A DOENÇA E A CURA DA ALMA
 

 

Este texto apresenta a grande compaixão de Jesus pelos excluídos. Diferentemente do que se pensa, os crentes pensam e atendem as necessidades dos excluídos. O amor e a compaixão de Cristo faz com que o cristão se mova na direção dos perdidos, e daqueles que foram deixados de lado. Jesus demonstrou isso em inúmeras situações nos evangelhos. Destaca-se ainda que os sofredores buscavam na compaixão de Cristo a solução para os seus problemas. 1 . Observa-se ainda o cuidado grandioso de Jesus em não apenas curar a doença física, mas curar a lepra da alma, e imediatamente integrar este indivíduo ao convívio social. A igreja é o local que Deus planejou para integrar os salvos à família de Deus. Vejamos então , de acordo com este texto, como Jesus demonstrou sua compaixão e salvou apenas um leproso do seu irremediável caso de isolamento e perdição eterna.

DEFINIÇÃO EVANGÉLICA DE COMPAIXÃO

“compaixão é o sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia do outro , e compaixão é acompanhada do desejo de torna-la menor; Compaixão tem a ver com a participação espiritual na infelicidade alheia que desperta um impulso altruísta de ternura e cuidado para com o sofredor.

Constata-se que o ministério de Jesus Cristo, estendeu-se além da atenção dada a doença e a resolução dos problemas da dor, da morte, das injustiças religiosas e do sofrimento humano. Jesus combate a causa principal : A DOENÇA DA ALMA.

DESENVOLVIMENTO
Na época de Jesus a lepra era uma doença terrível e incurável. Desde o momento em que era constada a lepra, o leproso era privado do convívio das outras pessoas e ficavam em um lugar isolado. O Novo Testamento nos mostra a situação dos leprosos, a sua vida era em cavernas afastadas das pessoas. Se porventura um deles tivesse de andar ao encontro das pessoas, teriam que tocar um sino, para se auto anunciar e determinar a distância. Isto queria dizer que estava passando um imundo, um contaminado pela lepra. Por que eles gritavam aqui ?

1 As pessoas sofridas iam a Jesus em busca de alívio por iniciativa própria: a mulher por 12 anos hemorrágica (Lc 8.43-48), os dez leprosos (Lc 17.11-19), o cego de Jericó (Lc 18.35-42). As pessoas sofridas eram levadas a Jesus por parentes e amigos: o paralítico de Cafarnaum (Mc 2.1-12), a filha da mulher cananéia (Mt 15.21-28), a sogra de Pedro (Lc 4.38-40), o servo do centurião (Lc 7.1-10), a filha de Jairo (Lc 8.40-56), o menino endemoninhado (Lc 9.37-45). As pessoas sofridas eram percebidas pelo próprio Jesus, que tomava a iniciativa de aliviá-las: o homem da mão atrofiada (Lc 6.6-11), a viúva de Naim (Lc 7.11-17), o endemoninhado de Gerasa (Lc 8.26-39), a mulher encurvada (Lc 13.10-17), o servo do sumo sacerdote (Lc 22.51), o paralítico de Betesda (Jo 5.1-15), o cego de nascença (Jo 9.1-12).

ESTUDOS PARA PGS - IBBR

SÉRIE – ALCANÇANDO AMIGOS PARA CRISTO

POR QUE ESTAVAM AFASTADOS. Só assim poderiam ser percebidos. O texto diz que eles vieram até uma certa distância, respeitando a lei de Moisés. A situação do leproso era humilhante, visto que a lepra era considerada no Judaísmo um estado de grande impureza, sua situação não tinha solução. Então destaca-se :

1. ESTE TEXTO ENSINA QUE JESUS OUVE O GRITO DOS EXCLUÍDOS.
O difícil caminho da reintegração daquele que era curado da lepra. Primeiro, ele teria de ser declarado purificado por um sacerdote - e isso obrigava a um cerimonial muito elaborado e detalhado, que durava oito dias. Tinha de ter todos os pelos raspados, ser banhado e examinado. Após isto, viriam os sacrifícios, o espargir do sangue e do óleo, unções, ofertórios. E depois de tudo isto, ele teria de esperar mais oito dias antes de poder ser devolvido à família e aos seus direitos. Contando tudo, o processo levava dezesseis dias de atividades religiosas incríveis! Pensando na irremediável situação do perdido, a Bíblia afirma em Romanos 3: 23 e 24 ( LEIA )

2. ESTE TEXTO APRESENTA A INCAPACIDADE HUMANA EM RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS.

O homem doente de alma, leproso de alma, sem Cristo não se reabilita – está irremediavelmente perdido.

3. ESTE TEXTO ENSINA QUE AS DIREÇÕES DE CRISTO SÃO SEGURAS.

Enquanto foram SEGUINDO O CAMINHO DA OBEDIÊNCIA, eram curados. Muitos prosseguiam ansiosos correndo, pois queriam certamente resolver logo o problema da exclusão social, e se esqueceram de reconhecer. De reverenciar o autor de todas as coisas.

4. ESTE TEXTO MOSTRA QUE SÓ UM FOI DECLARADO SALVO.

Por que isso ? Destaca-se que só um demonstrou a sua fé em JESUS CRISTO, pois o adorou. Tal atitude não foi desobediência a Cristo. Jesus deu ordem que todos fossem ao sacerdote, mas um voluntariamente voltou e disse: OBRIGADO JESUS. Esse obrigado pode ser aqui interpretado como uma atitude de RECONHECIMENTO de quem JESUS CRISTO é. Ele é o Salvador. Jesus é o Filho de Deus. Não se condena os 9 , mas destaco a indignação para JESUS, como ele mesmo fez. A Bíblia não narra o que aconteceu com os 9 em termos de salvação. Mas aqui temos a declaração de salvação de JESUS CRISTO a este homem no verso 17 Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? " 19 Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou". Lucas 17: 15 a 19

ESTUDOS PARA PGS - IBBR

SÉRIE – ALCANÇANDO AMIGOS PARA CRISTO

CONCLUSÃO

A compaixão de Jesus Cristo ainda pode ser manifesta hoje a todo aquele que crê. A compaixão de Jesus não ficou limitada aos milagres que fez. A compaixão de Jesus Cristo ainda é validada hoje através do GRITO DOS EXCLUÍDOS. Através da oração de fé. Através da adoração e rendição a Ele, Jesus Cristo declara o pecador salvo. Curado. Jesus demonstra a sua compaixão através da vida da sua igreja. Da vida dos seus servos que ainda se compadecem dos perdidos e os conduzem a Jesus. Obedecer as ordens de Jesus traz segurança , salvação e restauração para os que o confessam. O homem sem Cristo é incapaz de salvar-se da lepra da alma. O texto de Efésios 2 nos ajuda a entender a grandeza e a misericórdia de Jesus. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:1-5

Quem sabe haja alguém no PG que GRITE e que CLAME POR JESUS CRISTO, lá no vazio da sua exclusão ? Certamente Jesus Cristo ainda hoje salva e liberta todo aquele se que aproxima dele pela fé em arrependimento. Hoje Jesus pode dizer ao não salvo:

" 19 Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou". Lucas 17: 19

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

1 – De que forma seus olhares refletem a atenção que Jesus Cristo deu ao grito dos excluídos hoje ?

1.1 – O que pode fazer por aqueles que estão sofrendo isoladamente em seus cárceres ?

2 – As mudanças ocorrem através da obediência. Certo ? O texto apresenta a realidade da cura aos que obedecem a sua palavra. A palavra de Deus se revela como cura a você ! Tem conseguido obedecê-la ? De que forma este grupo pode te ajudar a ser um seguidor leal de Jesus Cristo ?

3 - Você reconhece seu estado de total inércia e confinamento espiritual ? Gostaria de orar agora pedindo a Jesus para te perdoar e purificar ?
Leia João 1: 9 . O que gostaria de fazer diante disso ?


Data publicação: 01/02/2017