FÉ QUE NOS MOVE
 

 

INTRODUÇÃO

Os discípulos de Jesus estavam em dificuldades e lutavam contra o mar agitado e o forte vendaval. E neste exato momento Jesus entra em cena. Ele decide encontrar-se com os seus discípulos andando sobre o mar.

Aqueles discípulos estavam enfrentando algo inesperado, precisavam exercitar sua fé; eles tinham um enorme desafio: Usar a fé para viverem algo novo em suas vidas.

Da mesma forma, diante das lutas que temos enfrentado, Jesus nos convida a usar fé para experimentarmos tudo aquilo que Ele tem para cada um de nós. E quando olho para realidade da nossa juventude, os desafios que enfrentam as lutas, as frustrações e toda sorte de ventos que sopram sobre eles. Penso que Deus nos chama atenção para a necessidade de usar nossa fé para nos tirar do meio da tempestade.

DESENVOLVIMENTO

Aqueles discípulos precisavam vencer alguns obstáculos para o exercício de sua fé:

O medo - Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma!” E gritaram de medo. Mateus 14:26

A distração - Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!” Mateus 14:30

A dúvida - Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou?” Mateus 14:31

A fé que nos move…

1. RESPONDE POSITIVAMENTE AO CONVITE DE JESUS
Convite este que é para estarmos com ele, andarmos com Ele, vivermos a vida que Ele mesmo conquistou para cada um de nós.
“Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas… Venha, respondeu Jesus.” - Mateus 14.28,29a
Muito mais do que um convite, Jesus desafiou Pedro para estar com Ele sobre as águas: VENHA PEDRO!
Ainda que as tempestades da vida sejam fortes demais, aceitar o convite para estar com Jesus é experimentar paz no vale, alegria em tempos de perda e esperança no dia do medo.

Jesus o convida para estar com Ele e desfrutar de um relacionamento profundo e pessoal de amor.

A fé que nos move…

2. NOS TIRA DO LUGAR DE CONFORTO.
“… Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.” - Mateus 14.29b
“As maiores experiências de fé estão reservadas para aqueles que são mais ousados.” Naquele momento, o barco era o lugar que mais trazia segurança a Pedro. Mas ele decidiu sair do barco, aceitando o desafio de fé, e ir em direção a Jesus. Recebi uma mídia esta semana onde um pastor acertadamente dizia o seguinte:

Tudo que começa com EU é MEU. (eu preciso mudar isso... Eu quero...).
A questão é que tem muita gente que acredita que quem tem que resolver seus problemas; são os pais, o pastor, o patrão o amigo, o professor...

Pela fé, Pedro moveu-se, deixou sua zona de conforto e segurança, e conseguiu andar sobre as águas.
Você nunca vai experimentar o sobrenatural se não estiver disposto a deixar sua zona de conforto e mover-se em direção na do novo que Jesus tem para sua vida.

Por que mover-se pela fé?

Porque lugares confortáveis tem uma incrível capacidade de nos acomodar e nos fazer viver sempre as mesmas coisas.
Qual é o seu lugar de conforto? Sua família, seu dinheiro, sua reputação, sua formação, sua religião?
Usar a fé para mover-se tem um preço a ser pago, mas o resultado dessa decisão transforma a sua vida e o faz viver coisas extraordinárias!
A fé que nos move…

3. AGE NO FOCO DA SUA VISÃO
“Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me!” - Mateus 14.30

Não dá para manter o foco em duas coisas ao mesmo tempo: ou você olha para Jesus ou para as circunstâncias adversas da vida.
Será que você também anda reparando muito no “vento” ao seu redor?

A fé que nos move, alinha, redireciona o foco da nossa visão.

Na verdade, o que você ganha olhando para o vento? Olhar para o vento faz com que você perca o foco do principal, que é Jesus, e, consequentemente, comece a afundar.

A fé que nos move diante do novo ajusta, redireciona o foco para Jesus!

Enquanto Pedro mantinha seus olhos focados em Jesus, ele estava andando sobre as águas; mas no exato momento em que decidiu olhar para o vento, começou a afundar.

O exato lugar onde você se encontra hoje diz muito sobre quem é o foco do seu viver. Onde você está andando sobre as águas ou no fundo do mar?

Mesmo tendo fracassado em sua tentativa de andar sobre as águas, Pedro viveu o que ninguém mais viveu, porque ele ousou crer sua fé o levou a se mover; fez isso para viver o que antes ninguém tinha vivido.

A fé que nos move…

4. CRÊ SEMPRE NO CUIDADO DE JESUS

“Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: homem de pequena fé, porque você duvidou? Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: verdadeiramente tu és o Filho de Deus.” - Mateus 14.31-33
Pedro perdeu o foco e começou a afundar, mas Jesus não permitiu que ele se perdesse. Jesus estendeu sua mão e o socorreu.
Isso mostra que Jesus nunca desiste dos homens de pouca fé como eu, você e Pedro.

Afirmo com convicção que: COM JESUS SEMPRE HÁ UM RECOMEÇO.

A disposição de Jesus não mudou; assim como ele atendeu o clamor de Pedro quando ele afundou; seus braços continuam estendidos para atender aqueles que como Pedro, num momento difícil, movidos pela fé gritam por socorro.

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Isaías 59:1

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

1. Quais desafios esta palavra trouxe ao seu coração e quais são suas respostas a tais desafios?

2. No exercício da fé enfrentamos alguns obstáculos: Medo, distração e duvidas... Como você tem enfrentando tais obstáculos? Eles te paralisam?

3. A fé que nos move leva-nos a aceitar o convite de Jesus para estar com Ele, e para experimentarmos dos milagres de Deus. Compartilhe com o grupo a sua experiência de salvação e como tem reagido ao longo da sua caminhada, quando desafiado a dar passos de fé.

4. “Lugares confortáveis tem uma incrível capacidade de nos acomodar e nos fazer viver sempre as mesmas coisas.” Qual é o seu lugar de conforto? Você tem usado a sua fé para sair deste lugar? Compartilhe.

5. A fé que nos move diante do novo ajusta, redireciona o foco para Jesus! Onde estão seus olhos? Para onde tem olhado em meios às lutas? Você acredita que vencerá se mantiver seus olhos nos problemas?

6. COM JESUS SEMPRE HÁ UM RECOMEÇO. - Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Isaías 59:1 Como esta afirmação alcança o seu coração?

Querido líder. Sugiro que você use este momento para levar cada membro do pequeno grupo a se reposicionar em meios aos obstáculos e lutas numa postura de fé diante das provações. Ore por eles, e leve o grupo a se comprometer em ajudar aqueles que estão com dificuldades de exercerem a fé que nos move.

Data publicação: 11/06/2018