A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO
 

 

INTRODUÇÃO

O primeira Carta universal do Apóstolo João é um testemunho vivo do Amor de Deus que opera na vida do crente. João era o último apóstolo vivo quando escreveu a carta por volta dos anos 90 depois de Cristo. Ele escreve a carta para orientar a igreja diante dos desafios e reafirmar o ensinamento dos Apóstolos. Um dos temas centrais dessa carta de João é a afirmação de que Deus é luz. A luz apresenta um contraste inevitável com as trevas. Onde há Luz não há trevas. Assim lemos no verso 5 “ Deus é luz e nele não há trevas nenhuma. ” A alegria do crente está em Cristo, todo contentamento é proveniente de Cristo. DESENVOLVIMENTO
Contudo, as perguntas que pairavam a igreja do primeiro século eram:

• Como posso ter segurança que estou salvo?
• Como posso saber se realmente estou em comunhão com Deus?
• Como posso ter certeza que sou realmente sou perdoado por Deus?

São perguntas necessárias e importantes. Assim diz o apóstolo Paulo em II Coríntios 13 “Examinai, portanto, a vós mesmos, a fim de verificar se estais realmente na fé. ”

A preocupação de João em apresentar critérios para que cada cristão pudesse examinar se realmente está em cristo. Nesse primeiro Capítulo João apresenta pelo menos quatro critérios que indicam a cada um de nós se realmente Cristo está em nós. Vejamos cada um deles :

1- Quem é verdadeiramente salvo Anda Na Luz de Deus. Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7. O que significa andar na luz? Na simbologia bíblica o termo luz remete a natureza santa de Deus. Deus é a luz do mundo. Nele não há sombra, Nele não há escuridão. No antigo testamento, Deus se manifesta de uma forma muito especial durante a peregrinação dos israelitas no deserto. No deserto, Deus se fazia presente durante o dia como nuvem por sobre a cabeça do povo de Israel para proteger do sol escaldante. No período da noite Deus também se fazia presente pela coluna de fogo que esquentava e iluminava o povo durante a escuridão. Por isso, a expressão andar na luz remete a ideia de peregrinação no deserto, em um estado de completa dependência de Deus. A Luz também está associada as escrituras. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. ” Afirma o salmista no salmo 119.

2- Reconhece seus pecados Andar na luz não significa que não pecamos. Ao contrário, verso 8 ele diz “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” 1 João 1:8 Há aqui uma humildade tremenda por parte do Apostolo. Perceba como ele se inclui como um dos pecadores. Pelo próprio exemplo de João percebemos que o Cristão é aquele que reconhece que a realidade do pecado ainda exerce certa influência sobre sua vida, que mesmo sendo perdoado por Deus e salvo por Cristo há ainda uma batalha a ser vencida contra a influência do pecado. Viver no pecado, viver nas trevas é pecar sem arrependimento. A palavra de Deus afirma que verdadeiro Cristão é capaz de descobrir e reconhecer diariamente seus muitos defeitos. Porque a luz de Deus por meio do espírito Santo nos ilumina e revela diariamente quem somos diante de Deus. Surpreendentemente saber que o pecado ainda existe e lutar contra ele é uma forma pela qual Deus nos garante que estamos em comunhão com Ele. • Precisamos antes de tudo pensar na santificação. Andar na luz significa ser feito a imagem e semelhança de Cristo. Nessa caminhada a graça de Deus permite que nossos próprios erros sejam ferramentas para que Ele nos molda…

3- Apresenta comunhão com os salvos. O salvo procura estar no meio de seus iguais, o lugar de descanso da ovelha é no aprisco com as outras ovelhas. Eu sei que a vida em comunhão com outros salvos na igreja apresenta muitos desafios. Mas é aqui, sendo o corpo de cristo andando em comunhão uns com os outros que somos disciplinados. Apocalipse 5:9 “Tu és digno de tomar o livro e de abrir seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. ” Estão diante dos seus olhos, pessoas caríssimas, compradas pelo sangue de Cristo. O que nos une não são nossas preferencias, nossos interesses, mas o sangue de Cristo que nos comprou.

Nossa comunhão testifica do seu Amor. Ninguém pode testemunhar o amor sozinho, isolado, fora do corpo. Se você se acha salvo mas negligencia sua comunhão com a igreja isso por indicar que você está em erro.

4- Confessa seus pecados Essa afirmação nos parece um pouco contraditória. No começo do estudo vimos que o cristão é perdoado por meio do sacrifício de Cristo. Assim diz a carta de Romanos no cap. 8 verso 1 “Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. ” Quando você foi salvo, quando acreditou no sacrifício de Cristo, todos os seus pecados foram perdoados de uma vez por todas para com Deus. Jesus morreu por TODOS os nossos pecados, pecados que ocorreram antes da conversão e pecados que cometeremos depois das nossa conversão. Na cruz Jesus perdoou o pecado que eu irei cometer no dia de amanhã. Isso nos mostra a graça abundante de Deus. Se isso realmente é verdade, como afirma as escrituras, então porque nós devemos confessar os pecados. Eles já não estão perdoados?

O perdão de Deus que nos foi dado na Cruz de Jesus possui dois aspectos. Um aspecto Judicial e um aspecto paternal. O primeiro é o que chamamos de aspecto judicial. Deus é perfeito, justo verdadeiro. Nós somos falhos, pecadores… Como Deus pode se relacionar com cada um de nós se somos pecadores? Em Cristo Deus amou o mundo e julgou o mundo. A justiça de Deus foi feita quando Jesus levou sobre si os nossos pecados. Deus puniu a Jesus na Cruz em nosso lugar. O amor dele foi manifesto porque assim ele nos trouxe para perto dele. Assim, a justiça de jesus está sobre o crente. Não há mais condenação para aquele que está em Cristo. Nesse momento somos adotados por Deus, passamos a fazer parte da própria família de Deus. E é agora como família de Deus que o segundo aspecto do perdão de Deus se manifesta. Em Cristo, mesmo quando erramos não temos culpa diante de Deus porque o perdão judicial tira a culpa para sempre.Deus é pai amoroso e jamais deixara seus filhos andarem de qualquer maneira pelo mundo. Se realmente somos filhos de Deus seremos disciplinados por Deus. Seremos moldados pela santificação. Quando confessamos estamos manifestando que estamos sensíveis a disciplina de Deus, que entendemos que ele continua operando em nós. CONCLUSÃO O crente verdadeiro está seguro em Cristo e pode estar seguro que caminha com Deus quando manifesta em sua vida esses elementos. 1- Anda na Luz 2- Reconhece seus pecados 3- tem comunhão com outros salvos 4- confessa seus pegados Se te falta esses elementos, é momento de conserto. É hora de confessar esses pecados pois isso é evidencia de Deus opera em sua vida.

ATITUDES NOVAS DIANTE DA VERDADE DE DEUS

1 – Você já está certo de sua salvação pessoal ?

2 – Caso sim, tem compartilhado desta salvação a seus amigos “não salvos” ?

3 – Caso não, confesse a Jesus Cristo como seu único salvador, clamando a Ele por graça e misericórdia. Arrependido sinceramente por seu um perdido pecador.

O QUE É QUE DECIDIU FAZER ( QUAIS ATITUDES ) TOMOU DEPOIS DE TER SIDO DESAFIADO COM ESTA MENSAGEM ?



Data publicação: 18/09/2017