LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS: PROFECIA, JUÍZO E ESPERANÇA
 

 

INTRODUÇÃO

O livro de Lamentações foi escrito em forma de poesia. Um lamento em forma poética. Jeremias seu autor, reflete na poesia uma profunda tristeza através de cantos fúnebres ao ver Jerusalém castigada por Deus pelas mãos dos babilônios. Por final, em 586 a.C., a cidade de JERUSALÉM (incluindo o templo CONSTRUIÍDO POR SALOMÃO) foi totalmente destruída e os sobreviventes, foram levados ao cativeiro babilônico. Nabucodonosor, o tirano da Babilônia, não atacou a cidade apenas por suas ambições imperialistas. Ele atacou Jerusalém porque era essa a ordem de Deus. Difícil de acreditar nisso ? Talvez seja difícil para nós aqui no século XXI , especialmente para aqueles que já provaram o amor e salvação de Deus através de Jesus, entender como Deus permitiu uma tragédia tão difícil para seu próprio povo e projeto. Na verdade irmãos, a queda de JERUSALÉM não foi nada surpreendente. Foi uma TRAJÉDIA anunciada há muito tempo atrás. Foi lá em Deut 5: 1; 3 que Deus havia estabelecido com Moisés e com o povo um combinado.

1 E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir. 3 Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos. Face a face o Senhor falou conosco no monte, do meio do fogo; 7 Não terás outros deuses diante de mim; 8 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; 9 Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

DESENVOLVIMENTO

"Tem gente que acha que crer em Deus é negar a realidade." Tem gente que que acha que crer em Deus é uma fuga da realidade. Não. Pra confiar em Deus não é necessário negar os problemas. Crer em Deus é confiar na REVELAÇÃO DA GRAÇA FUTURA. Cremos em Jesus Cristo, para enfrentar problemas enquanto aguardamos a tão grandiosa redenção da nossa alma deste corpo. Pra confiar em Jesus Cristo não é necessário negar a realidade do Julgamento de Deus sobre as nações. Ela virá. Há um julgamento destinado para o mundo incrédulo. Não negamos isso, contudo há uma esperança profunda no coração do crente, diante das TRAGÉDIAS QUE VEMOS NO MUNDO.
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17:31

Por um outro lado, há ainda uma série de inconformidades dentro do coração, daqueles que foram chamados das trevas do pecado. Por isso a IGREJA BUSCA A SANTIDADE. Por isso o crente está buscando servir melhor e mais a Deus . Jovem, adolescente cristão, buscando ser um melhor aluno na escola, um melhor filho para a mãe, para o pai , os maridos crentes estão buscando ser melhores esposos, mais atenciosos à familia. As esposas melhores mães, melhores esposas. Por isso O CRISTÃO ESTÁ SIM DISPOSTO A ABANDONAR AS OBRAS DA CARNE.

CONCLUSÃO

John Piper no seu livro GRAÇA FUTURA traz a seguinte definição de Graça e Misericórdia: “ Graça é a bondade de Deus mostrada a pessoas que não a merecem; misericórdia é a bondade de Deus que estão numa situação miserável. “

ATITUDE NOVA DIANTE DA VERDADE DE DEUS 1 – Qual é o compromisso que você tem com a santidade ? Santidade é a desconexão com os padrões deste mundo, para se viver uma vida agradável a Deus. 2 – Como será possível viver em dependência de Deus e em conformidade com as loucuras que o mundo propõe ? 3 – Deus deseja um firme compromisso daqueles que um dia confessaram o seu nome para a salvação de suas almas. O que é que pode ser mudado hoje ?

Data publicação: 01/08/2017