O CONVITE
 

 

Introdução

Jesus faz um convite ao povo para segui-lo, e, junto deste convite, faz algumas promessas. Quero chamar sua atenção exatamente para este convite e para estas promessas. Sempre que Jesus fala a respeito de ser a luz do mundo, me chama muita a atenção, pois, normalmente, ele está dando uma ênfase para a próxima fala. E, neste caso aqui em questão, ele estava direcionando ao povo a observar um convite feito por ele de forma bem sutil, dizendo: “segue-me”. E, para tanto, ele aplica uma promessa irrevogável, quando diz: “… não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

Desenvolvimento

O convite mostra que…

1. Jesus é o ÚNICO que pode trazer LUZ para uma vida de ESCURIDÃO.
“… Eu sou a luz do mundo…”
Jesus, ao mencionar que era a luz do mundo, queria dizer que ele era a luz (palavra) para o despertamento da consciência humana, que ele era a luz (palavra) que libertava as pessoas dos seus cativeiros, que ele era a luz (palavra) transformadora! Ou seja, Jesus ao anunciar ser a luz do mundo, estava dizendo que as trevas nunca mais prevaleceriam e que a escuridão não mais teria espaço na vida daqueles homens que se rendessem a ele.

Textos auxiliares - João 1.3-9 O convite mostra que…

2. Jesus é o ÚNICO que pode nos ARRANCAR das GARRAS das TREVAS.

“… Quem me segue, nunca andará em trevas…”
Primeiro ele revela o que até aqui que estava subliminar ao seu respeito.

Ele diz: “Eu sou a luz para este mundo!”.

Agora Ele começa a dizer o que veio fazer!

Ele veio para nos arrancar das garras das trevas, que é simbolizado pelo pecado que nos corrompe e nos aprisiona.
Quem vive o pecado é escravo do pecado e faz a vontade do diabo, que é o pai do pecado. MAS DEUS ENVIOU JESUS PARA NOS
LIBERTAR DO PECADO.

Textos auxiliares - Rm 6:14; Rm 8:1,2

O convite mostra que…

3. Jesus é o ÚNICO que pode LIVRAR-NOS da MORTE ETERNA.

“… mas terá a luz da vida.”

A luz da vida aqui tem um significado: o significado de permanência.
E permanência simboliza continuidade, e continuidade tipifica eternidade.
Sendo assim, Jesus estava querendo afirmar que ele era o único que poderia nos dar vida permanente, ou seja, a vida eterna.
Foi pra isso que Jesus veio, para tornar possível o que para nós era impossível: obter a vida eterna.
Textos auxiliares - João 14: 6; João 10:10; João 15:5; Romanos 3:22-26

Perguntas para reflexão:

1. Quais desafios esta palavra trouxe ao seu coração?

2. Jesus é o ÚNICO que pode trazer LUZ para uma vida de ESCURIDÃO. – Diante desta afirmação compartilhe com o grupo a sua experiência de salvação; de ser “transportado das trevas para sua maravilhosa luz”

3. “… Quem me segue, nunca andará em trevas…”Esta é uma promessa de Jesus. Como essa verdade impacta a sua vida? Aproveite este momento para testemunhar das mudanças na sua vida após ter decidido seguir a Jesus.

4. Jesus é o ÚNICO que pode LIVRAR-NOS da MORTE ETERNA. Ou seja; se estamos nele a vida é eterna. De que forma esta verdade influencia sua maneira de viver? Você tem guardado esta mensagem só pra você, ou tem compartilhado com as pessoas a sua volta?
Querido líder, aproveite este momento para não só anunciar Jesus para os visitantes, mas também desafiar cada membro da célula a intencionalmente falar do amor de Jesus a seus amigos.

Sugiro ainda que separe um tempo e dê oportunidade a cada membro da célula de anotar em um papel pelo menos 3 nomes de pessoas que queiram falar do amor de Jesus; e juntos (a célula) orem por eles e para que cada membro seja efetivo em anunciar este amor e discipular seus amigos.

Em Cristo; Pr. Nágimo Júnior

Data publicação: 20/03/2018