HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 Uma oportunidade de salvação Texto Base: Lucas 23.43
 


 

Ministração da Palavra culto: Rafael Araújo

Quebra-gelo: Cada participante deverá apresentar-se respondendo os dados abaixo. Escolha os que mais se adaptam ao seu PGM. Use sua criatividade para criar outros: Nome; Idade; Profissão; Comida preferida; Formato de piscina ideal; Melhor feriado; Lugar que gostaria de visitar; Animal preferido; A casa dos seus sonhos; Filme mais dramático que já assistiu; Melhor ator/atriz; Quem é Jesus pra você; O maior mico que já pagou, etc... Adoração: Escolha um salmo ou um cântico na Bíblia que auxilie o grupo a louvar/ adorar ao Senhor. Edificação na Palavra: Tema: Uma oportunidade de salvação Texto Base: Lucas 23.43 Extrato: Leia Lucas 23: 32 ao 43 Introdução/Contexto:

Dois homens fracassados, odiados pela sociedade, julgados e condenados a morte pelas autoridades. Sem qualquer reação ou esperança, tiveram a grande oportunidade de estar ao lado da única pessoal capaz de conceder-lhes esperança, consolo e salvação eterna.

Porém, esta oportunidade precisava ser abraçada com afinco, como uma providência divina que devemos apropriarmos com sabedoria e gratidão. Pois se não agirmos assim, tal oportunidade se tornará um fracasso total.

Como já vimos no texto apenas um dos dois criminosos obtiveram o perdão dos pecados e a vida eterna em Jesus Cristo. Isto aconteceu devido á abordagem e atitudes diferentes que eles demostraram diante de Jesus.

Enfrentar o pecado

Ele reconheceu seus pecados, reconheceu que estava sendo punido justamente por seus atos, “nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem”.

Esta é uma atitude necessária para aqueles que desejam obter o perdão dos pecados. É preciso confessar nossas transgressões. Ele não ficou justificando seus atos, apresentando motivos por seus erros, tais atitudes são manifestações de orgulho, e em nada acrescenta no que diz respeito a salvação. É preciso nos apresentar a Cristo como realmente somos, assumindo os erros e confessando os nossos pecados. Este é o primeiro passo para o caminho da redenção.

Reconhecer quem é Jesus

Ele reconheceu Jesus, primeiramente, como sem pecado, santo, alguém inocente que estava sendo condenado injustamente. O que de fato é verdade, pois Jesus sofreu aquela condenação pelos nossos pecados.

Provavelmente ele ouvira a oração que Jesus fez ao Pai para perdoar seu acusadores e carrascos. Esta atitude de Jesus deixou claro para ele que tal pessoa era diferente das demais, alguém realmente especial, e que seu reino não tinha origem neste mundo. Ele reconheceu que Jesus era verdadeiramente o Messias, o Filho de Deus.

Podemos observar aqui uma atitude de coragem e fé por parte deste homem ao confessar que Jesus era o Messias prometido por Deus.
Entender e pedir o que Jesus nos oferece

Além de reconhecer o que ele era (um pecador) e quem Jesus era (Cristo, o próprio Filho de Deus), este criminoso ainda sentia uma necessidade, faltava-lhe a paz em seu coração. Ele não estava preparado para morrer, pois a morte ainda era assustadora e apavorante para ele. Não podia partir deste mundo carregando todos aqueles pecados que cometera durante sua vida inteira. Sua alma estava aflita, angustiada. Foi então que, em mais uma atitude de coragem e fé ele clama á Cristo: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. Ele pede a Cristo por salvação.

Mas há algo um pouco complicado nesta história, ambos os criminosos pediram por salvação. O outro criminoso também havia pedido para que Jesus os salvassem: “você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!”. Todavia ele pediu por zombaria, ou na melhor das hipóteses, por interesse meramente carnal, pois não estava preocupado com sua alma, mas sim em salvar sua pele. Ele queria resolver problemas momentâneos, temporários, queria viver mais um pouco neste mundo e não eternamente com Cristo. Pediu por salvação, mas não com o coração. Ele não entendeu o que Cristo nos oferece. Vida eterna e comunhão com Deus.

Já o outro ladrão clama por misericórdia, ele não está preocupado em escapar de sua cruz, mas de se livrar da condenação eterna. Sua necessidade é na alma. Por isso ele pede com sinceridade, de coração, e da forma correta, pois pediu com fé e de forma pessoal. “Jesus, lembra-te de mim” ele chama Jesus pelo nome e pede por sua salvação. Enquanto o outro disse: “livra-nos” ele disse: “lembra-te de mim”. A salvação é algo individual, pessoal. Devemos pedi-la usando sempre o pronome pessoal; Jesus é meu Salvador; Ele é o meu Senhor; o meu Deus.

Dirigente PGM: conduzir o momento destas perguntas buscando estimular o compartilhamento voluntário de todos:

1. Percebemos nesta mensagem que dois homens criminosos tiveram uma oportunidade de ouro para mudarem suas vidas eternamente. Porém apenas um aproveitou a oportunidade e foi abençoado. Quais atitudes foram determinaram para que ele obtivesse tal vitória? Comente a que mais chamou sua atenção.

2. O que houve de tão diferente no comportamento desses criminosos para terem resultados tão distintos? (Afinal de contas não eram ambos criminosos, malfeitores, pedindo por salvação) Porque apenas um conseguiu se beneficiar deste encontro inusitado e incomum com Jesus?

3. Jesus concedeu pessoalmente – pois Ele próprio estava entre os criminosos – à oportunidade de salvação para estes dois homens. Como esta oportunidade é oferecida hoje aos homens pecadores? Nós, como igreja, temos dado as pessoas a oportunidade de salvação e transformação que Cristo lhes oferecer?

4. Compartilhe com o grupo como você pode ser usado como instrumento de Deus para salvação de pessoas e manifestar esperança ao mundo. Evangelismo:

“Hoje você estará comigo no paraíso”. Quão maravilhoso deve ser ouvir do próprio Senhor tais palavras minutos antes de deixar este mundo. Acredito que após ouvir esta afirmação de Jesus todo o medo, todo pavor, todas as incertezas desapareceram do seu coração e deram lugar a uma paz que excede todo entendimento. A morte já não lhe causava um sentimento de separação, mas de uma aproximação eterna com o Senhor. Deus ainda continua a oferecer sua graça e você pode receber essa graça. Quando você fizer isso, Jesus lhe dará a mesma resposta que Ele deu ao criminoso: “Eu lhe garanto...você estará comigo no paraíso”.

02/07/2019