HOME   -   NOTÍCIAS   -    BOLETINS E JORNAIS   -   FOTOS    -   ÁUDIO SERMÕES   -    ESTUDOS PGS   -    DOAÇÕES E CONTATO

INSTITUCIONAL     -     O QUE CREMOS     -     PASTORES     -     MINISTÉRIOS     -     ESCOLA BÍBLICA     -     SOUNDBYTES     -     COMO CHEGAR

  ESTUDOS PGS   |   Sempre uma palavra edificante  
   
 

 NÃO SIGA SEU CORAÇÃO; SIGA JESUS! - Lucas 15:11-24
 


 

INTRODUÇÃO

Não seguir o coração é não andar conforme a sua própria vontade, é não caminhar confiando no seu senso de certo e errado, de não ter como argumento nas suas decisões e escolhas o seu próprio entendimento... Há caminho que parece direito ao ser humano, mas o fim dele é caminho de morte. Provérbios 16:25 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Provérbios 3:5 Sua vida precisa estar em Jesus, é a ele quem devemos seguir, ele é o caminho – por isso qualquer outra direção não deve ser seguida. Portanto siga a Jesus fonte de vida eterna, o cordeiro de Deus, que cura, o Deus de provisão, o príncipe da Paz, o maravilhoso conselheiro... A questão é que muitos, mesmo sabendo disso tem escolhido escrever sua própria história longe de Cristo, o caminho, verdade e vida... Nesta parábola se destaca: “O CAMINHO DO CORAÇÃO, O ARREPENDIMENTO E A RESTAURAÇÃO. Eu não sei em qual destas estações você está, mas sei que restauração, cura, salvação; e a oportunidade de escrever uma nova história só acontece em Jesus Cristo. Nesta bela passagem Bíblica, podemos ver como Deus trabalha na restauração daquele que escolheu seguir o coração se rebelando contra o pai, mas se arrepende e volta... A parábola mostra o quanto Deus é compassivo, misericordioso e cheio de amor por aqueles que voltam para ele. Portanto hoje Deus te dá uma oportunidade para viver o perdão e a restauração que ele tem pra você.

DESENVOLVIMENTO

I Quem segue o coração: NÃO TEM CONTENTAMENTO – Jesus continuou: — Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê a parte dos bens que me cabe.” E o pai repartiu os bens entre eles. Lucas 15:11,12
Tinha tudo no seu lar, seu pai era rico, um bom pai; mas ele estava insatisfeito. O que lemos é que o filho se rebelou: “Pai, quero que o senhor me dê a parte dos bens que me cabe.” Não queria mais o governo do pai. “...partiu para uma terra distante e lá desperdiçou todos os seus bens, vivendo de forma desenfreada.” Lucas 15:13b Foi assim no Éden, o homem que tudo devia a Deus, rompeu com Ele, desejoso de desfrutar livremente a vida Provocou o rompimento na família v. 13. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá desperdiçou todos os seus bens, vivendo de forma desenfreada. Lucas 15:13 Quantos têm distanciado de Deus para bem longe na vida, mesmo tendo recebido tanta instrução na Sua casa, mas, preferem a ilusão.

II- Quem segue o coração: APRENDE QUE O CORAÇÃO NOS PREGA PEÇAS, NOS ENGANA. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então foi pedir trabalho a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a fim de cuidar dos porcos. Ali, ele desejava alimentar-se das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Lucas 15:14-16 Aquele jovem descobriu que os amigos não eram verdadeiros. Começou a padecer, necessidades e onde estavam os amigos? A partir da narrativa do filho prodigo aprendemos que: Sem Deus somos alvo dos enganos do coração... E nos sentimos realizados com o que não traz realização; nos sentimos aprovados, quando não somos; salvos quando na verdade ainda não o fomos... “Você diz: ‘Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada.’ Mas você não sabe que é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Ap 3:17

III- NOSSAS ESCOLHAS NOS LEVAM A ALGUM LUGAR Jesus continuou: — Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê a parte dos bens que me cabe.” E o pai repartiu os bens entre eles. — Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá desperdiçou todos os seus bens, vivendo de forma desenfreada. Lucas 15:11-13 O filho mais novo tinha duas opções: “Ficar em casa e vencer sua crise interior”, ou “Sair de casa para tentar a vida longe do pai”. No caso do filho pródigo, ele escolheu o pior, sair de casa. E rapidamente percebeu que toda escolha leva a algum lugar, e que toda a argumentação para sair da casa do pai não passava de ilusão... Queria viver das riquezas, aproveitar a vida; mas tudo acabou rápido demais. Ele então passa a colher o fruto da sua desobediência e se angustia
Uma coisa é certa, a verdade bíblica é absoluta, imutável... E escolher caminhar pra longe do Pai, nos fará receber o salário do pecado; que é a morte. Você não deve se esquecer que o Diabo é mestre em iludir, escravizar e destruir. “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” João 10:10 E toda e qualquer coisa que o mundo tem pra te oferecer é passageiro, Observem que longe do pai e do seu lar, aquele jovem começou a padecer necessidades que ele não tinha antes Olha o que diz o texto: — “Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.” Lucas 15:14 Necessidade de proteção, Necessidade de carinho. de pão, de companhia. Não tinha ninguém ao seu favor: “ninguém lhe dava nada” v. 16. O inimigo ilude e depois faz a pessoa ficar só. Longe do pai – o filho perdeu o seu valor, ninguém lhe dava nada, ninguém o percebia; ninguém o reconhecia.

IV- O CAMINHO DO ARREPENDIMENTO E DA RESTAURAÇÃO. Então, caindo em si, disse: “Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome! Vou me arrumar, voltar para o meu pai e lhe dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e diante do senhor; já não sou digno de ser chamado de seu filho; trate-me como um dos seus trabalhadores.’” Lucas 15:17-19 O retorno é a opção certa pra você que está longe do Pai... Mas o primeiro passo para voltarmos a casa do Pai é o arrependimento, que nos levará a uma vida restaurada por Deus. O melhor caminho é voltar, nada de novas tentativas, ou de prosseguir da maneira como está. É preciso cair em si, acordar, refletir, raciocinar. É preciso reconhecer que longe de Deus está perdendo, está sofrendo, e até morrendo. É preciso reconhecer que pecou, falhou e transgrediu. O mundo lá fora só lhe trouxe desilusão e frustrações. Lembrou-se da casa de Seu Pai e arrependeu. Planejou o reencontro e decidiu “Vou me arrumar, voltar para o meu pai” Abandonou o mundo e todos os vícios; reconheceu o seu erro; levantou e voltou ao pai. Acordou; largou a sujeira os porcos, o fracasso espiritual e foi sentar-se no banquete do seu pai. Fortaleceu-se no caminho ao voltar olha o que diz o v. 19. “já não sou digno de ser chamado de seu filho; trate-me como um dos seus trabalhadores.” Lucas 15:19 Arrepender e tomar a decisão de voltar para Deus o Pai. É necessário humildade: não sou digno, esta deve ser a atitude da alma v. 19. É preciso crer no amor e no perdão de Deus. E segui-lo.

V- SOMOS PLENAMENTE RESTAURADOS NO SENHOR, NO EXERCICIO DA SUA GRAÇA
SOBRE NÓS - E, arrumando-se, foi para o seu pai. — Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou. Lucas 15:20 Ele se move cheio de compaixão na direção daquele que se volta para Ele. Ele o envolve com um terno abraço de amor. Ele o cobre com as vestes espirituais da salvação, coloca um anel no dedo que representa autoridade, e calça os seus pés com sandálias, que significa que foi recebido como filho e não como escravo O pai, porém, disse aos servos: “Tragam depressa a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos pés. Tragam e matem o bezerro gordo. Vamos comer e festejar, LC 15:22,23 Promove uma festa, demonstrando Seu júbilo por um pecador arrependido que estava morto e reviveu; que estava perdido e foi achado v. 24.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1 Quais os desafios Deus trouxe a sua vida através desta mensagem?
2 Esta parábola fala do caminho do coração, do arrependimento e da restauração; em qual destas estações você se encontra hoje? Compartilhe com o grupo.
3 Descontentamento é luta pra você? Se sim de que forma esta narrativa do filho prodigo pode te ajudar a ter contentamento?
4 Como a verdade de um Deus que perdoa, salva e restaura impacta a sua vida? Hora de testemunhar...



04/11/2021