DISCIPULADO - DONS - PERSEVERANÇA
 

 

INTRODUÇÃO
Imaginemos o apóstolo Paulo, já idoso, definhando numa masmorra escura e úmida em Roma, de onde não deverá sair, a não ser para a morte. O seu trabalho apostólico está concluído, tanto que ele pode dizer: "completei a carreira". Agora, no entanto, compete-lhe tomar providências para que, depois da sua partida, a fé seja transmitida sem se contaminar, genuína, às gerações futuras. Assim ele dá a Timóteo esta soleníssima missão. Cabe-lhe preservar, a qualquer preço, o que recebeu, e transmiti-lo a homens fiéis, que por sua vez sejam também idôneos para ensinar a outros (2:2).

DESENVOLVIMENTO
Paulo se intitula "encarcerado do Senhor" (1: 8) e esta era a segunda vez que se achava preso em Roma. Agora ele já não estava desfrutando da relativa liberdade e do conforto da casa que alugara, situação em que se encontrava no final do relato de Lucas em Atos, após o que tudo indica ter sido posto em liberdade, como ele mesmo esperava. Agora, porém, estava encarcerado em algum "escuro calabouço subterrâneo, com um buraco no teto para a passagem de luz e de ar". Talvez fosse, como o quer a tradição, a Prisão Mamertina; de qualquer modo, onde quer que estivesse, Onesíforo o encontrou só depois de uma diligente busca (1: 17). Certamente Paulo estava acorrentado (1: 16), "sofrendo até algemas, como malfeitor" (2: 9). Também a solidão, o enfado e o frio da vida em prisão faziam-no sofrer (4: 9-13). A audiência preliminar de seu caso já se realizara (4: 16, 17); agora só lhe restava aguardar o julgamento, mas Paulo não contava com a absolvição. A morte lhe parecia inevitável (4:6-8). Mas a Obra de Deus precisa continuar! O que fazer? Com quem contar?

O livro de 2 Timóteo nos deixa 3 pontos fundamentais na vida Cristã:

1 - Discipulado - Timóteo, a quem a carta foi endereçada, estava sendo colocado numa posição de responsabilidade, pela liderança cristã, ele não apenas foi ganho para Cristo pelo apóstolo, ele estava sendo discipulado para dar continuidade a obra de Deus diante da eminente morte do seu querido líder e pai na fé.

2 - Dons - Paulo exorta a Timóteo a reavivar o Dom de Deus que habita nele.(2TM 1:6) Parece indicar que Paulo estava insatisfeito com o nível de fidelidade que Timóteo estava demonstrando no momento.(Comentário MacArthur )

3 - Perseverança - Várias vezes, nesta segunda carta a Timóteo, o apóstolo exorta-o a tomar a sua parte no sofrimento e a não ter medo ou vergonha, já que Deus não nos deu um espírito de covardia (p.ex.: 2 Tm 1:7-8; 2: 1, 3; 3:12; 4: 5). Essas admoestações eram, evidentemente, necessárias. Paulo conhecia a fraqueza de Timóteo; não podia se esquecer de suas lágrimas, quando se separaram (2 Tm 1: 4).

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES PONTOS: (2TM 1: 1 a 8)

1 - Como base no texto, podemos ver algumas importantes orientações do Apóstolo Paulo ao seu filho na Fé Timóteo. Você se recorda da pessoa que te discipulou? Compartilhe com seu grupo esta experiência e a importância para sua vida

2 - Nos versículos 6 e 7 podemos ver Paulo falando sobre Dons? Você reconhece quais são os seus dons? Tem servido a sua Igreja com eles? Compartilhe

3 - De acordo com o versículo 8, qual a importância da Perseverança na caminhada Cristã? Compartilhe

CONCLUSÃO

O QUE APRENDEMOS?
A igreja de nossos dias precisa urgentemente atentar para a mensagem desta segunda carta de Paulo a Timóteo, já que à nossa volta vemos cristãos e igrejas abrindo mão do evangelho, manuseando-o desajeitadamente, incorrendo no perigo de finalmente vê-lo escorrer por entre os dedos. Precisa-se de uma nova geração de jovens Timóteos, que queiram guardar o sagrado depósito do evangelho, que estejam determinados a proclamá-lo e preparados para sofrer por ele; e que o compartilharão puro e incorrupto à geração que, em seu devido tempo, se levantará em seguida.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS
Discipule sempre, seja Discipulado! Você recebeu dons específicos de Deus para Glorificá-lo e edificar a sua Igreja! Persevere sempre, pois Deus não te deu um Espírito de Covardia, mas de Poder, de Amor e de Moderação!

Data publicação: 22/05/2017