JESUS RESPOSTA E SOLUÇÃO
 

 

INTRODUÇÃO

Este texto, mais do que um episódio que aconteceu nos tempos de Jesus, é um retrato, é um símbolo da nossa própria vida.
Ele nos mostra duas realidades completamente distintas.

Primeiro, a miséria extrema a que o homem pode chegar.

Esse texto pinta com cores vivas a dolorosa situação de um homem leproso, que aguarda num total ostracismo social a chegada da sua morte.

Segundo, a compaixão infinita de Jesus, o Filho de Deus. Jesus sente compaixão por aquele homem de dores, toca-o, cura-o e devolve-o à sua família, restaurando-lhe a dignidade da vida.

Essa história é um exemplo claro da sombria condição humana afetada pela doença mortal do pecado.

Mas, também, é um retrato da compaixão e do poder absoluto de Jesus para curar e salvar.

DESENVOLVIMENTO:

1. Siga na DIREÇÃO de Jesus
“Então veio um leproso…” (v.2)

2. Seja HUMILDE
“Então veio um leproso e, ajoelhando-se…” (v.2)

3. CREIA no PODER de Jesus
“Então veio um leproso e, ajoelhando-se, disse: Senhor, se quiseres, podes purificar-me” (v.2)
Quando agimos desta forma experimentamos de Jesus:

COMPAIXÃO - “Jesus estendeu a mão…” (v.3)

SEU TOQUE - “Jesus estendeu a mão e o tocou…” (v.3)

Uma PALAVRA LIBERTADORA - “Jesus estendeu a mão e o tocou, dizendo: quero; sê purificado. No mesmo instante ele foi purificado da lepra.” (v.3)

Perguntas para reflexão:

1. Quais desafios esta palavra trouxe a sua vida?

2. O Salmista afirma que: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” Sl 46: 1.A partir desta afirmação experimentada também pelo leproso; como você tem enfrentado os dilemas da vida? É a ele que você busca primeiro?

3. O leproso do texto que lemos não só caminhou na direção de Jesus, como também teve uma atitude que refletiu humildade e reconhecimento da sua realidade e poder de Deus. Na sua experiência devocional como se dá este relacionamento?

4. “Então veio um leproso e, ajoelhando-se, disse: Senhor, se quiseres, podes purificar-me” (v.2). Crer no poder de Deus é uma necessidade se quisermos experimentar de seus milagres. Compartilhe com o grupo as suas experiências de fé.

5. Aprendemos ontem que uma atitude de busca, humildade e fé em Jesus nos permite experimentar; da compaixão, do toque e de uma palavra transformadora em nossas vidas. Compartilhe com o grupo de que forma Cristo tem se revelado a você em meios aos desafios da vida.

Aproveite este momento para apresentar aos nossos amigos o Cristo como único que perdoa os pecados e nos dá a vida eterna.



Data publicação: 30/10/2017