DEUS É BOM: O TEMPO TODO
 

 

INTRODUÇÃO

Uma das certezas que tenho é que a vida cristã é marcada por provações. Sendo assim não podemos associar as dificuldades e os momentos de aflições com a falta de cuidado de Deus. As provações que passamos precisam, apesar da dor e do sofrimento, servir aos propósitos de Deus, que é produzir em nós amadurecimento e esperança, pois ao supera-las sairemos mais fortes e experientes.
Todavia o inimigo também tem um interesse especial em nossas provações. Pois ele sabe que em meio as provas estamos mais frágeis e sensibilizados. Assim um dos ardis do inimigo consiste, em meio as nossas privações, em nos convencer de que o Pai recusa-se a dar ciosas que nos são de direito, que não nos ama e nem cuida de nós. Satanás em meio as provações coloca diante de nós a tentação. Quando abordou Eva, insinuou que, se Deus a amasse, não a privaria do fruto da árvore do conhecimento. Ao tentar Jesus, Satanás levantou a questão da fome: “Se seu Pai o ama, por que você está faminto?”

A bondade de Deus é uma grande proteção para não cedermos à tentação. Uma vez que Deus é bom, não precisamos de ninguém mais (principalmente satanás) para suprir nossas necessidades. É melhor passar fome dentro da vontade de Deus do que ser saciado fora da vontade de Deus. Uma vez que começamos a duvidar da bondade de Deus, as ofertas de satanás tornam-se atraentes, e os desejos naturais dentro de nós apanham sua isca.

Tiago apresenta quatro fatores importante sobre a bondade de Deus que precisamos considerar quando estivermos enfrentando as provações.

Deus nos dá apenas boas dádivas

Tudo o que há de bom no mundo vem de Deus. Se não vem de Deus, não é bom. Se vem de Deus, é necessariamente bom, mesmo que não vejamos de imediato qualquer bondade nesta dádiva.

O modo de Deus dar é bom

É possível dar algo sem amor. O presente pode perder o seu valor de acordo com a maneira de ser dado. Porém, quando Deus nos dá uma benção, Ele o faz de modo amoroso e cheio de graça. Tanto aquilo de Deus concede como o ato de concede-lo são bons.
Ele nos dá constantemente

O verbo descendo está no gerúndio e indica algo “descendo continuamente”. As dádivas de Deus não são ocasionais; Ele as concede constantemente. Ele as envia mesmo quando não as vemos. Como sabemos disso? É o que Ele nos diz, e cremos na sua Palavra.
Deus não muda

Para o Pai das luzes, não há sombras. É impossível Deus mudar. Ele não é inconstante como o homem, pois Deus é Santo e perfeito. Isso significa que não devemos jamais questionar seu amor nem duvidar de sua bondade, quando vêm as dificuldades ou surgem as tentações.

“Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completa-la até o dia de Cristo Jesus”. Fp1:6
Um último fator e decisivo apresentado por Tiago é a nossa filiação. Deus nos adotou como filhos em Cristo Jesus. Foi Deus quem começou a obra de salvação, por isso somos alvos do seu cuidado continuamente.

CONCLUSÃO

As dádivas de Deus são sempre melhores que as barganhas de Satanás. O inimigo nunca dá coisa alguma; sempre pagamos caro por aquilo que recebemos dele.

Quando vierem as tentações, devemos meditar sobre a bondade de Deus em nossa vida. Se cremos estar necessitando de algo, precisamos esperar pela providência do Senhor. Não devemos jamais brincar com as iscas do inimigo. Precisamos usar as provações para aprender a ter paciência.

Lembre-se “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com Ele, e de graça todas as coisas?”.

PERGUNTAS

Antes de responder às perguntas leia o texto Tg1:2-18.

1. Como devemos enxergar as diversas provações que passamos no decorrer da nossa caminhada cristã?

2. Sabemos que Deus permite que passemos por provações e que Ele a ninguém tenta. Então, qual a diferença entre a provação e tentação?

3. Para que venhamos superar às provações e não cedermos às tentações, Tiago nos mostra a bondade de Deus e nos desafia a não duvidarmos disso. Como essa certeza o ajudará a vencer às tentações?

4. Deus é bom o tempo todo. Como você vê essa afirmação nos momentos de dificuldades e privações da vida?

5. Tiago aponta 4 fatores a respeito da bondade de Deus: Deus nos dá apenas boas dádivas, o modo de Deus dar é bom, Ele nos dá constantemente e Deus não muda. Escolha um desses fatores e compartilhe com o grupo sua importância para a caminhada cristã.

6. As provações trazem o amadurecimento e crescimento espiritual, tornando-nos experientes para auxiliar e confortar outras pessoas que estejam passando por momentos difíceis. Fale com o grupo a respeito de uma luta que você enfrentou e como, posteriormente, ela serviu de testemunho para motivar aos outros sobre não duvidar da bondade de Deus.

7. Sabemos que na vida passaremos por provações. Se você está vivenciando alguma provação, testemunhe com o grupo qual foi o efeito dessa mensagem na sua vida.

Data publicação: 02/05/2018