HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 OLHANDO PARA SI PRÓPRIO
 


 

Ministração da Palavra culto: Pr. Nágimo Junior

Quebra-gelo: OLHANDO PARA SI PRÓPRIO - 1. Pegue uma caixa de sapato e coloque um espelho dentro dele, sem que os participantes percebam. 2. Peça que cada um se levante, vá até a caixa e diga o que está vendo, o que consegue visualizar ao olhar para si mesmo. É um momento muito propício para que cada um abra o coração. É a oportunidade de se falar sobre estar ou não conectado a videira. Adoração: Adore ao Senhor compartilhando porções da palavra que Deus tenha falado ao seu coração nesta semana e com cânticos espirituais. Edificação na Palavra: Tema: CONECTE-SE João 15: 17

Introdução/Contexto:

O texto que está diante de nós apresenta-nos no contexto hebraico algo que simbolizava alegria e festa, que é o produto da videira, porém nos apresenta também Jesus que aqui é figurado como sendo videira e produtor da verdadeira e completa alegria. - “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” João 15:11 - E sendo assim é importante que compreendamos que é Jesus que dá sustentação a verdades profundas que nos possibilitam experimentar a plena alegria oferecida por ele. De que alegria Jesus estava falando da qual ele é a fonte?

Aqui entendemos que Jesus fala da alegria de estar nele, Mediante esta alegria que somos informados sobre a operação do amor de Deus em nosso intimo, da presença habitadora do Espírito Santo, e da vida piedosa que isso pode produzir em nós. Um detalhe importante é que a mesma palavra grega usada em João 15: 11, traduzida por gozo, é o vocábulo traduzido por alegria em Gal 5: 22,23 .Cristo é a verdadeira fonte da alegria, porquanto a alma que está em correta relação (conectada) com Ele, sente confiança e uma alegria em seu intimo que não podem ser encontradas de nenhuma outra maneira..

Dirigente PGM: conduzir o momento destas perguntas buscando estimular o compartilhamento voluntário de todos:

1. Você tem usufruído em termos práticos desta verdadeira alegria produzida pelo Senhor aqui descrito como videira?

2. Você tem sido um ramo fértil por estar totalmente ligada a videira que é Jesus produzindo assim alegria consequente ao seu redor?

3. A sua dependência do Senhor o qualifica para ser alguém que possa produzir coisas boas com alegria para os que o cercam?

4. Há presença de obediência na sua relação com a videira que o leva a uma condição de satisfação e alegria vindas do Senhor?

5. O amor exercido com alegria marca a sua trajetória como discípulo multiplicador no contexto que está inserido? Evangelismo: Converse com o Pgm sobre a necessidade de estarmos conectados a Cristo Jesus porque só nele a vida acontece. Use como base o texto de João 14: 6 para esta conversa.

29/08/2019