HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 Encontrando compaixão em Cristo – João 4: 1 a 10
 


 

INTRODUÇÃO

Compaixão que encontramos em Cristo é mais do que empatia, é um gesto de ternura/entrega que não só minimiza a dor e o sofrimento do outro, mas que muda a realidade do outro. Quando lemos esta história da mulher samaritana fica claro que o desejo de Jesus é que cada um de nós experimente desta compaixão, Ele não mediu esforços para que isso acontecesse, e rompeu com várias barreiras (cultural/histórica, racial e religiosa) para alcançar o coração daquela mulher. E é compreendendo esta realidade que, conseguimos entender melhor a grandeza da atitude de Jesus, que não nutria preconceitos, mas que se revelou como um Deus compassivo, cheio de graça e misericórdia. O final da história dessa mulher samaritana é tremendo. Ela encontrou compaixão, foi salva por Jesus e sua vida foi completamente transformada. Moody disse o seguinte: “Não importa o quão afundado você esteja, não importa qual tem sido sua postura; você pode estar abatido em pensamentos, palavras e ações; você pode ser egoísta; seu coração pode estar transbordando de corrupção e maldade; ainda assim Jesus terá compaixão de você”.

DESENVOLVIMENTO

Encontramos compaixão em Cristo Jesus quando:

Cremos que nossa vida é PRECIOSA aos olhos do Senhor

Jesus valorizou a mulher samaritana, que era desprezada pelas pessoas. Ele se identificou com ela. Ele, de forma compassiva, quebrou toda a barreira histórica/cultural conversando com ela em público. - A bíblia diz: “Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus lhe disse: — Dê-me um pouco de água. Pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Então a mulher samaritana perguntou a Jesus: — Como, sendo o senhor um judeu, pede água a mim, que sou mulher samaritana? Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos. João 4:7-9

Encontramos compaixão em Cristo…

Entendendo que Jesus SUPRE a SUA MAIOR NECESSIDADE

Jesus respondeu: — Quem beber desta água voltará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. A mulher lhe disse: — Senhor, quero que me dê essa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. João 4:13-15

Isso porque Ele nos conhece – sabe o que realmente precisamos – porque sua compaixão cura, transforma e perdoa o que há de mais escondido em nossos corações.

Nos conhecendo, nos amou e se entregou por nós, suprindo nossa primeira e maior necessidade; salvação.
Encontramos compaixão em Cristo…

Acreditando que é Jesus quem DESPERTA sua CONSCIÊNCIA de pecador

“Jesus disse: — Vá, chame o seu marido e volte aqui. Ao que a mulher respondeu: — Não tenho marido. Então Jesus disse: — Você tem razão ao dizer que não tem marido. Porque já teve cinco, e esse que agora tem não é seu marido. O que você disse é verdade. João 4:16-18
Jesus estava falando à sua consciência de pecadora. Jesus mostrou que, antes de beber a água da vida, ela precisava ter convicção do seu pecado e passar pelo arrependimento.

Pode parecer estranho para você, mas, despertar sua consciência de pecador, é um ato da compaixão de Jesus. - “Ninguém está habilitado a ver a beleza de Cristo até que seja capaz de ver o horror dos seus pecados!” - E louvado seja Deus pelo Espirito Santo de Deus que nos convence do pecado, da justiça e do Juízo!

Encontramos compaixão em Cristo…

4. Crendo que Jesus ATIVA em seu CORAÇÃO a FÉ verdadeira

A mulher respondeu: — Eu sei que virá o Messias, chamado Cristo. Quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Então Jesus disse: — Eu sou o Messias, eu que estou falando com você. (…) Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo: — Venham comigo e vejam um homem que me disse tudo o que eu já fiz. Não seria ele, por acaso, o Cristo? Então saíram da cidade e foram até onde Jesus estava. João 4:25, 26; 28-30

Esta palavra anunciada é que gera a verdadeira fé em seu coração, a bíblia afirma que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Hoje não é mais o dia do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Hoje você pode encontrar compaixão para sua vida. Hoje é o dia do seu encontro com Jesus e Ele não abre mão desse encontro, porque ele o conhece e deseja salvar e transformar sua vida por completo!

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1 Quais os desafios Deus trouxe a sua vida através desta mensagem?

2 Pra além dos desafios, o que mais Deus falou ao seu coração nesta palavra?

3 Você é alguém que já experimentou da compaixão .de Cristo Jesus que supre sua primeira e maior necessidade? Compartilhe com o grupo.
4 Você crê que sua vida é preciosa para Deus? De que forma esta verdade influência seu viver?

5 Diante da luz de Jesus, vemos quem realmente somos: Pecadores destituídos da glória de Deus. Como é vivenciar o amor e a compaixão de Cristo diante realidade?

6 A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, (conhecer, obedecer e se alimentar da palavra). A partir desta afirmação. Compartilhe com o grupo como esta verdade impacta o seu dia a dia.





04/12/2020