HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 O Sermão do Monte - 7
 


 

IBBR - Pr. Cioli Frickes

Quebra-gelo: Você se recorda de quando presenciou algo inexplicável, cuja única forma de compreensão do ocorrido seria pela ação sobrenatural de Deus operando em um milagre? Conte-nos sua experiência.

Adoração: Louvemos ao Senhor com todo nosso coração. Edificação na Palavra: Tema: O Sermão do Monte - 7 Texto Base: Mateus 5:31-48
Introdução/Contexto:

Ainda estamos na seção do Sermão do Monte, onde Jesus Cristo entra em alguns méritos QUE SERÃO ALVO de nossa atenção.

DESENVOLVIMENTO
É isso. Jesus está agora colocando um GRANDE RAIO X no coração dos homens. E começaremos aqui nesta manhã a partir do que acontece em casa. E Jesus faz questão de iniciar a partir da família. Jesus Cristo sabia que a família foi o plano original de Deus e que seria a partir da família que a vida se desdobra. Ele estava lá quando o CORAÇÃO DO HOMEM se DEGENEROU. Quando o que Deus fez puro se tornou sujo.

( SITUAÇÃO 1 – DIVÓRCIO ) – Mateus 5: 31 a 32

É lamentável, mas o divórcio virou algo comum na sociedade, e pior .. entre os evangélicos. É IMPORTANTE LEMBRAR AQUI IGREJA : Jesus Cristo aqui, assim como em Mateus 19.3 volta aos primeiros princípios, ELE RETROCEDE a CRIAÇÁO ... No começo, Deus fez um homem e uma mulher, e eles foram unidos. No princípio quando Deus havia estabelecido o casamento todo divórcio seria inconcebível e um contrassenso.

1 - Casamento é compromisso

2 - Amor é compromisso

O QUE ACONTECEU COM O CASAMENTO NOS TEMPOS DE JESUS ?

Jesus respondeu : Os princípios continuam os mesmos – que o CASAMENTO É UMA ALIANÇA – QUE É COMPROMISSO – QUE O AMOR É COMPROMISSO DE CUIDAR. ELES BANALIZARAM O CASAMENTO – E davam carta de divórcio por qualquer motivo. O QUE ACONTECE COM OS CASAMENTOS HOJE IRMÃOS ?


Jesus responde : Os princípios continuam os mesmos – que o CASAMENTO É UMA ALIANÇA – QUE É COMPROMISSO – QUE O AMOR É COMPROMISSO DE CUIDAR.

Antigamente o divórcio era um problema raramente encontrado ENTRE OS EVANGÉLICOS. Mas para a nossa vergonha, isso mudou.
( SITUAÇÃO 2 - JURAMENTOS E HONESTIDADE ) - 33 a 37

É importante aqui enfatizar antes de tudo, que o Antigo Testamento permite que os homens façam juramentos, até em nome de Deus: Todos esses votos e esses juramentos têm o propósito de estimular a honestidade ou torná-los ainda mais fortes , mais intensos , mais garantidos.

Na época de Jesus afirma DONALD ARTHUR CARSON “Os Judeus distorceram numa série de regras e ensinos do ANTIGO TESTAMENTO e ADICIONARAM quando é que seria possível usar mentiras e falsidades sem nenhuma punição.” Diante de um JURAMENTO FEITO.

Esses juramentos que ELES RECRIARAM não incentivavam mais a honestidade, mas sim enfraqueciam a causa da verdade e promoviam o engano. Jurar de forma EVASIVA passou a ser uma desculpa para mentir.

Agora vamos ver o que acontece aqui com nós brasileiros. Quando alguém diz que vai a sua casa fazer um serviço, o que você faz. Se planeja para receber a pessoa. O que acontece irmãos ? Ah não deu. Eu não pude ir.

Eu já tive sérios problemas quando disse que iria fazer e não fiz para alguém o que havia prometido. NÓS BRASILEIROS TEMOS UMA TENDÊNCIA A CONFIAR NO JEITINHO.

( SITUAÇÃO 3 – OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE ) 38 a 42

Prezados. Aqui há um elemento muito curioso, pois a lei dizia “OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE” , ou seja : NÃO LEVE O PREJUÍZO PRA CASA. Se te tiraram um dente, tire um dente de quem te tirou. Mas a lei era PRESCRITIVA E RESTRITIVA AO MESMO TEMPO. No tempo de Jesus havia uma tendência muito grande de se fazer JUSTIÇA própria. Vários grupos de insurgentes até se levantavam contra o DOMÍNIO ROMANO. Ou seja a LEI estava saindo da esfera dos legisladores e muitos estavam fazendo a justiça com as suas próprias mãos. Outro ASPECTO AQUI - NÃO JULGUE ALGUÉM POR TE PEDIR ALGO. Não ofenda alguém quando lhe pede, como se essa pessoa não MERECESSE o seu cuidado, a sua ajuda, A SUA ATENÇÃO. Jesus está falando do DESPREZO que se dá ao NECESSITADO. Ainda que seja um PERVERSO.

É necessário ENTENDER, que Jesus agora, está saindo da CRÍTICA ao que os ESCRIBAS E FARISEUS faziam através de uma interpretação distorcida do ANTIGO TESTAMENTO, e passa a

introduzir um CONCEITO revolucionário que é o AMOR. • O amor na prática não leva em conta as ofensas dos perversos. • O amor na prática não se deixa levar pelas MALDADES que SÃO FEITAS a nós. • O amor não JULGA e não RETRIBUI com a mesma moeda. • As ofensas que nos são feitas, na verdade atingem a Deus, são contra DEUS. Não negue o amor a ninguém. Ainda que sejam pessoas más.

( SITUAÇÃO 4 – AMOR AOS INIMIGOS ) 43 a 48

Aqui irmãos. Em nenhum lugar na BÍBLIA somos ensinados a ODIAR NOSSOS INIMIGOS. O que Jesus está ensinando aqui é : VOCÊS OUVIRAM UM GRANDE ERRO. O padrão a ser imitado é o padrão de DEUS que é perfeito.

A EXIGÊNCIA DO SERMÃO DO MONTE SÃO – SANTIDADE E PERFEIÇÃO.

CONCLUSÃO :

Dá pra ser perfeito? Nunca enquanto estivermos presentes aqui neste corpo, não teremos como ESCAPAR DA PRESENÇA DO PECADO. Mas podemos buscar a SANTIDADE. Mas podemos nos encontrar com aquele que É PERFEITO. Pr. Cioli
PERGUNTAS :

1 – O QUE DEUS MINISTROU AO SEU CORAÇÃO ATRAVÉS DESTA PALAVRA ?

2 – QUAIS SÃO AS NOVAS ATITUDES QUE VOCÊ PODE DESENVOLVER PARA ALCANÇAR ESTA DIMENSÃO ESPIRITUAL ?

3 – O QUE SE CONSTITUI GRANDE DESAFIO PRA VOCÊ ?

4 – É POSSÍVEL SER PERFEITO ? É POSSÍVEL AMAR ? É POSSÍVEL SER SANTO ?

30/10/2020