PELOS FRUTOS CONHECEREIS QUEM É SALVO !
 

 

Esta parábola que Jesus proferiu, tem aplicabilidade direta no tempo da igreja primitiva. Depois da
destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C., quando a Igreja experimentava um grande crescimento, os
cristãos judeus queriam impor a Lei como a mediadora entre Deus e os homens e, os cristãos gentios,
por sua vez, queriam viver sem nenhum tipo de lei, aproveitando-se da sua liberdade em Cristo Jesus
para darem vazão às obras da carne. Afim da correção dos os erros de ambos os grupos e dar à
Igreja uma base teológica consistente para um crescimento sadio, cremos na aplicabilidade desta
palavra foi proferida por Jesus, ontem e hoje e sempre.

INTRODUÇÃO

Não podemos julgar a salvação de quem quer que seja, porem podemos observar que somente
quem está entregue à Jesus verdadeiramente pode produzir os frutos que se espera de um verdadeiro
cristão. O único modo de sabermos se uma pessoa está no caminho da santificação, que é um sinal
salvífico, é verificando seus frutos. Pelos frutos podemos conhecer quem experimentou a salvação.
Porem em nossa caminhada apresentamos bons frutos, mas pela presença do pecado que ainda há
em nós(Rm 3:23) podemos também apresentar frutos ruins. Um dia você foi, como na parábola, um
solo ruim para a semente da palavra. Mas hoje é solo bom, que ouve a palavra e a obedece.

DESENVOLVIMENTO

Vivemos em um tempo em que nosso testemunho com ações, se tornou mais importante do que
nosso testemunho falado. Não que não devemos anunciar o evangelho com nossa boca, pois a fé vem
pelo ouvir a palavra de Deus, mas temos que anunciar o evangelho também com ações, ou seja
apresentando frutos para salvação. Se buscamos ser testemunhas de Cristo, a verdade da Sua
palavra precisa se fazer presente em nós através de nossas ações. Esta parábola nos confronta a
sermos solo Bom, fértil para a palavra.

O Capítulo 13 de Mateus, define o perfil de 4 solos(corações) ouvintes das boas novas
de Jesus sendo:

1- Solo à Beira do Caminho: Simboliza o homem de coração endurecido (vs 4 e 19).

Por vezes nosso coração é como uma “via pública”, onde transitam todas as idéias e más influências
do mundo e por isso ficou assim endurecido. Nos tornamos incapazes de acolher a palavra de
Deus, tornando-nos completamente insensíveis para as coisas do mundo espiritual. Há muito tempo
esta pessoa deixou de ouvir, ou seja, obedecer a Deus.

2 – Solo Rochoso: Simboliza o homem de coração superficial (vs 5, 6, 20 e 21).

Onde há pouca terra e o pedregulho fica perto da superfície, a semente se desenvolve rapidamente,
porque o calor do dia, preservado pelas pedras, fornece o calor necessário para um desenvolvimento
rápido, mas a semente não pode lançar raízes, devido à superficialidade do solo. Tal homem sente
atração imediata pela pregação do reino dos céus e com alegria a recebe, achando que ela é capaz
de lhe satisfazer todas as necessidades e esperanças. O falso calor da emoção cria de imediato uma
expressão de intensa religiosidade, porém, superficial. Ele tem visão superficial dos deveres, da
responsabilidade e dos sofrimentos que a adoção da mensagem por impor-lhe. Quando lhe sobrevêm
a “angústia” e a “perseguição” a alegria desaparece e a intensidade do interesse diminui; são os
sinais da morte espiritual iminente.

3 - O Solo coberto de espinhos - Simboliza o homem de coração mundano (vs 7 e 22).

Alguns pensam que o termo bíblico “mundano” aplica-se somente àquelas pessoas que estão
afundadas em sérios e vergonhosos pecados, mas, mundano é todo aquele que se dedica aos
“cuidados do mundo”, antes do cuidado com as coisas de Deus. A semente cresce e produz, mas a
planta não floresce por causa dos obstáculos. Tem raízes, mas as “ervas daninhas” e os “espinhos”
não permitem o aparecimento de frutos maduros. Tal homem recebe a Palavra com sinceridade e boa
intenção, mas preenche sua vida com diversos cuidados do mundo (conforto, fama, prestígio, posição
social, laser, possessões materiais), ao ponto da vida espiritual tornar-se simplesmente impossível,
pois o coração repleto de interesses materiais sempre encontra razões para continuar sua busca e até
intensificá-la. É impossível manter a busca espiritual e a materialista ao mesmo tempo e obter êxito
nas duas. Não temos como servir à 2 senhores.

4- O Solo Bom. Simboliza o coração que recebeu a Palavra de Deus (vs 8 e 23).
Mesmo a produção mais baixa (30 por 1) era considerada alta para os agricultores daquela época e
ainda o é, hoje em dia.

O solo bom é aquele que não é via pública de idéias e influências humanas.
O solo bom é aquele que tem profundidade(raiz).
O solo bom é aquele que está livre de ervas daninhas e espinhos.
O solo bom é aquele que foi revirado, rasgado pelo arado, preparado, feito nova criatura.

Estes são alguns sinais da salvação de quem responde positivamente ao chamado de Deus a ser
terra fértil.

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES PONTOS: (Mt. 13: 1-9 e 18-23)

1 - Lei o texto de Mateus 13: 1-9 e 18-23 e nos diga o que você compreendeu do texto. Retire lições
que se apliquem em seu dia a dia.

2 – Tem percebido alterações de “solo” em seu coração ultimamente? Tem sido solo duro, pedregoso,
espinhento ou solo fértil? Comente.

3 – A salvação é individual. É algo que não podemos determinar no outro. Mas todo aquele que é
salvo em Cristo apresenta frutos salvíficos. Dê exemplos destes frutos para a salvação!

CONCLUSÃO

O QUE APRENDEMOS?

Que devemos prosseguir a caminhada Cristão sem olharmos para trás, para quando éramos terra
dura, pedregosa, mas sim cumprirmos a carreira a qual somos chamados em santificação e novidade
de vida, frutificando para o Reino, como uma terra fértil para a boa semente da palavra.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS!
Vivamos como Igreja relevante, que tem bom testemunho no lugar em que está plantada, glorificando
sempre à Deus em tudo o que fazem.

Data publicação: 13/06/2017