MANASSÉS E EFRAIM : OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA DE JOSÉ.
 

 

INTRODUÇÃO

José do Egito pode ser considerado um grande exemplo de vida para nós, cristãos do século XXI. José aprendeu a vencer dificuldades. De acordo com o texto de Gênesis, José foi jogado numa cova pelos próprios irmãos, vendido como escravo, preso por uma armadilha da mulher de Potifar, traído pelo copeiro chefe que se esqueceu de ajudá-lo a sair da prisão. Se José fosse contar com problemas viveria uma vida amargurada e não conseguiria ir adiante. Se José fosse lamentar o seu passado, teria muitos motivos. Mas José, sempre se lembrava dos sonhos de Deus para sua vida, e para alcançar os sonhos, precisou tomar inúmeras decisões importantes, dentre elas, uma decisão em especial, que seria muito importante: desvincular-se de seu passado. Quando José chegou ao governo do Egito, antes de vir a fome (v.50). Quando José decidiu passar por uma mudança, resolveu usar os nomes de seus dois filhos para representar a obra de restauração em sua vida.

DESENVOLVIMENTO

O texto em questão, no v.51 podemos ler : “ao primogênito chamou Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai”

Quando nasceu o primeiro filho de José, sua vida estava tão diferente e tão distante daquela que ele vivia, ele pode constatar que havia se esquecido de todo sofrimento que viveu e das dores que sentiu por conta dos maus tratos de seus irmãos, e das circunstâncias que experimentou. Por isso José chamou seu filho primogênito de Manassés com o sentido de ‘esquecimento’. Se José ficasse pensando no passado não conseguiria ir adiante. Assim hoje também nossas vidas – mesmo como cristãos que somos - são marcadas por lutas e dificuldades e vamos formando cicatrizes em nossa alma. É preciso libertar-se do passado e nos lembrar que “aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17). E ainda : é necessário renovar a mente (Romanos 12.2), acreditar que Deus pode fazer e fará definitivamente um dia “novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5). Tudo irá melhorar quando você se esquecer de tudo que ficou para trás. Quando crer que quando Deus apaga seu passado, tudo vai para um lugar inacessível: “pois o Senhor “lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” Miquéias 7.19. O que você precisa esquecer? Deixe Deus apagar seu passado, ou aceite que ele já fez isso. Não o traga de volta !

O verso 52 podemos ler : “ao segundo chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição” . Quando seu segundo filho nasceu, José colocou-lhe o nome de Efraim que significa ‘duplamente frutífero’. Com isso estava profetizando que chegou o tempo para realizar o sonho de Deus em sua vida. A vida José havia prosperado grandemente depois que interpretou o sonho de Faraó e ensinou a estratégia de guardar mantimentos em celeiros para o tempo da fome, ao ponto de faraó dar a José o seu próprio anel de autoridade v.42. Deus prosperou tanto o governo de José que “havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão” v.54. José tornou-se tão poderoso que quando o povo procurou Faraó para pedir alimento, este mandou que fossem a José e fizessem o que ele mandasse v.55. Deus poderá realizar perfeitamente a Vontade DELE em sua vida, mas você precisa se apropriar do que Deus tem para você Salmos 37.4. Não aceite nada menos do que aquilo que Deus prepara para sua vida que é a “vida e vida em abundância” (João 10.10), pois quem tem a vida abundante, não passa falta do Pão da Vida que é Jesus João 6.35. Assim como José tinha uma unção de prosperidade, Deus quer abrir portas e confirmar o trabalho de suas mãos (Salmos 90.17). Você precisa de JESUS CRISTO, para viver uma vida assim

CONCLUSÃO

Paulo nos ensina em Fp. 3: 13 “esquecendo-me das coisas que para trás ficam” representa MANASSÉS, e “avançando para as que diante de mim estão”: significa que VIVEREI todo o EFRAIM de Deus (Filipenses 3.13). O que é esquecer? Esquecer significa não sentir dor mesmo que as marcas ainda estejam presentes. O que é prosperar ? Prosperidade significa avançar e crescer. É isso que Deus quer para você: que se esqueça das dores do passado que te paralisam e prossiga adiante com os sonhos de Deus.
ATITUDES NOVAS DIANTE DA VERDADE DE DEUS

1 – Você pode se esquecer do que Deus já esqueceu ? Você pode se lembrar e trazer de volta do que Deus não lembra mais ?

2 – Jesus Cristo é o “ponto da virada” do indivíduo. Não será possível realizar-se perfeitamente sem JESUS. Quem é Jesus Cristo pra você ? O QUE É QUE DECIDIU FAZER ( QUAIS ATITUDES ) TOMOU DEPOIS DE TER SIDO DESAFIADO COM ESTA MENSAGEM ?

DOIS AVISOS MUITO IMPORTANTES:

1 - ORE NO SEU PEQUENO GRUPO SOBRE ESTE EVENTO
25, 26 e 27 de Agosto - Vida Vitoriosa


2 - GARANTA A SUA INSCRIÇÃO – COM O PR. CIOLI
SUA PRESENÇA NESTE CURSO É DETERMINANTE PARA O SEU CRESCIMENTO

Capacitação para liderança IBBR

Data publicação: 21/08/2017