Ser Pai: uma benção, uma grande responsabilidade!
 

 

1 João 2:13-14.
As cartas de João foram a direção para as igrejas/povo de Deus daquele tempo e muito mais hoje, no chamamento a busca da santidade no Senhor. Esta passagem de 1João 2:13-14 trata conosco em nossa maturidade espiritual. Aqui o pregador busca a correlação entre homens que cumprem o chamado a serem líderes, pais presentes na vida de seus filhos, e a maturidade espiritual. Um chamado a reconhecer o tão importante papel na família, na vida Cristã dado por Deus.

INTRODUÇÃO

Este texto da carta de João nos traz os estágios do desenvolvimento do Cristão:

- A fase de um pai, que se compara ao crente que alcança a maturidade humana e principalmente espiritual.
- A fase da Juventude, onde o estamos em formação de uma maturidade física e espiritual.
- E a fase de menino, onde compreendemos quem somos, iniciando a caminhada como agora filhos de Deus, sendo então apresentados a Deus dia à dia, em uma novidade de vida, de aprendizado constante.

Buscaremos juntos compreender os nossos medos, receios, a identificar padrões destrutivos que nos acompanham ao longo de nossa vida, sendo então confrontados com a vida abundante a qual Cristo garante à todo aquele n´Ele crer.

DESENVOLVIMENTO

Sempre é o tempo de mudarmos o testemunho que temos de Jesus Cristo, para padrões mais elevados expressos através das palavras de sua Boa Nova. E o maior padrão para pais inicia-se pelo chamamento e a designação do próprio Deus a serem líderes naturais dos lares cristãos:

1- Pais que nutrem, provém, se relacionam com seus filhos.
A provisão aqui, não é somente material. Falamos como essência a provisão espiritual. Pais que intercedem, oram, buscam em Deus, relacionamento com seus filhos. Se envolverem com a vida dos filhos e serem participantes de seus medos, dilemas, dificuldades, buscando orientá-los no caminho a seguir, que é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para suas vidas. Os Pais não devem ser o melhor amigo de seus filhos, mas sim o melhor Pai, melhor guia para seus filhos.

2 –Pais protetores.
Os homens estão perdendo a sua característica primária de serem protetores dos filhos, da esposa, da família. O maior perigo que corremos em nossa vida, não são os perigos da existência em nível material, mas sim de nossa existência no nível espiritual. O pai que negligencia a proteção de seu lar, como um soldado pronto para a defesa em todo instante, põem em risco sua família, sua paz. O maior perigo para as nossas famílias não está na carne e no sangue, mas as forças espirituais das trevas e do mal. Muitas pessoas pensam que um inimigo invisível é um inimigo irreal, um que não represente ameaça. Mas estão errados. Pais, clamem á Deus para que, como Cristãos possam resistir aos ataques do maligno em sua vida e na vida de seus filhos.

3 – Pais defensores.

Significa manter meios para defender alguma coisa, manter um padrão, cumprir as regras. A nossa sociedade está gravemente carente de pais que defendem, aplicam e honram os valores bíblicos eternos. Nossa sociedade está muito carente de pais que amam a disciplina, que incutem nos seus filhos o respeito pelas leis da terra, às outras pessoas e a si mesmos. Nossa nação está carente de pais que ensinam seus filhos a orar, ensina-lhes os princípios da Palavra de Deus e vão com seus filhos à igreja ao invés de enviá-los à igreja.

Efésios 6:18 - “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE OS SEGUINTES PONTOS:

1 – Leia o texto de 1João 2:13-14 e nos diga o que você compreendeu do texto. Retire lições do seu dia a dia que exemplifique a prática dos níveis de maturidade espiritual nas três fases de nossa caminhada cristã:
Fases:

Pai – Maturidade espiritual

Jovem – Em formação de valores espirituais eternos.

Menino – Iniciando a caminhada Cristã.

2 – Pergunta direcionada aos Pais: Você tem assumido uma posição de líder em seu lar, perante sua esposa e principalmente seus filhos? Complementando sua resposta, pontue o quanto você lidera com amor e carinho sua família?

3 – Pergunta direcionada aos Filhos e Esposa: O quanto vocês reconhecem a liderança dada por Deus ao seu Pai/Esposo? Compreendem a responsabilidade que Deus colocou sobre ele?

4- Sem constrangimento perguntem aos Pais e Filhos presentes: Já disseram “Eu te amo” um ao outro? Se sentirem no coração e estiverem à vontade para fazê-lo, façam agora. Se não façam em suas casas. Mas não deixem de fazê-lo hoje, pois não sabemos(como a peça do teatro sugeriu), se estaremos aqui para fazê-lo amanhã.

CONCLUSÃO

O QUE APRENDEMOS?

Onde estão os homens líderes das famílias de Deus? Está em você que assume integralmente e em conformidade com a palavra de Deus uma tão maravilhosa benção do Pai Eterno, isto com zelo Santo e responsabilidade sobre o futuro espiritual de sua família. Aos Filhos fica o mandamento com promessa de Deus, “Êxodo 20:12 “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS!

Pais, se há dificuldade em expressar o amor que tem por seus filhos, esposa, sua família, peça à Deus que este lhe dará força para romper padrões antigos destrutivos aos quais tenha vivido. Ore a Deus para que lhe ensine a viver uma nova realidade em família, se libertando de todas as barreiras que lhe impedem de comunicar todo o seu amor a sua família de forma plena, como o líder que Deus projetou em você.


Data publicação: 14/08/2017