HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 A História de Amor de Oséias
 


 

Ministração da Palavra culto: Gustavo Dematté

Quebra-gelo: Cada participante deverá apresentar-se respondendo os dados abaixo. Escolha os que mais se adaptam ao seu PGM. Use sua criatividade para criar outros: Nome; Idade; Profissão; Comida preferida; Formato de piscina ideal; Melhor feriado; Lugar que gostaria de visitar; Animal preferido; A casa dos seus sonhos; Filme mais dramático que já assistiu; Melhor ator/atriz; Quem é Jesus pra você; O maior mico que já pagou, etc... Adoração: Escolha um salmo ou um cântico na Bíblia que auxilie o grupo a louvar/ adorar ao Senhor. Edificação na Palavra: Tema: A História de Amor de Oséias Texto Base: Oseias 3: 1 a 5 Extrato: Leia João 8: 1 a 11

Introdução/Contexto:

O profeta Oséias escreveu este livro para lembrar ao povo de Israel e aos gentios (os não judeus) da lealdade e paixão de Deus pelo seu povo. Durante a leitura você vai perceber que Deus retrata sua relação com Israel através do casamento de Oséias com Gomer, a esposa adultera. O fato dela se prostituir com outros homens e humilhar o marido simboliza a nação de Israel, idólatra, recorrendo a falsos deuses. Esse livro me fez lembrar do tempo que os crentes se afastam de Deus , quantas vezes o cristão se afasta e rejeita o amor de Deus. Quando o cristão se afasta, age sem nenhum amor, toma decisões erradas, há sorrisos nas fotos, mas são sorrisos vazios. Alegria superficial. Deus que lutou pela vida dos que se desviam e querem trazê-los de volta, assim Oséias lutou contra esse amor não correspondido de sua própria esposa. Oséias estava encenando na vida real o papel de Deus, lutando por um amor não correspondido. Quando pecamos, não estamos apenas quebrando a lei de Deus, mas principalmente partindo seu coração. Deus relata claramente nesse livro que o pecado para Ele é como a traição no casamento. Deus não deseja ser mais que o mestre do seu povo. Ele anseia por restaurar a aliança e como um marido, dar tudo de si num amor ÍNTIMO (leia 2:16/ 2:19). RESUMO DO LIVRO : Nos três primeiros capítulos, Oséias descreve seu casamento com a mulher infiel fazendo a conexão com a infidelidade de Israel para com Deus. A partir do capitulo quatro, Deus fala sobre sua decepção e raiva e seu desejo de não desistir do seu povo. No Cap. 1 - versículo 2, Deus fala com o profeta pela primeira vez, pedindo para que ele se case com Gomer. O profeta obedece, se casa e tem três filhos com ela.No Cap. 2, parece que Oséias está falando da sua esposa adúltera mas na verdade é Deus quem está falando sobre Israel (2:2/2:5/2:13). É muito emocionante essa leitura, parece um livro de romance com brigas, perdão... Oséias foi o melhor exemplo de quem aprendeu a plantar perdão e esperou com paciência a colheita. A mulher dele se afundou a tal ponto, que se vendeu como escrava e ele foi lá e comprou a mulher de volta! Ele fez isso porque LÁ NO COMEÇO (leia 1:2), foi Deus quem deu a direção pra Ele se casar com ela. E no Cap. 3, Deus reforça isso. Quando as coisas começam a ficar difíceis, temos que lembrar das vezes que o Senhor falou conosco. Temos que lembrar da promessa que Ele fez e de que Ele não falha. Olha o que Deus diz em 3:1 "apesar da sua esposa ser amada por outros, ame-a como o Senhor ama os israelitas" que amor é esse ! No Cap. 4, Oséias alerta o povo contra mentira, roubo, derramamento de sangue e adultério. Deus declara que irá os rejeitar e ignorar porque "quanto mais aumentaram os sacerdotes, mais eles pecaram contra mim; trocaram a Glória deles por algo vergonhoso." Israel estava se prostituindo literalmente (5:4). No cap 6:1-3, lemos sobre um chamado ao arrependimento. E a partir do vers 4 e no cap. 7, Deus fala sobre a destruição que virá sobre eles.

Dirigente PGM: conduzir o momento destas perguntas buscando estimular o compartilhamento voluntário de todos:

1. O que a mensagem falou ao seu coração?

2. No texto de João 8: 1 a 11 observa-se Cristo diante da mulher adúltera. Como é difícil ter que encarar o próprio pecado, e ao mesmo tempo estar diante de um Deus que perdoa. Conte o que este texto mostra a você ?

3. O amor de Deus é incondicional. Deus não lança o nosso pecado em rosto. Tudo o que Ele faz é bom, e está em acordo com a sua benignidade para trazer o pecador de volta a Deus. De que forma o texto de Oséias promove constrangimento a você ? Você já vive debaixo do amor de Deus ?

4. Oséias recebe uma ordem difícil do Senhor: “Vá, tome uma mulher adúltera” (1:2, NVI). Então ele vai e toma por esposa a Gômer. Oseias é a representação do adultério espiritual de Israel. Mediante o seu relacionamento cruelmente profanado com Gômer, Oséias pôde compreender o verdadeiro significado do pecado de Israel: adultério espiritual e até prostituição. Deus quer que estajamos sintonizados com a dor do outro. Percebe ? De que forma consegue desenvolver amor e compaixão pelos que estão perdidos ?

5. Assim como Oséias não deveria desistir da sua mulher, mesmo diante da sua ostensiva infidelidade, Deus não desiste do seu povo. Mesmo quando esse povo se torna infiel, Deus permanece fiel. O seu amor é incompreensível e imerecido. Já tem sua vida rendida a Jesus Cristo ?

Evangelismo:

A presença do Senhor é real. Jesus Cristo é o caminho a verdade e a Vida. Ele sempre esteve presente e desejou que os homens tivessem um relacionamento pessoal com ele, mas desde o princípio até os dias atuais, Deus tem sido esquecido por muitos e substituído por outros deuses, ou pior, Deus só é lembrado nos momentos difíceis. Esta atitude de infidelidade e idolatria (tudo o que ocupa o lugar de Deus) entristeceu e tem entristecido a Deus. Mas o profeta Oséias trouxe a memória de quem é Deus e que a promessa de restauração do altar ao único Deus vivo seria novamente estabelecida entre as famílias da Terra, através de Jesus Cristo, o Filho de Deus, conforme João 1. 17. Graça e Verdade vieram por Jesus Cristo.

10/06/2019