RESTITUINDO A VIDA
 

 

INTRODUÇÃO

Nestes versículos contemplamos com certeza, uma das maiores manifestações do poder divino, além do cuidado e do propósito da vinda de Cristo a este mundo. Pois Jesus veio para desfazer a obra do diabo, mostrando assim seu poder e seu amor gracioso a humanidade. Neste episódio, Jesus ressuscita o filho único de um viúva que vivia na cidade de Naim. É difícil mensurar a dor e o sofrimento desta mulher ao perder o único filho que tinha, pois já havia perdido o marido e o único ente que tinha, estava agora sendo levado à sepultura. Todavia, Jesus aparece na vida desta mulher e muda, maravilhosamente, sua história. E, embora a morte, o último inimigo, seja poderosa, não é tão poderosa quanto o nosso Senhor Jesus Cristo.

1. QUANTA TRISTEZA O PECADO TROUXE AO MUNDO

Somos informados sobre um funeral de um jovem, único filho de uma viúva. Todos os aspectos desta história estão repletos de infelicidade. E devemos lembrar que, toda aquela infelicidade foi trazida ao mundo por intermédio do pecado. Deus não a criou no princípio, quando fez toda as coisas, pois “tudo quanto fizera era muito bom” (Gn 3;12). O pecado é a causa de toda infelicidade. Enfermidades, dores, pobrezas, trabalhos árduos e problemas existem por todos os lados. E de onde provêm tudo isso?

O pecado é a fonte e a raiz de onde fluem todas as infelicidades. Se não existisse pecado na terra, não haveria lágrimas, inquietações, doenças, mortes e funerais. Daí vemos o quanto é preciso odiar o pecado ao invés de amá-lo e nos apegarmos a ele. Estejamos batalhando incessantemente contra ele. O pecado é a coisa abominável que Deus odeia.

2. QUÃO PROFUNDA É A COMPAIXÃO DE JESUS

Cristo encontrou a multidão que acompanhava o enterro do rapaz e, ao contemplar isso, o “Senhor se compadeceu”. Ele não esperou que lhe pedissem ajuda. O Senhor Jesus ao ver aquela viúva chorando, imediatamente dirigiu-lhes palavras admiráveis e comoventes. O mestre disse-lhe: “Não chores”. Jesus está vivo e disposto a receber todos os que estão com os corações cansados e sobrecarregados, que o buscam com fé.

3. JESUS CRISTO É INFINITAMENTE PODEROSO

Com poucas palavras, o Senhor Jesus concedeu vida a um jovem que estava morto. Jesus clamou: “Jovem, eu te mando: levanta-te!”. Esta foi uma voz poderosa em operação. E, de imediato, “sentou-se o que estivera morto e começou a falar”. Vemos na operação deste grande milagre que o poder do nosso Cristo é infinito e que para Ele nada é impossível.

4. JESUS CRISTO VEIO PARA DAR VIDA

Aprendemos também neste poderoso milagre que Cristo tem poder para vivificar os que estão mortos no pecado. A vida está em Cristo. Ele pode ressuscitar para uma nova vida almas que agora parecem mortas em seus pecados e mundanismo. Jamais percamos a esperança no que se refere a qualquer pessoa. Lembre-se, para Deus não há impossível.

O pecado é o causador de toda sua dor, mas Jesus tem poder para encher seu coração de alegria. Abra seu coração pra Jesus e ele encherá sua alma de vida e paz.

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).

PERGUNTAS

1. No texto em questão vemos quanto sofrimento essa pobre viúva estava vivendo devido a morte do seu único filho. Porém, sabemos que no princípio Deus criou todas as coisas perfeitas e boas. Criou tudo para que o homem vivesse em plena felicidade com Ele. Então, porque as pessoas, assim como essa mulher, tem experimentado dor e sofrimento?

2. Leia 1 João 3:8 : “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” Ao ler essa passagem, comente com o grupo como Ele fez isso e quais os efeitos disso em nossas vidas.

3. Percebemos que o pecado é o grande causador de todo o mal, mas por vezes, em nossa fraqueza, acabamos amando-o e nos apegando a ele. Como podemos lutar contra o pecado?

4. Jesus se compadeceu daquela mulher. Compadecer é se colocar no lugar do outro. Jesus, ao fazer isso, demonstra sua grande compaixão por nós. Diante desse maravilhoso exemplo, discuta com o grupo como nós podemos auxiliar o nosso próximo e irmão em Cristo em momentos de aflições.

5. Jesus ordenou aquele jovem que levantasse e restituiu-lhe a vida. Assim, demonstrou seu infinito poder. Você reconhece as ações poderosas e as intervenções divinas a favor da sua vida? Você tem convicção que Deus pode resgatar das trevas o maior dos pecadores? Se desejar, compartilhe com o grupo uma breve experiência do agir poderoso de Deus em sua vida.

6. Deus quer transformar sua tristeza em alegria. Resgatar aqueles que estão mortos no pecado. Pensem em parentes ou amigos que ainda não se renderam aos pés de Cristo e orem para que Deus os alcance com sua infinita graça e seu poderoso agir.


Data publicação: 07/06/2018