O MAIOR NO REINO DE DEUS
 

 

Por aquele tempo, os discípulos perguntaram a Jesus qual deles seria o maior de todos no reino dos céus. Jesus chamou uma criancinha, pôs no meio deles e disse:

“Se não se mudarem totalmente a direção das vossas vidas e se não se tornarem como criancinhas, jamais entrarão no reino dos céus. 4 Pois aquele que se tornar pequeno e simples como esta criança será como o maior de todos no reino dos céus. 5 E qualquer que receber uma criança como esta, em meu nome, esse estará a receber a mim. 6 Mas se qualquer de vocês fizer com que um destes pequeninos que crêem em mim perca a fé, melhor seria que fosse atirado ao mar com uma pedra de moer amarrada ao pescoço.

INTRODUÇÃO

O evangelho de Mateus estabeleceu claramente que o reino que tinha sido esperado há séculos estava próximo, mas muitos mal-entendidos apareceram com respeito ao domínio de Deus através de Cristo. Talvez não houvesse maior equívoco do que como ser grande no reino. DESENVOLVIMENTO Jesus, para preparar os apóstolos enquanto ele se aproximava do tempo dos conflitos públicos entre ele e os líderes judeus sobre o reino, ensinou diversas lições para corrigir tais pontos de vista errados sobre a grandeza. Ele tratou de três áreas de grandeza e ambição mundanas; problemas com os quais ainda lidamos hoje em dia.

Jesus tratou de três áreas de grandeza e ambição mundanas; problemas com os quais ainda lidamos hoje em dia.

1 - Posição - Os líderes judeus estavam sempre disputando uns com os outros para serem reconhecidos como os mais importantes. Jesus solucionou o problema em Mateus 11:11 S João era o maior. Ele era o precursor do Senhor, mas mesmo nessa grande posição ele não era tolerante para com os reis, nem alguém dado a vida luxuosa.

2 - Poder - Muitos querem ser celebridades em vez de servos! Somos orgulhosos e queremos poder. Para Deus dominar nossos corações, precisamos não reivindicar, não insistir em nenhum direito, enfim não vir com nenhuma exigência, mas curvar-nos humildemente à vontade do Senhor e estarmos contentes em fazer isso.

3 - Posses - Mais tarde outras crianças foram trazidas a Jesus e ele disse, “porque dos tais é o reino dos céus” (Mateus 19:14). Os apóstolos podem ter pensado: “Mas o que poderia uma tal atitude humilde fazer pelo reino? O que um reino precisa é de homens com riquezas!” Jesus, então, falou com um jovem que tinha riquezas, bondade e pureza. Certamente, Deus estava governando a vida dele! Contudo, Jesus conhecia seu coração; assim, disse-lhe que fosse, vendesse todas as suas propriedades e desse aos pobres (Mateus 19:21). Basicamente, Jesus estava dizendo: “Confie plenamente em mim e deixe tudo.” O ato externo evidenciaria uma mudança interna para a fé humilde. Jesus exigia um compromisso total, mas o jovem “confiava em riquezas” (Marcos 10:24).

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES PONTOS: (ATOS 6: 1 a 15)

1 - Como base no texto, podemos ver algumas importantes colocações de Jesus a respeito do Reino de Deus e o nosso papel nele. Leia Mateus 18:1 a 6 e discorra sobre o que você entendeu do texto

2 - Faça uma sincera avaliação pessoal e compartilhe com seu grupo o que essa palavra de Jesus ministra ao seu coração:

3 - Compartilhe sua compreensão de "Serviço" no Reino de Deus

CONCLUSÂO

Para sermos grandes no reino, precisamos ser como nosso Rei. Temos que eliminar a ambição por posição, poder e posses, e humilharmo-nos para servir.

O QUE APRENDEMOS?
Aprendemos que Jesus é o nosso modelo perfeito de serviço a Deus

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS
Ao nos depararmos com as verdades proclamadas por Jesus, devemos estar com os nossos corações abertos para ouvir e prontamente obedecer!

"Maior é o que mais serve"

Data publicação: 27/06/2017