TRAJETÓRIA CONHECIDA E DESCONHECIDA
 

 

INTRODUÇÃO

1 No primeiro mês toda a comunidade de Israel chegou ao deserto de Zim e ficou em Cades. Ali Miriã morreu e foi sepultada.

2 Não havia água para a comunidade, e o povo se juntou contra Moisés e contra Arão.

3 Discutiram com Moisés e disseram: "Quem dera tivéssemos morrido quando os nossos irmãos caíram mortos perante o Senhor!

4 Por que vocês trouxeram a assembleia do Senhor a este deserto, para que nós e os nossos rebanhos morrêssemos aqui?

5 Por que vocês nos tiraram do Egito e nos trouxeram para este lugar terrível? Aqui não há cereal, nem figos, nem uvas, nem romãs, nem água para beber! "

6 Moisés e Arão saíram de diante da assembleia para a entrada da Tenda do Encontro e se prostraram, rosto em terra, e a glória do Senhor lhes apareceu.

7 E o Senhor disse a Moisés:

8 "Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem". Números 20: 1 a 8 O livro de Números só pode ser entendido totalmente com a leitura de Levítico e Deuteronômio, pois compõe unidos a história do povo de Israel na trajetória de escravos no Egito até a chegada à terra prometida. Os livros de certa forma se entrelaçam e como sabemos o PENTATEUCO, os 5 livros da lei não foram escritos de forma sequencial. Existem muitas evidencias que mostram que as composições destes livros foram distantes umas das outras. Tudo o que pregamos e ensinamos, tem como pano de fundo irmãos os ensinos do Antigo Testamento.

Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. Rm 15: 4

DESENVOLVIMENTO

Há ciclos em nossa vida, e é nestes ciclos que observamos a atitude de Deus para conosco e a nossa atitude nova para com ele. Não é assim ? Algo que chama muito a atenção NESTE TEXTO DE NÚMEROS 20 , foi a morte de MIRIÃ. Como sabemos Miriã foi uma heroína infantil na Bíblia. Ela era a irmã mais velha de Moisés, a criancinha que havia sido colocado num cesto de junco a fim de que fosse salvo da morte. O decreto de Faraó foi desumano: Toda criança hebréia do sexo masculino deveria ser morta... e a menina Miriã sofria por causa do irmãozinho recém-nascido. Filha de Joquebede e Anrão, ela sabia que a situação era difícil mas... 1- Ela aprendeu com seus pais a confiar no Senhor. Seu coração sabia que a situação não era fácil e por isso ela tinha medo... ela tinha somente doze anos... era ainda uma criança; 2- Ela aprendeu com seus pais a amar seus irmãos. Certamente, ela juntamente com eles, orava ao Senhor pela vida do seu irmão. Ela o amava e não queria que ele morresse; 3- Ela aprendeu com seus pais a ser fiel à família. Ela espreitava de longe o rumo do cesto que havia sido lançado no rio Nilo e onde se encontrava o seu irmãozinho Moisés. Ela, apesar de ser ainda uma criança, não revelou a ninguém que seu irmão estava escondido em sua casa para não ser morto. Ela aprendeu a ser fiel e leal à sua família.

Miriã já adulta, critica a decisão do casamento de Moisés ... E é acometida de lepra, e teve que se afastar do povo por sete dias... Voltou de lá como uma mulher perdoada, porém teve que arcar com as consequências da desobediência... Deus olha nosso pecado com um peso de julgamento ( ele é Deus que julga e avalia os nossos pensamentos ) A Graça de Cristo não exclui a correção de Deus para conosco. O que DEUS espera ? Espera pacientemente que nos arrependamos e oferece, desejando ardentemente que recebamos, seu perdão e aceitação.
DISCUTA COM O SEU PG SOBRE ESTES PONTOS: • Percebe que ninguém está livre de cair ? Por vezes achamos que estamos imunes às quedas. Isso não é verdade. De que forma o cristão pode evitar a queda ? • Como pode auxiliar alguém que caiu por falar demais ?
CONCLUSÂO HÁ UMA TRAJETÓRIA NA NOSSA VIDA CRISTÃ. Há uma que é conhecida e outra que é desconhecida. Cuidado com o que fala. Cuidado com os seus julgamentos.

FIRME-SE NA PROMESSA – APEGUE-SE À PROMESSA – NÃO PASME E NEM TE ESPANTE.

A relação entre profecia e destino é muito complexa. A profecia revela o “resultado final”, mas não explica os passos que devem ser tomados para fazer com que este resultado se realize. Mas também se nada for feito, a profecia será adiada até o momento em que as ações necessárias para a sua concretização sejam realizadas.

O QUE APRENDEMOS EM NÚMEROS 20 ?

Que a murmuração não acrescenta nada, só nos afasta dos ideais mais sublimes de Deus enquanto aguardamos a nossa terra prometida. A nova Jerusalém...

ATITUDES DIANTE DA VERDADE DE DEUS

Peça a Deus sabedoria e domínio próprio antes de dar opiniões sobre algum fato ou sobre alguém. Especialmente sobre os líderes.

Data publicação: 12/03/2018