar a fé e o amor ?

3. Se o pecado veio sabotar a fé, Jesus Cristo veio reverter este processo. De que forma consegue incentivar a fé que Jesus Cristo concedeu a você ? Consegue superar seus desafios pela fé ?

4. Os versos 20 e 21 de Colossenses falam de uma separação. Que separação é esta? Ela ainda existe ? Como você na sua experiencia, venceu esta distância ?

5. A desesperança mostra uma visão negativa da realidade. E esta visão negativa pode trazer tristeza, influencia de forma negativa a autoestima, traz solidão, raiva por causa da falta de esperança, cansaço psicológico e esgotamento físico. O que pode fazer para evitar todos esses sintomas em sua vida ? É possível reverter isso ? Como é possível ?
Evangelismo:

Só Jesus Cristo pode reconciliar o homem perdido em seus dilemas e descaminhos. Hoje, o Senhor ainda chama homens e mulheres ao arrependimento. Será que há alguém no seu PGM que quer se reconciliar com Deus ? Através do arrependimento e fé, Jesus Cristo derrama graça , perdão e favor ao pecador, devolvendo a FÉ – ESPERANÇA E O AMOR.



02/06/2019