HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 QUANDO O VIVER É CRISTO ( PARTE 1 )
 


 

Introdução/Contexto Filipenses é considerada a carta da esperança e da alegria. A alegria na vida cristã, não é uma opção para o cristão, ela é uma ordem de Deus ao seu povo. Em Cristo, é uma aberração não ser alegre. É um mau testemunho. É uma contra evangelização viver triste. É uma falta de coerência. O mandamento da alegria está espalhado nas Escrituras Sagradas: nos livros da lei, nos salmos, nos profetas, nos Evangelhos, nas epístolas e no Apocalipse. A alegria que devemos aprender de acordo com a BÍBLIA é uma alegria TEIMOSA, que parece ser ARROGANTE. Nossa alegria não se baseia nos fatos, mas na FÉ em JESUS CRISTO. As circunstâncias da vida são INSTÁVEIS – Promovem INSTABILIDADE. A alegria que devemos aprender com a BÍBLIA é aquela que está mais comprometida com a saúde da alma, do que com o bem-estar físico. A alegria na Bíblia não significa necessariamente um sorriso nos lábios, mas uma atitude interior que se traduz em 3 elementos básicos : 1 - confiança completa em JESUS CRISTO , o FILHO DE DEUS; 2 – esperança pelas promessas de JESUS CRISTO, o FILHO DE DEUS ; 3 - satisfação e realização em JESUS CRISTO, o FILHO DE DEUS ; Perto do fim da sua prisão em Roma escreveu esta carta aos filipenses, e com justa razão essa carta é chamada de “A Carta da Alegria”! Por dez vezes a palavra alegria aparece na carta, que só tem quatro capítulos curtos! Humanamente falando, as circunstâncias em que Paulo escreveu essa carta exigiam que ele fosse triste, acabrunhado, sim, até cheio de ódio e de amargor. Paulo estava há quatro anos preso injustamente. Até as maiores autoridades que o examinaram declararam que Paulo nada fizera que merecia prisão ou morte. ( ATOS 23.29 e ATOS 26.32 ). . E, na prisão em Roma, vinte e quatro horas por dia, Paulo sofria a humilhação de estar acorrentado ao soldado romano que lhe servia de guarda. E, como se tudo isso não fosse o suficiente de sofrimento, Paulo era caluniado por certos ‘crentes’ em Roma, gente que aspirava a liderança na comunidade cristã. As bases de nossa alegria não são humanas, são geradas pelos 3 elementos que estão descritos. A ALEGRIA É FRUTO DO Espírito Santo em nós. Gl.5.22 “mas o fruto do Espírito é amor, alegria... “
Dirigente PGM: conduzir o momento destas perguntas buscando estimular o compartilhamento voluntário de todos:

1. O que Deus falou ao seu coração através da mensagem?

2. A alegria que o mundo conhece é muito passageira e diferente daquela que a Bíblia ensina. O que é que pode extrair do ensino de Paulo, quanto a esperança e a alegria?

3. Só crescemos na fé, quando passamos por provas severas. O que é que fez de Paulo, o Paulo ousado e persistente?

4. Que decisão quer tomar, diante do desafio de viver uma vida cheia das alegrias vindas de Deus ? Viver dependente das tristezas e consequências da vida? Ou dependente totalmente de Jesus Cristo o filho de Deus.

Evangelismo: Evangelizar é anunciar as boas novas, independentemente de como esse anúncio é feito. É trazer as boas novas por meio de quaisquer meios. Em diferentes categorias, podemos evangelizar por meio de palavras pronunciadas (seja para indivíduos, grupos ou multidões), por meio de impressos, desenhos, por meio do teatro (seja a peça fato ou ficção), por meio das boas obras de amor (Mt 5.16), por meio de um lar cristocêntrico, por meio de uma vida transformada. Deus usa a cada um de seus servos para que Jesus seja anunciado e conhecido. EVANGELIZE.

24/11/2019