JESUS PODE TE RESSUSCITAR!
 

 

INTRODUÇÃO

Jesus pode te ressuscitar! Esta é uma afirmação que contradiz o texto base que nos diz que Jesus bradou em alta voz e morreu fisicamente. Mas é neste ponto que nos detemos à mensagem desta passagem. Este grito marcou o momento exato em que Jesus propiciou ao mundo a Salvação a todo aquele que crer n´Ele. É neste ponto que buscamos o entendimento sobre todas as frases que Jesus disse em seu calvário. Jesus tomado por todo o pecado do mundo e sofrendo dores atrozes em razão da crucificação e dos açoites sofridos, ainda assim, neste estado, ministra ao homem o caminho da Salvação. Todo o desenrolar desta mensagem foca em nossa postura frente aos desafios de levarmos a nossa cruz.

DESENVOLVIMENTO

As sete frases que Jesus disse na cruz do calvário.

1ª Palavra – PERDÃO: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” Lucas 23.34
Na oração de Jesus, ele expressa seu profundo amor e pede a Deus para perdoar seus malfeitores. O perdão tem mão dupla onde promove a cura de quem perdoa e também de quem se sente perdoado. Jesus perdoou para testemunhar seu propósito ao subir à cruz e cumprir seu próprio ensinamento sobre o perdão.

Aplicação:

Quem você precisa perdoar agora ou pedir perdão? Compartilhe!

Declare o perdão para quem te ofendeu!

2ª Palavra - ESPERANÇA: “Em verdade te digo hoje, que estarás comigo no paraíso” Lucas 23.43
Em meio a tanto sofrimento Jesus não perdeu o foco principal da sua missão de salvar garantir a felicidade eterna aos que são salvos. Mesmo sofrendo terríveis dores, Jesus foi capaz de dar uma palavra de esperança para quem estava ao seu lado. Quando todos o abandonaram Ele nunca abandonou seus amigos. Quantas vezes falamos palavras duras em momentos de dor e isso só piora as coisas.

Aplicação:

Precisa de uma palavra de esperança, alento, paz? Compartilhe!

Jesus é seu amigo te fortalece!

3ª Palavra- RESPONSABILIDADE: “Jesus, vendo sua mãe perto de João, a quem amava,disse-lhe: mulher, ele é seu filho” João 19.27
Jesus cuidou de sua mãe assumindo a responsabilidade de filho mais velho, mas sabia que a partir dali não poderia mais. Então pediu o apoio de João para ajudar sua família.

Aplicação:

Você tem assumido suas responsabilidades frente aos desafios da cruz? Compartilhe!

Seja responsável ao levar sua cruz!

4ª Palavra- HUMANIDADE: “Tenho sede” João 19.28

Aqui está o grande paradoxo: Jesus é a fonte da água da vida e tem sede. Sua sede era humana, porém, a sede maior era “buscar e salvar o perdido” e os mortos nos seus delitos e pecados. O vinagre que deram era um líquido corrosivo, mas Jesus é a água da vida que elimina o efeito corrosivo do pecado que corrompe a vida humana. A sede revela a fragilidade humana e nos faz sentir necessidade de buscar a Deus.

Aplicação:

Qual tem sido a sua maior fraqueza? Compartilhe!

Jesus pode saciar sua sede e suprir suas necessidades!
5ª Palavra- SACRIFÍCIO: “Jesus clamou: Eli, Eli lama sabactâni? Que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
Mateus 27.46

Alguém disse que esse clamor tem duplo significado. Primeiro, foi o grito de dor como ser humano no momento em que, o caldeirão da ira de Deus, que deveria ser derramado sobre nós, caiu sobre Ele. Segundo, foi o brado de vitória pelo fato de estar cumprindo o projeto de Deus para salvar o mundo, citando o Salmo 22.1.

Aplicação:

No momento de dor a quem você tem clamado ou tem somente reclamado? Compartilhe!

Clame ao Senhor e Ele te responderá!

6ª Palavra- REDENÇÃO: “Está consumado!” João 19.30
Jesus cumpriu com perfeição o plano de salvação projetado por Deus, do Éden até o dia da sua ascensão ao céu. Jesus selou com seu sangue o pacto na Nova Aliança. Esta palavra “está consumado” (Teltelestai em grego) significa que sua obra está completa, como um carimbo, cuja tinta é o sangue de Cristo, para a remissão de pecados. Aquele que crer e aceitar que o sangue de Jesus Cristo foi derramado para a remissão de seus pecados, “está livre da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.1-2).

Aplicação:

Em que área em sua vida você sente que necessita permitir Deus completar a Sua obra? Compartilhe!

Deus cumprirá suas promessas em sua vida!
7ª Palavra- ENTREGA: ”Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” Lucas 23.46
Ele deu um brado em alta voz citando o Salmo 31.5 e constatou-se sua morte física. A salvação é de graça, mas custou alto preço, o Cordeiro imaculado foi sacrificado por nós na cruz. Jesus não foi assassinado, Ele morreu voluntariamente e o que o matou não foram os cravos e espinhos e sim os pecados da humanidade que pesaram sobre Ele.
Aplicação:
O que você gostaria de entregar para Deus hoje? Compartilhe!
Entregue ao Senhor completamente agora!

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE OS SEGUINTES PONTOS:

1–Leia o texto base de Mc15:37 e nos diga o que você compreendeu, retirando lições que se apliquem em seu dia a dia.

2–Como líder do PG, escolha no mínimo 3 palavras das 7 palavras ministradas e peça que os participantes compartilharem respostas sobre as perguntas contidas em cada aplicação.

CONCLUSÃO

O QUE APRENDEMOS?
A cruz é o evangelho que o crente deve viver. Cada situação dolorosa pode ser uma ferramenta para crucificar o homem carnal e ressuscitar o ser espiritual. Se você está sendo crucificado por algo que te faz sofrer, tome sua cruz sabendo que após a crucificação vem a ressurreição. Quantas vezes temos uma sexta-feira de dor, mas depois vem um domingo quando revivemos para Deus. Você está sendo crucificado? Deus vai te ressuscitar!

09-10-2017

Data publicação: 09/10/2017