HEBREUS 1: 1 e 2
 

 

INTRODUÇÃO Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1: 1 e 2 DESENVOLVIMENTO 1.1 — A expressão muitas vezes se refere a períodos da história do Antigo Testamento, e muitas maneiras se refere aos diferentes métodos que Deus usou para se comunicar, entre os quais visitações, sonhos, sinais, parábolas e acontecimentos (Is 28.10). Pelo Filho. Essa expressão poderia ser traduzida como por uma pessoa tal como um Filho. A ênfase aqui se dá no caráter da revelação. É uma revelação do Filho, nem tanto sobre o que Ele disse, mas sobre quem Ele é e o que fez. 1.2 — Herdeiro de tudo. Jesus é o herdeiro de todas as coisas, pois é o próprio eterno Filho de Deus (Is 9.6,7; Mq 5.2). Sua herança é o domínio universal. Há de reinar sobre todos e tudo (Rm 4.13; Ap 11.15). Fez também o mundo. A palavra grega para mundo pode significar também séculos. Assim, mundo indica aqui tanto todo o universo criado quanto o tempo todo ao longo de todas as épocas. O Filho é o Senhor de toda a história. Controla o universo ao longo de toda a história como o Mediador junto ao Pai TRÊS PONTOS IMPORTANTES PARA NOSSA

REFLEXÃO

1 - Deus se revela ao homem de forma gradual e progressiva – Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 – Jesus é a revelação do amor do Pai pelo homem caído - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

3 – Jesus reinará eternamente – Herdeiro de tudo. Jesus é o herdeiro de todas as coisas, pois é o próprio eterno Filho de Deus (Is 9.6,7; Mq 5.2). Sua herança é o domínio universal. Há de reinar sobre todos e tudo (Rm 4.13; Ap 11.15).

DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES PONTOS: (Hebreus 1: 1 e 2)

1 – Leia o texto de Hebreus 1: 1 e 2 e compartilhe com seu grupo seu entendimento 2 - (Hb 1:2) “A nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”, essa parte do texto também se refere a “Graça”, comente com seu grupo o que a “Graça” de Jesus tem te desafiado na sua caminhada

3 – Faça uma avaliação pessoal e compartilhe com seu grupo o que esse texto/mensagem ministrou ao seu coração
(Revelação Progressiva de Deus)

CONCLUSÃO

A principal Revelação Do livro de Hebreus é que o Filho é o resplendor da glória de Deus, e a expressa imagem da sua pessoa...quer dizer..Ele compartilha a mesma essência do Pai, e que eles compartilham a mesma natureza. Por isso, aquele povo não deveria ter medo, Jesus não era um desconhecido para eles, se já conheciam o Pai, podiam ter certeza que o Filho era como Ele. Jo 14.7-9: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto; Quem me vê a mim, vê o Pai”.

O QUE APRENDEMOS?

Deus se revela de maneira gradual e progressiva!

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

DEVO APRENDER MAIS SOBRE JESUS PARA APRENDER SOBRE DEUS!

Data publicação: 07/02/2018