HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 JESUS TRANSFORMA MINHA FAMÍLIA
 


 

INTRODUÇÃO/ CONTEXTO

Ao olharmos para este texto, podemos perceber o poderoso poder de Deus operando na Criação. O texto inicia falando que “A terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo”. O que vemos aqui é uma situação de caos, em que a perspectiva humana jamais poderia crer em uma transformação.

Porém, nos três primeiros dias, Deus dá forma ao que não tem forma. No primeiro dia, Ele cria a luz e faz separação entre luz e trevas (Gn 1.3,4).

No segundo dia, Ele cria o firmamento, o céu visível, e faz separação das águas (v.6,7).

No terceiro dia, Deus cria a terra seca, os continentes, faz separação entre terra e mares, e cria a vegetação (v.9,10).
Logo após dar forma ao que não tem forma, Deus começa a preencher o vazio que ali havia.

No quarto dia, Deus criou os luminares (v.14-19).

No quinto dia, Deus cria todos os animais aquáticos e aves do céu (v.20-22).

No sexto dia, Deus criou os animais terrestres e também criou o homem (v.24-31)

Em sua extraordinária grandeza, Deus fez o que parecia impossível acontecer. Ele criou a forma e preencheu o vazio do que antes era “sem forma e vazio”. Se Ele transformou do nada o que existia, aprendemos

DESENVOLVIMENTO

NÃO HÁ CIRCUNSTÂNCIAS QUE DEUS NÃO POSSA MUDAR.

APLICAÇÃO 1

O que acabamos de ver no ato da criação foi um Deus que trouxe do nada o que não existia. Um Deus capaz de transformar a escuridão em claridade. De fazer brotar da terra árvores frutíferas. Um Deus capaz de criar infinitos astros e segurá-los com as próprias mãos. Um Deus que do nada, de onde aos nossos olhos parecia impossível, fez nascer os seres vivos, inclusive o ser humano, feito à sua imagem e semelhança. Nossas famílias têm sido atacadas todos os dias pelos mais diversos dardos inflamados do maligno. Muitos de nós travamos lutas constantes diante das circunstâncias adversas que afligem nossas famílias e às vezes nos perguntamos como isso pode mudar. A verdade é que o para o Deus a quem servimos, não existe impossível. Diante dele o caos nada é. As circunstâncias ou problemas que enfrentamos não são maiores que Ele. Podemos ver isso quando Ele acalma a tempestade (Mt 8.23-27).

DEUS TRANSFORMA O CAOS EM ALGO MUITO BOM.

APLICAÇÃO 2

Ao olharmos o versículo primeiro, percebemos que do caos existente Deus criou algo
fantástico; algo que o autor chama no versículo 31 de “muito bom”. Deus transformou o caos
em algo muito bom. Quando falamos anteriormente sobre o Deus que transforma situações, é
inevitável não lembrarmos de problemas do presente século. Um deles é a falta de
relacionamento significativo em nossas famílias. Ao longo dos anos, fomos sendo
comprometidos por várias tarefas. Como se não bastasse, ainda fomos envolvidos pela
tecnologia em constante avanço. Como resultado, muitas famílias sofrem com a falta de
convívio. As pessoas moram na mesma casa, mas não se veem ou não conversam. Cada uma
no seu mundo, no seu canto. A mesa lá da sala serve apenas de ornamentação, pois ali
ninguém mais se senta para ter uma refeição em família. Essa situação tem causado mais do
que um distanciamento, falta de conhecimento mútuo, solidão, depressão, brigas e até traição.
Quando olhamos para Gênesis 1.27, a Bíblia diz que Deus criou homem e mulher. E aqui
reside algo fantástico que melhor pode ser entendido no capítulo 2.18. Ali, Deus vê o homem,
e diz “Não é bom que o homem esteja só; eu lhe farei uma auxiliadora adequada”. Deus nos
ensina que o homem foi feito para se relacionar. A solidão não agrada o coração do Senhor.

JESUS É A PALAVRA DE DEUS QUE PODE TRANSFORMAR O CAOS EM ALGO MUITO
BOM.

APLICAÇÃO 3

Em toda a criação vemos a expressão: “e disse Deus”. Em todos esses momentos de
transformação do caos em ordem, foi a Palavra de Deus quem operou transformação. Em
João 1.1, vemos que “No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra
era Deus”. Essa Palavra é Jesus. Em Apocalipse 19.13, referindo-se a Cristo, o autor diz:
“Estava vestido de um manto salpicado de sangue, e seu nome é a Palavra de Deus”.
Durante seu ministério terreno, Jesus transformou vidas que estavam em situações caóticas,
para louvor da sua glória. Podemos ver isso, por exemplo, na vida do homem leproso (Lc
5.12-16) e do paralítico de Cafarnaum (Lc 5.17-26). Em todos esses casos Jesus mostra seu
poder transformador. Ele é realmente aquele que transforma o caos em algo muito bom.
Talvez você olhe para sua vida e sua família e pense que não há mais jeito. Talvez até julgue
ser impossível haver uma restauração. Mas a grande verdade é que não há situação que
Deus não possa mudar. Não há coração que Ele não possa transformar. Ele é aquele
que é capaz de trazer do nada o que não existe e transformar o caos em algo muito bom.
CONCLUSÃO : JESUS TRANSFORMA MINHA FAMÍLIA ! ! ! !

Jesus é O único e que pode transformar sua família. Ele tem o poder de transformar o
caos em algo muito bom. Creia em Jesus!

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO :

1 – O QUE DEUS FALOU COM VOCÊ NESTA MENSAGEM ?

2 – VOCÊ JÁ ESTÁ PRONTO A SER MODIFICADO POR JESUS CRISTO ?

3 – HÁ ALGO QUE DEVA COLOCAR PELA FÉ DIANTE DO SENHOR ?


01/06/2020